Pular para o conteúdo

Covid e Impotência Sexual: esclarecimentos do Dr. Marco Túlio Cavalcanti, Andrologista e Urologista.

  • por
  • posts

Olá pessoal, meu nome é Marco Túlio Cavalcante, eu sou médico urologista e andrologista e neste vídeo nós vamos falar sobre como a infecção pelo coronavírus, a Covid-19, pode afetar a potência do homem, a saúde sexual e a ereção.

Então, a gente vai falar aqui pelo menos nove causas. Esse vídeo é extremamente importante porque todos vocês estão inseridos nesse contexto. Não é todo dia que uma pandemia, uma infecção, acomete o mundo todo, então todos os homens estão sujeitos a isso.

E a gente tem atendido aqui no consultório alguns pacientes que desenvolveram a impotência, a disfunção erétil, pioraram muito a qualidade de ereção depois que tiveram uma infecção pelo coronavírus. Então, vamos saber por que, o que é que há de verdade, o que está provado e o que não está.

Então, é um vídeo bem interessante, eu vou pedir para vocês deixarem a curtida, se inscreverem no canal, a gente fala tudo sobre andrologia, a saúde e performance masculina. Tá bom? Toca aqui no botãozinho vermelho, se inscreve e ativa o sininho das notificações. E deixem seus comentários se vocês gostaram do vídeo, para dar uma força pra gente, e também se tiverem dúvidas. Tá bom?

Então, vamos lá! Primeira coisa, né, porque que um coronavírus pode afetar a potência? Obstrução de pequenos vasos por microtrombos, por micro coágulos. Essa doença, ela tem se provado que ela tem essa propriedade, ela faz isso. Ela pode obstruir pequenos vasos e causar, às vezes, aumentar o risco de AVC, doenças cardiovasculares, né?

E também, o pênis, ele fica ereto, ele fica duro né, por fluxo de sangue, por fluxo sanguíneo. E as artérias do pênis são muito fininhas, então essa obstrução pode diminuir a potência do homem, pode ter essa diminuição do fluxo sanguíneo nas artérias do pênis.

Beleza, outra é a lesão do endotélio. O que é endotélio? A parede interna dos vasos. Então, além de obstruir com um coágulo, a parede interna dos vasos é lesada. Então, os vasos podem ficar mais fininhos, eles podem não responder também ao óxido nítrico, que é um vasodilatador, né, e causando assim uma deficiência no enchimento de sangue do pênis. Tá bom? Então, já é a segunda causa.

A outra, uma diminuição da testosterona, o hormônio masculino. Então, toda infecção, não só o coronavírus, mas todas as infecções agudas, também baixam de forma transitória a testosterona. Mas também tá se estudando o efeito dessa infecção do coronavírus diretamente no testículo, na fertilidade. Então, a gente vê que temporariamente baixa a testosterona. Tá bom? Então, essa é a terceira.

A quarta, com essa pandemia, o isolamento social, às vezes a diminuição do padrão de vida, perda de emprego, tá acontecendo muito, aumentou muito a situação de depressão, tá? Então, pacientes com depressão, diminui bastante o desejo sexual, e por consequência, a potência. Então aqui é uma alteração indireta. O isolamento social também faz com que você tenha menos sexo, e o medo de contato com outras pessoas e se relacionar diminui. Então, diminuindo a frequência sexual, o pênis ali tá ali trabalhando menos, tá? E isso pode também tem um impacto na potência, na qualidade da ereção. Tá bom? Então, já foram cinco causas.

A sexta causa, a diminuição da capacidade respiratória. Então, os pacientes, às vezes, eles ficam com sequelas respiratórias, diminui a saturação de oxigênio e a oxigenação em todos os tecidos, inclusive do pênis, e isso também pode, de forma indireta, impactar na potência. Tá bom?

A sétima causa são as sequelas. Então, sequelas de AVC, por exemplo, paciente teve coronavírus, teve um AVC e teve AVC em áreas boas para a ereção, que está relacionado com o desejo sexual, né? Então, isso pode também afetar, mais fortemente, a potência.

Oitava causa, é o comprometimento cardíaco. Então, paciente que teve um comprometimento cardíaco em consequência da infecção pelo coronavírus, vai ter uma diminuição da oferta de sangue, porque o coração é uma bomba, né, para todos os tecidos, inclusive para o pênis, e aí afeta também a potência. O pênis vai ter uma dificuldade de encher de sangue.

E a última causa, a nona, é a insegurança. Então, um paciente às vezes passou um longo período sem se relacionar, ou com medo de pegar alguma doença, de HIV, de ter alguma doença para a parceria dele, fica mais inseguro, tem uma descarga adrenérgica maior e consequentemente, pode aumentar a chance de perder a ereção.

Tá bom, pessoal? Essas são causas gerais, são coisas que podem impactar na potência dos pacientes. A maioria são reversíveis. Mas o importante é que, se vocês tiverem algum problema desse, procurem um especialista, procurem um andrologista para conversar. Tá? Eu não sou especialista em Covid-19, longe disso, mas nessa parte de disfunção erétil a gente se dedica especificamente, que é a andrologia, que é uma subárea da urologia. Tá bom?

Então, é isso que eu queria falar com vocês. Deixem seu like, se inscrevam no canal, deixem seus comentários. Espero que tenham gostado, que tenha sido informativo. E até os próximos vídeos, um abraço. Tchau!

Fonte: Covid Causa Impotência Sexual? | Dr. Marco Túlio Cavalcanti – Andrologista e Urologista por Dr. Marco Túlio Cavalcanti