Pular para o conteúdo

Cuidados pós-operatórios para implante mamário, mastopexia e mamoplastia: guia completo

  • por
  • posts


E aí, pessoal! Hoje vamos falar sobre os cuidados necessários no pós-operatório da mamoplastia. Os princípios básicos são os mesmos da abdominoplastia: alimentação adequada, hidratação, início precoce da deambulação e a escolha do sutiã cirúrgico correto, assim como uma boa malha compressiva. Essas informações foram detalhadas no vídeo sobre abdominoplastia.

Agora, vamos abordar os cuidados específicos da mamoplastia. Primeiramente, vamos falar sobre drenagem linfática. A necessidade de fazer ou não a drenagem vai depender do tipo de mastopexia ou mamoplastia que foi realizada. A manipulação da mama é delicada e se não for feita corretamente por um profissional experiente em drenagem pós-cirúrgica, pode causar o deslocamento de pontos internos e alterar o formato da mama. Na maioria dos casos, eu só indico a drenagem linfática quando percebo um inchaço muito exagerado nas primeiras semanas após a cirurgia. Caso contrário, oriento apenas a manter o braço em repouso, fazer uma boa hidratação e preferencialmente ficar em um ambiente refrigerado.

Outro ponto que gera dúvidas nos pacientes é o movimento dos braços. A cirurgia na mama estica a pele e gera tensão na cicatriz. Por isso, geralmente orientamos manter o braço colado ao corpo nas primeiras duas ou três semanas. Movimentos devem ser feitos apenas de forma vertical, como levantar o antebraço para se alimentar, fazer a higiene íntima ou pentear o cabelo. É importante lembrar que a cicatrização completa ocorre em torno de um ano e um mês, e que um movimento brusco nos primeiros meses pode prejudicar a formação adequada da cicatriz.

Em relação à atividade física, também há restrições. Nos primeiros 30 dias, é importante evitar exercícios de academia que envolvam movimentos intensos dos braços, principalmente se existir uma prótese. Isso ocorre porque a formação de uma cicatriz ao redor do implante leva em torno de 30 a 45 dias, e durante esse período há o risco de deslocamento da prótese. Cirurgias que envolvem mastopexia e mamoplastia, com colocação de implantes, exigem cuidado redobrado nesse período. Já nos casos de colocação de próteses simples, é possível liberar movimentos mais amplos dos braços a partir de 15 dias.

Quanto à direção veicular, eu costumo ser conservador e não libero a direção antes de 30 dias após a cirurgia. Isso porque a cicatriz ainda está em fase inicial, e precisamos evitar movimentos bruscos que possam comprometer sua formação adequada. Além disso, é importante seguir os cuidados gerais com a cicatrização, como evitar tensão na cicatriz, utilizar cremes clareadores e calmantes indicados pelo cirurgião plástico, respeitar o uso do gel ou placa de silicone e não realizar massagens na cicatriz antes de completar um mês.

Outra dúvida comum está relacionada ao uso do sutiã. Geralmente, recomendo o uso do sutiã cirúrgico por um período de dois a três meses, dependendo do edema. Em casos de inchaço acentuado, estendo esse período para três meses. O sutiã deve ser utilizado 24 horas por dia, apenas retirando para tomar banho.

Esses são os cuidados específicos que são importantes para garantir o sucesso da cirurgia e uma cicatrização adequada e estética. É fundamental tirar todas as dúvidas com o cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Se você está curtindo nossa plataforma no YouTube, com vídeos sobre diversos temas relacionados à cirurgia plástica, cirurgia estética e dermatologia, deixe seu comentário, tire suas dúvidas e inscreva-se no nosso canal!

Um grande abraço!


Fonte: Cuidados pós operatórios: implante mamário, mastopexia ou mamoplastia por Clínica VR