Pular para o conteúdo

Compressas para alívio da dor: Calor ou Gelo? Saiba qual é a melhor opção

  • por
  • posts

Calor ou Gelo? E agora, o que é que eu faço?

Olá, como vai? Meu nome é Geovanna, sou fisioterapeuta. Uma das perguntas que os pacientes me fazem é: quando eu devo usar gelo ou calor? Calor ou gelo?

Esses são recursos simples e acessíveis de se utilizar numa emergência de dor em casa, e eles podem ajudar sim no processo de recuperação de um trauma, de uma lesão. Mas se forem usados de forma incorreta, também podem prejudicar o processo de reabilitação.

O gelo deve ser utilizado sempre que houver um processo inflamatório agudo. Por exemplo, se você se machucou, caiu e bateu o ombro, bateu o joelho, torceu o tornozelo, teve uma contusão, uma distensão. Qualquer trauma vai gerar um processo inflamatório, cujos sinais são dor, ficar quente, ficar vermelho, região inchada, dificuldade de movimento no local.

Quando ocorre esse trauma, o corpo normalmente responde de forma exagerada, buscando recuperar ou consertar aquela lesão. É como se viessem várias ambulâncias para reparar aquele problema. O gelo ajuda a frear essa resposta exagerada, diminuindo a dor no local. Não é à toa que os jogadores de futebol usam tanto gelo quando sofrem um trauma.

O gelo deve ser utilizado imediatamente após a lesão, pois ele vai diminuir a dor. Ele vai fazer uma vasoconstrição, reduzindo o fluxo sanguíneo na região e diminuindo o inchaço. O gelo tem um efeito anti-inflamatório, por isso deve ser utilizado quando há um processo inflamatório agudo, que geralmente dura de 24 a 72 horas após o trauma.

Mas Geovanna, eu só posso utilizar gelo quando tenho um trauma? Existem casos em que você também pode utilizá-lo. Por exemplo, se você já possui uma lesão aguda, como uma tendinite. Se você já tomou a medicação para diminuir o quadro inflamatório agudo, mas não fez todo o processo de tratamento, como a fisioterapia. Se um dia você trabalhou muito e os sinais inflamatórios voltaram, com dor, inchaço, vermelhidão, você pode utilizar o gelo. Mas sempre é importante buscar tratamento adequado.

A forma de utilização do gelo é simples. Você pode utilizar bolsinhas de gelo ou saquinhos com gel dentro. Eu sugiro os saquinhos com gel, pois eles conseguem se moldar mais facilmente às partes do corpo. Para utilizá-lo, você deve quebrar o gelinho e colocar dentro do saquinho. Em seguida, molhe uma toalhinha fina, fralda ou lenço no gelo para ajudar a passar mais rápido. Coloque essa toalhinha no local da lesão e, em cima dela, coloque o saquinho com gel. Se possível, utilize uma faixa ou atadura para fazer uma compressão do gelo contra a pele. Isso vai potencializar o efeito de diminuir o inchaço.

Outra forma de utilização do gelo é o cubo de gelo. Para locais menores, você pode calçar uma luva e passar o cubo de gelo na região afetada. Mas não deixe o gelo parado, sempre faça movimentos com ele.

A dica é nunca utilizar calor após um processo inflamatório agudo, após uma lesão. O calor só vai piorar a sua lesão. O calor deve ser utilizado quando já não há um processo inflamatório agudo, quando você quer aumentar a circulação no local. Ele é indicado especialmente em regiões musculares, onde há tensão, contratura, dor. Também pode ser utilizado em caso de rigidez articular em pessoas mais idosas com artrose.

Para utilizar o calor, você pode utilizar uma bolsa de água quente. Ela pode ficar de 20 a 30 minutos no local. Sempre utilize um paninho entre a pele e a bolsa para evitar queimaduras. E teste a temperatura no lado sadio antes de colocar no lado com alteração de sensibilidade.

Espero ter ajudado você! Se inscreva no meu canal se ainda não se inscreveu. Deixe nos comentários perguntas e sugestões. E deixe seu joia pra mim para que eu possa fazer mais vídeos como esse para te ajudar.

Fonte: Compressas para alívio da dor! Mas eu faço Calor ou Gelo? por Chama a Fisio