Pular para o conteúdo

Cuidados de Enfermagem no Edema Agudo do Pulmão: Práticas e Prevenção

  • por
  • posts

Cuidados de Enfermagem no Edema Agudo de Pulmão

Olá, seja muito bem-vindo ao nosso canal de Enfermagem! Hoje vamos falar sobre os cuidados de enfermagem no edema agudo de pulmão.
O edema agudo de pulmão é uma emergência clínica e necessita de atendimento imediato. Caso o paciente não receba o tratamento adequado, pode ocorrer uma parada respiratória e, consequentemente, uma parada cardiorrespiratória.
Os principais cuidados de enfermagem para esse caso são:
1. Posicionar o paciente sentado ou elevando a cabeceira a 60 ou 90 graus, reduzindo o retorno venoso e proporcionando máxima expansão pulmonar.
2. Instalar máscara facial de oxigênio com reservatório e selecionar o fluxo de 10 litros por minuto.
3. Aspirar as secreções, se necessário, para manter as vias aéreas permeáveis.
4. Ter um acesso venoso calibroso e pérvio, com monitorização mínima para evitar a sobrecarga volêmica.
5. Monitorar os sinais vitais e o nível de consciência do paciente, pois a hipóxia pode levar à redução do nível de consciência e, se necessário, realizar a intubação orotraqueal.
6. Administrar os medicamentos prescritos, como diuréticos, broncodilatadores e vasodilatadores.
7. Instalar controle hídrico e sondagem vesical, para monitorar e melhorar o débito urinário.
8. Monitorar a frequência cardíaca, frequência respiratória, pressão arterial e nível de consciência, devido ao uso da morfina, que pode causar taquicardia, hipotensão e depressão respiratória.
9. Seguir o plano de cuidado traçado pelo enfermeiro, que inclui avaliação do débito cardíaco, intolerância a atividades, troca gasosa prejudicada, integridade da pele prejudicada, entre outros diagnósticos de enfermagem.
10. Manter o paciente tranquilizado e assegurar que a recuperação ocorrerá em breve.
11. Ter um carrinho de emergência preparado próximo ao paciente, contendo laringoscópio, adrenalina ou noradrenalina e bicarbonato, caso ocorra uma parada cardiorrespiratória.
12. Auxiliar no processo de intubação, caso necessário, para garantir a ventilação adequada do paciente.
Lembrando que a equipe de enfermagem deve estar presente constantemente ao lado do paciente, preparada para atendê-lo de forma rápida e eficaz, garantindo assim seu conforto e segurança durante e após o episódio de edema agudo de pulmão.
Espero que essas informações tenham sido úteis. Fique atento aos sinais de edema agudo de pulmão e busque ajuda médica imediatamente caso ocorra algum desses sintomas. E não se esqueça de se inscrever no nosso canal e deixar seu like e comentário!
Fonte: Edema Agudo Pulmonar / Cuidados de Enfermagem no Edema Agudo do Pulmão por Enfermeiro Fabiano Vitoriano Profissão Enfermagem