Pular para o conteúdo

Conjuntivite – Tratamento e Orientação | Dr. Salim CRM 43.163

  • por
  • posts

Música

Meus Amigos: Conjuntivite

A conjuntivite é um processo inflamatório da conjuntiva, que é a região do olho na parte da frente do olho. Quando você olha para dentro, a conjuntiva é tudo que envolve a córnea. A conjuntivite é um processo inflamatório dessa região.

Os sintomas variam, mas os sintomas de conjuntivite podem ser muito claros. No início, você pode sentir como se tivesse uma areia no olho ao piscar. Começa a ficar chato piscar e você começa a perceber que está piscando mais do que o normal. Ao olhar no espelho, pode notar que o olho está ficando vermelho e começando a lacrimejar. Pode haver uma secreção no olho, transparente ou espessa.

Com o tempo, a dificuldade para piscar aumenta e a sensação de areia no olho também. A pálpebra começa a inchar e o quadro vai se intensificando.

Quando se apresentarem os sintomas de conjuntivite, é fundamental procurar ajuda médica. O oftalmologista irá examinar o olho corretamente para determinar se é uma conjuntivite viral ou bacteriana. Isso é importante para determinar o tipo de tratamento adequado.

No momento antes de consultar o médico, é possível lavar o olho com soro fisiológico gelado, o que pode aliviar os sintomas temporariamente. Porém, é necessário ir ao oftalmologista para um diagnóstico correto e orientações sobre o tratamento a ser seguido.

No caso de conjuntivites virais, é fundamental evitar a transmissão para outras pessoas. Para isso, deve-se evitar levar as mãos ao rosto e lavá-las regularmente. É recomendado o uso de álcool em gel e a não aproximação de outras pessoas.

A conjuntivite, especialmente a viral, é altamente contagiosa e pode se espalhar rapidamente. Portanto, é importante agir com bom senso e honestidade, evitando ir ao trabalho ou escola quando se está com conjuntivite, a fim de evitar a transmissão para outras pessoas.

A auto medicação deve ser evitada, pois o tratamento inadequado pode levar a complicações e sequelas graves, como lesões na córnea e diminuição da acuidade visual.

A conjuntivite maltratada pode até mesmo levar à perda da visão e exigir um transplante de córnea. Portanto, é importante seguir as orientações do oftalmologista e realizar o tratamento adequado.

Evite complicar a conjuntivite, busque ajuda médica e cuide da sua saúde ocular.

Fonte: Conjuntivite | Dr. Salim CRM 43.163 por Doutor Salim