Pular para o conteúdo

Conheça a planta com benefícios para o cérebro: guia completo e informações essenciais

  • por
  • posts

Planta Medicinal: Hortelã do Campo

Olá caros amigos que acompanham nosso canal Autor da Própria Saúde, sou Daniel Forjaz e mais uma vez estou aqui para falar sobre plantas medicinais. Hoje trago uma nova planta para o nosso canal, uma planta muito especial e fácil de encontrar em várias regiões do Brasil. Com certeza você ficará impressionado com suas propriedades medicinais.

Antes de falarmos sobre a planta em si, gostaria de convidá-los a curtirem este vídeo. Se você recebeu este vídeo, é importante para nós saber que você está aí, curtindo e apreciando o conteúdo. Por favor, deixe seu like e compartilhe o link deste vídeo para que mais pessoas também possam ter acesso a informações sobre as plantas medicinais. Se você ainda não está inscrito em nosso canal, inscreva-se clicando no botão abaixo para receber nossas notificações e fazer parte desta grande família de mais de um milhão de pessoas que são autoras da própria saúde.

Características da Hortelã do Campo

A hortelã do campo, também conhecida como alfazema de caboclo ou bamburral, é uma planta nativa das regiões tropicais, desde o México até a América Central e do Sul. Ela foi espalhada pelo mundo e hoje pode ser encontrada também na África, Ásia e Austrália. A planta geralmente atinge de um a um metro e meio de altura, mas pode chegar a até três metros. É facilmente encontrada em várias regiões do Brasil.

As hastes da hortelã do campo são quadradas, com ângulo de 45 graus. Suas folhas têm de 2 a 10 centímetros de comprimento, com margens denteadas. O forte odor das folhas é muito parecido com o da hortelã, embora algumas pessoas achem o cheiro diferente e agradável. As flores são rosa ou arroxeadas, encontradas em caixinhas em grupinhos de uma a cinco, nascendo na base da folha. É uma planta de uso popular, principalmente na região nordeste do Brasil, mas também é encontrada em outras regiões.

Benefícios da Hortelã do Campo como Neuroprotetor

Estudos científicos têm demonstrado os benefícios da hortelã do campo como neuroprotetor, ou seja, protetor do cérebro e do sistema nervoso. Uma pesquisa realizada na Índia mostrou que a planta é capaz de evitar a morte de neurônios induzida pelo estresse oxidativo. A hortelã do campo inibe a morte neuronal causada por peróxido de hidrogênio e a geração de radicais livres. Isso indica que a planta pode ser utilizada no tratamento de doenças neurodegenerativas causadas pelo estresse oxidativo.

Outra pesquisa realizada em Portugal testou a hortelã do campo como neuroprotetor e verificou que sua ação se deve à ativação de genes antioxidantes. A planta consegue ativar genes no material genético que são responsáveis pela produção de substâncias antioxidantes, combatendo assim o estresse oxidativo causado pelos radicais livres.

A hortelã do campo pode ser uma solução para milhões de pessoas que estão perdendo a memória, a capacidade de aprendizado e concentração, e desenvolvendo doenças neurodegenerativas. Se você conhece essa planta com outros nomes, como alfazema de caboclo ou bamburral, e tem acesso a ela, faça uso dessa planta, pois os resultados são excelentes. Divulgue essas informações para que mais pessoas possam se beneficiar da hortelã do campo como planta medicinal.

Agradeço a vocês que estão acompanhando este vídeo. Espero que as informações sobre a hortelã do campo tenham chegado até vocês. Se você gostou do vídeo, deixe seu like, é muito importante para nós. Compartilhe o link deste vídeo nas suas redes sociais e grupos para que mais pessoas possam ter acesso a essas informações. Se você ainda não está inscrito em nosso canal, inscreva-se agora e faça parte dessa grande família Autor da Própria Saúde.

Muito obrigado por assistir e nos vemos no próximo vídeo!

Fonte: Uma planta BOA para o CÉREBRO! por Autor da Própria Saúde