Pular para o conteúdo

Cuidados de Enfermagem com Anticoagulantes: O que você precisa saber

  • por
  • posts

E aí, pessoal! Tudo bem com vocês? Hoje vamos falar sobre medicamentos anticoagulantes, para que servem e por que são tão importantes para os pacientes.

Um exemplo de paciente que precisa desse tipo de medicamento são os cardiopatas, mas em outras situações também podem ser necessários. Os anticoagulantes reduzem a capacidade de coagulação do sangue. Mas isso é ruim? Na verdade, não. Existe um certo risco, pois alguns pacientes têm tendência a ter problemas como infarto agudo do miocárdio e AVC, e um coágulo pode facilitar a ocorrência dessas complicações. Portanto, é preciso administrar medicamentos como esse em pacientes com tendência a desenvolver esse tipo de patologia, a fim de evitar complicações maiores, como trombose venosa ou aneurisma em vasos sanguíneos.

O medicamento anticoagulante mais comum que costumamos ouvir falar é o Marevan, também conhecido como Varfarina. Ele é muito utilizado em pacientes cardiológicos, por exemplo. Além disso, há outras opções de medicamentos anticoagulantes, como o Rivaroxabana, que são mais recentes e também são indicados para determinadas condições. Esses medicamentos ajudam a evitar a obstrução dos vasos sanguíneos e, consequentemente, problemas decorrentes disso.

Mas quando esses anticoagulantes são utilizados? Eles são prescritos principalmente em diagnósticos de patologias como trombose venosa profunda, embolia pulmonar, fibrilação atrial e pacientes com alto risco de AVC. Também são muito utilizados em pacientes que estão internados em hospitais e passam muito tempo deitados, pois o risco de desenvolver trombose é maior nessas situações.

Quando cuidamos de pacientes anticoagulados, alguns cuidados específicos devem ser tomados. É importante ficarmos atentos ao risco de sangramento, pois esses pacientes têm maior propensão a sangrar. Devemos tomar cuidado ao colocar acessos venosos, verificá-los diariamente e observar se há sinais de sangramento ou infecção. Se houver necessidade de retirar ou trocar o acesso, devemos fazê-lo com cuidado, levando em consideração o maior risco de sangramento.

Devemos monitorar diariamente o sistema tegumentar do paciente, observando a presença de petéquias, equimoses ou hematomas. Também é necessário ficar de olho na temperatura corporal, que pode ser um indicativo de complicações relacionadas ao uso do anticoagulante.

Além disso, é importante orientar o paciente sobre o risco de quedas e acidentes, já que pacientes internados e anticoagulados têm maior chance de se machucarem. Orientá-los a sempre chamar a enfermagem e pedir acompanhante ao levantar ou ir ao banheiro é uma medida preventiva. Pacientes anticoagulados estão sempre sob vigilância, devido ao risco de hemorragia, que pode ser difícil de ser controlada nesses casos.

Esses são apenas alguns dos cuidados que devemos ter ao lidar com pacientes anticoagulados. Se você tiver dúvidas ou quiser saber mais, deixe um comentário. E não se esqueça de se inscrever no meu canal para não perder nenhum vídeo relacionado a enfermagem. Até mais!

Fonte: ANTICOAGULANTES e os CUIDADOS DE ENFERMAGEM por Blog Experiências de um Técnico de Enfermagem