Pular para o conteúdo

Coronectomia odontológica: o que acontece com a raiz do dente? Entenda com a Dra. Danielle Sales

  • por
  • posts

Coronectomia: o que acontece com a raiz do dente após o procedimento

Olá, para quem é novo aqui, meu nome é Daniele Sales. Eu sou dentista e faço atendimento em Brasília e São Paulo. Hoje eu quero conversar um pouco com vocês sobre um detalhe importante da técnica da coronectomia.

Então, como eu falei no início, eu só atendo em minha clínica em Brasília, mas também estou fazendo atendimento em São Paulo. Se você quiser mais informações, entre em contato conosco aqui na descrição do vídeo. Temos WhatsApp, site e todos os contatos das redes sociais para você entrar em contato.

Vamos lá! A coronectomia é uma técnica que é usada há muitos anos para tentar evitar danos aos nervos. Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que acontece com a raiz do dente após o procedimento. Vou explicar isso agora.

Na coronectomia, um corte é feito no dente para remover a coroa, parte do dente que nasce, deixando a raiz lá dentro. A dúvida é: o que acontece com a raiz após isso? É preciso removê-la? É necessário fazer tratamento de canal?

A raiz é um órgão do seu corpo. Ela faz parte do dente e não causa infecção, pois está inclusa no osso. Ela não será rejeitada, pois é sua. O risco de infecção surge apenas se houver cáries profundas ou focos de infecção na região. Portanto, é importante fazer uma avaliação com o dentista para verificar se a coronectomia é indicada no seu caso.

A raiz não será reabsorvida pelo organismo. Ela pode migrar para cima ou permanecer no mesmo local, formando uma matriz óssea ao seu redor. Se a raiz começar a migrar, é necessário fazer um acompanhamento radiográfico para avaliar a sua posição e verificar se está gerando inflamação. Se a raiz não migrar, não será preciso fazer mais nada com ela. Se a migração continuar, pode ser necessário removê-la.

É importante ressaltar que, se você começar a sentir dor ou desconforto após a coronectomia, pode ser necessário fazer tratamento de canal. O tratamento de canal não é indicado durante a coronectomia, pois não há acesso para realizá-lo na raiz. Se o dente já estiver com infecção, é possível fazer o tratamento de canal antes da coronectomia, desde que seja indicado pelo dentista.

Portanto, a decisão sobre fazer a coronectomia, remover o dente ou realizar tratamento de canal depende de diversos fatores, como a presença de infecção, a posição da raiz e a indicação do profissional. É importante conversar com o seu dentista para avaliar qual é a melhor opção para o seu caso.

Espero ter esclarecido suas dúvidas. Se você tiver mais alguma pergunta ou sugestão de vídeo, deixe nos comentários. Será um prazer responder e gravar um novo vídeo para você. Obrigada!

Fonte: CORONECTOMIA: O QUE ACONTECE COM A RAIZ DO DENTE ? DRA. DANIELLE SALES por Clínica Allere l Dentista Danielle Sales