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Cromossomos e Cariótipo – aula prática

O Prof William Volino traz uma aula prática sobre cromossomos.

A gente faz para identificar um promoçom é através da realização de um caótico vamos ver como é que é feita a gente precisa primeiro obter as células própria observação os cromossomos e para isso a gente tem que é coletar o material geralmente nós utilizamos sangue sangue periférico e através desse material a gente faz realizar o cultivo das células porque os

Cromossomos aquela forma que a gente conhece daquela forma é que se torna visível ele precisa estar é durante um processo de divisão celular e como nós sabemos durante uma das etapas da divisão que a metáfora ali onde os cromossomos estão no grau máximo de condensação e com isso visíveis ou microscópio óptico é pra isso a gente precisa estimular as divisões

Então a gente vai coletar o material em laboratório a gente vai fazer com que esse material empreende visão celular no caso de impostos que estão presentes no sangue quando o sangue é o material e depois de decorrido um certo tempo a gente vai bloquear essa divisão celular numa fase de metástase isso a gente usa uma substância chamada colchicina depois que foi

Feito esse bloqueio da etapa se a gente produz as lâminas estão aqui nós temos por exemplo um microscópio é acoplado a uma câmera e essa câmera faz a captura da imagem após a gente é focalizar é achar a célula que se encontra no período de divisão celular então aqui quando a gente observa nós encontramos células que já estão em divisão células que já

Passaram pelo processo de divisão naquele momento em que a gente colocou a substância que bloqueia e células que eventualmente ainda eu entrar em divisão então é muito importante que nessa busca a gente consiga identificar o momento em que a promoção está visível no que a gente chama de metástase diferente de quando a gente observa um desenho nos livros mostrando

A metástase aqui nós só vamos encontrar os cromossomos porque é a estrutura celular foi destruída mas o cromossomo permanece ali naquele estado de condensação máximo bom a captura da imagem é realizada e atualmente existem outros métodos de de fazer essa observação mas o método tradicional é aquele em que a gente acaba é observando melhor os cromossomos que é

Através da imagem impressa então a gente obtém a imagem impressa em cima dessa imagem impressa a gente faz essa observação quando nós trabalhamos para a imagem impressa nós podemos ver por exemplo que existem células que o núcleo encontra se é fora daquele período onde os cromossomos se tornam visíveis mas a gente encontra também o que nós chamamos de metáforas

É como falei não é uma metáfora é exatamente quando a gente vinha numa figura de livro onde os cromossomos estão alinhados no meio da célula mas é uma metáfora de porque tem os cromossomos daquele período de condensação máximo essa análise ela é uma análise até bem artesanal digamos assim porque a gente vai precisar recortar e os cromossomos identificá-los

Né de acordo com o seu formato de acordo com com a sua com seu tamanho e fazer a montagem desse cariótipo é muito importante que tenhamos é a idéia de que os promoções podem ser na nos animais freqüentemente estudamos de três tipos a gente tem os cromossomos metas entre os que são aqueles que têm os centrômeros localizados no centro da cromatina e por isso os

Dois braços têm o mesmo tamanho temos o sub meta sempre pois não é que o centro está um pouco deslocado do centro da apromat de bonito a gente tem um braço menor e um braço maior e os agrocentro us que o cromossomo tem um centro bem distante do centro e por isso é um braço é bem menor do que o outro bom aqui então por exemplo a gente pode observar os cromossomos

Um submeta centros nem aqui nós podemos observar que um braço é bem é um pouco menor do que o outro é nós temos os cromossomos metas entre cusco uso o cromossomo tem os braços do mesmo tamanho e temos os cromossomos akron centros que devido à presença do centro número os braços são de tamanho bem diferente bom feito isso feito essa essa observação inicial

A gente vai fazer o recorte destes cromossomos a gente vai isolar cada um destes cromossomos tendo cuidados não perder neces recorda que a gente faz e após essa esse recorte nós vamos montar o carioca então nós precisamos identificar quais são os problemas somos paris é um do outro e fazer essa essa montagem lembrando que ainda existem os cromossomos telecentros

Os cromossomos telas entre os nós não observamos por exemplo na espécie humana entre amigos a gente observa mais em insetos é eles têm um centro bem localizado na extremidade e por isso praticamente só tem um dos braços aqui por exemplo a gente não vai observar a tela centro porque nós estamos trabalhando aqui com lâminas obtidas de cavalo de cachorro e de pouco

Então por isso nós vamos observar os telecentros bom feito todo esse trabalho nós podemos então obter o calote então aqui nós temos por exemplo o periódico de um cavalo que foi obtido através de exatamente dessa imagem onde nós fizemos a identificação de todos os pares né o cavalo ele tem 64 cromossomos então por isso nós temos 32 paris em que o cromossomo é

O passo sexual aqui a gente pode ver é um x e um y portanto de um cavalo é do sexo masculino é temos também aqui em cariótipo de um cachorro o cachorro diferentemente do cavalo detém 71 o cromossoma então podemos observar que 78 paris e é desculpa 39 pares de cromossomos e temos também o carioca tipo de um pouco caótico do porque ele tem 38 cromossomos portanto

A gente vai observar que 19 pares de cromossomos então esse trabalho manual né um trabalho é interessante porque a gente consegue observar não só o número mas dá também para a gente comparar morfologia dos cromossomos e com isso a gente sabe por exemplo se os cromossomos têm alguma deficiência uma perda ou uma vocação é algo que possa também caracterizar uma

Anormalidade cromossômica que pode ser numérica ou estrutural bom é porque a gente sabe que esses cromossomos estão em metáforas né além do grau máximo de condensação a gente pode observar que eles possuem duas chromatics então é no momento da metástase além dos cromossomos estarem condensados dizível microscópio é eles também estão nessa forma clássica

Que a gente observa como se fosse um x né porque ele possui duas cromática e essas duas cromáticas estão unidas através do centro o menino porque ele já passou pelo processo de replicação do dna que ocorreu na fase esta da intensa e sempre vai acontecer antes do processo de divisão celular então por isso que a gente observa esses como somos dessa forma é bom

Nessa aula prática então a gente aprendeu como é que se observa os cromossomos nós aprendemos como é que se faz a montagem de um cariótipo e ainda de quebra é nós reforçamos a ideia de que é o número de cromossomos é variável de acordo com a espécie já que nós vimos aqui o carioca de um cavalo cariótipo de um de um pouco caótico de um cachorro e que é

Importante lembrar também que muitas vezes nem eu posso ter organismos diferentes mas com o mesmo número sem indicar claro que eles são de uma mesma espécie por exemplo o gato tem 38 porto também tem 38 porque coincidentemente eles possuem o mesmo número de cromossomos então até o nosso próximo encontro ah

Transcrito do video
Cromossomos e Cariótipo – aula prática By Prática Escolar