Pular para o conteúdo

Conheça os tipos de fratura de tornozelo: classificação, sintomas e tratamento.

  • por
  • posts

Se você tem uma fratura do tornozelo, com certeza já ouviu falar em Maléolo lateral e Maléolo medial, mas afinal, o que é tudo isso? No vídeo de hoje, vou explicar de maneira simples e direta o que é isso para você entender melhor a fratura do tornozelo. Fique comigo até o final!

Olá! Eu sou o Dr. Pintinho, do canal de Ortopedia e Traumatologia. O objetivo desse canal é fazer com que você entenda seu problema de saúde, te dar mais informações e melhorar sua experiência na recuperação. No vídeo de hoje, vou falar sobre a fratura do tornozelo e explicar de forma simples e fácil o que é isso.

Quando você quebra o tornozelo, é importante saber onde ocorreu a fratura e entender o tipo de lesão para saber qual é o melhor tratamento. Por isso, vou te explicar os diferentes tipos de lesões no tornozelo de forma rápida e simples para que você entenda seu problema e o tratamento que está recebendo.

Primeiro, vamos entender um pouco da anatomia do tornozelo. A articulação do tornozelo é formada por três ossos: a tíbia, a fíbula e o talus. A tíbia é o osso da perna, a fíbula é o osso menor que fica ao lado da tíbia e o talus é o osso do tornozelo. Esses três ossos formam uma pinça que permite a flexo-extensão do tornozelo, ou seja, a flexão plantar e a flexão dorsal.

Além dos ossos, existem ligamentos que ligam a parte da fíbula aos ossos do pé. Existem ligamentos laterais, ligamentos médios e ligamentos da sindesmose, que unem a tíbia com a fíbula. Esses ligamentos são muito importantes para manter a estrutura da articulação do tornozelo. Quando ocorre uma lesão nos ligamentos, normalmente é indicado um tratamento cirúrgico.

No tornozelo, existem também os Maléolos, que são as duas protuberâncias ósseas nas extremidades da tíbia e da fíbula. Existem o Maléolo lateral e o Maléolo medial. Além desses dois Maléolos, existe também o Maléolo posterior, que é a parte posterior da tíbia. Quando ocorre uma fratura em um desses Maléolos, pode-se ter uma fratura unimaleolar. Quando ocorre uma fratura em dois Maléolos, pode-se ter uma fratura bimaleolar ou trimaleolar, dependendo de quantos Maléolos foram quebrados.

Existem diversos tipos de combinações de fraturas no tornozelo, sendo que cada uma tem uma estratégia de tratamento diferente. Pode ser necessário o uso de placas, parafusos ou bandas de tensão, além de técnicas específicas de cirurgia. O tratamento vai depender do tipo de fratura e da estratégia definida pelo cirurgião. Em alguns casos, as fraturas podem ser tratadas sem cirurgia, com o uso de gesso por dois a três meses.

Em caso de luxação, que é quando a articulação sai do lugar, é importante que a redução seja realizada o mais rápido possível. Além da fratura, também ocorre a lesão dos ligamentos, que também deve ser tratada.

Para concluir, é importante consultar um médico ortopedista para que seja feita uma avaliação e determinação do melhor tratamento para a fratura do tornozelo. Cada caso é único e o tratamento vai depender das características da fratura.

Espero que você tenha entendido melhor sobre a fratura do tornozelo. Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário aqui no vídeo e ficarei feliz em te ajudar. Não esqueça de se inscrever no canal e ativar as notificações para ficar por dentro de todos os nossos conteúdos. Compartilhe esse vídeo com quem você acredita que possa se beneficiar. Desejo uma ótima recuperação para você!

Fonte: SAIBA QUAIS SÃO OS TIPOS DE FRATURA DE TORNOZELO por Canal das Fraturas