Pular para o conteúdo

COVID-19: Sintomas de voz fraca e inchaço na garganta

  • por
  • posts

Como a Covid-19 pode afetar a sua voz?

Olá pessoal!

Se você está em tratamento para o coronavírus, ou já teve sintomas há semanas ou meses, pode ter percebido que a sua voz não é a mesma desde o início desses sintomas. Neste texto, vou te contar o que você precisa saber sobre essa alteração na voz causada pelo coronavírus.

Temos visto muitos médicos, como eu, otorrinolaringologistas, focarem muito nas alterações do olfato e do paladar causadas pelo coronavírus, como a hiposmia (diminuição do olfato), a exaguesmia (aumento do olfato) e a anosmia (perda total do olfato). Mas hoje eu quero falar especificamente sobre outra possível consequência do vírus: a alteração na voz.

Antes de tudo, é importante ressaltar que ainda não há estudos que demonstrem que o coronavírus afeta diretamente as cordas vocais.

Vamos fazer um raciocínio fácil de entender:

Imagine que a sua voz é o resultado da vibração das cordas vocais, que ficam na parte anterior à garganta, mais ou menos na altura do “gogó” (ou pomo-de-adão). É como se elas fossem a “bexiga” da sua voz.

Agora imagine uma bexiga cheia de ar: ela vai ficar bem esticada, e quando você a soltar o ar, ela vai vibrar e emitir um som alto e potente. Porém, se a bexiga estiver quase vazia, o som emitido será fraco e sem força. O mesmo acontece com as cordas vocais: quanto mais cheio de ar estiver o pulmão e quanto mais esticadas estiverem as cordas vocais, mais potente e profunda será a voz.

Isso pode estar acontecendo com você: se o seu pulmão estiver comprometido pelo coronavírus, você pode estar tendo dificuldade em encher completamente o pulmão, resultando numa voz mais baixa e fraca.

O ideal, nesse caso, é tratar o pulmão, seguindo as orientações médicas. Além disso, é recomendado realizar fisioterapia pulmonar com um fisioterapeuta e fazer fonoterapia com um fonoaudiólogo para fortalecer a sua voz.

Outro motivo que pode afetar a sua voz é o refluxo gastroesofágico. Muitas pessoas estão em casa durante a pandemia, o que pode levar ao ganho de peso. Além disso, é comum escolhermos alimentos não tão saudáveis, como chocolate, bolo, biscoito e salgadinho. Esse hábito, aliado ao aumento da pressão na região abdominal, pode fazer com que o ácido do estômago volte, causando queimação na região das cordas vocais e resultando em uma condição chamada laringite posterior.

Além da alteração na voz, outros sintomas desse problema incluem pigarro, tosse seca e a sensação de algo preso na garganta. Muitas vezes, esses sintomas são percebidos após as refeições ou ao acordar de manhã.

Para tratar o refluxo gastroesofágico, é importante sempre procurar a causa que provoca os sintomas. É recomendado também seguir as orientações de um otorrinolaringologista para um tratamento adequado.

Espero que tenha achado esse tema interessante e relevante! Lembre-se de compartilhar esse vídeo com outras pessoas que possam se beneficiar dessas informações. E não se esqueça de se inscrever aqui no canal para receber notificações dos próximos vídeos que serão publicados.

Fonte: Sequela do Coronavirus na garganta: voz fraca e bolo / inchaço na garganta por Dr. Paulo Mendes Jr – Otorrino em Curitiba