Pular para o conteúdo

Compreendendo o Terror Noturno: Causas e Sintomas

  • por
  • posts

Olá! Se você quer saber o que é terror noturno, fica até o final desse vídeo que irei falar mais sobre isso.

Olá, o meu nome é doutor William Rezende do Carmo, sou médico neurologista fundador da Clínica regenerate. No meu canal, falo sobre o sono, Parkinson, emoções, neurologia geral e toda semana temos o neuronews, onde trago as últimas novidades do mundo da neurologia para você. Se você quiser não perder nenhuma novidade do canal, se inscreva no canal e clique no sininho, assim você vai receber a notificação de todo o novo vídeo e não vai perder nenhuma novidade.

O terror noturno é uma doença que foi colocada de lado por muito tempo e mal compreendida, achando que era apenas pesadelo. Na verdade, ela é uma patologia específica das doenças do sono, sendo uma parassonia. As parassonias são transtornos que ocorrem durante o sono, que não é na fase REM, e eles têm várias manifestações. Uma das manifestações das parassonias é o terror noturno.

O que é o terror noturno? O terror noturno é quando uma pessoa, durante o sono, mais precisamente na primeira metade, entre meia-noite e duas ou três horas da manhã, tem sonhos tipicamente violentos, relacionados com fuga, perseguição, destruição, sofrimento, com algum conteúdo de agonia e muito sofrimento. A pessoa acorda fisicamente com muito terror, pânico e às vezes gritando. A pessoa está dormindo e acorda tendo aquele pânico, aquele terror, aquele susto, aquele grito. Muitas vezes, ela volta a dormir quase que em seguida e muitas vezes nem se lembra de ter tido aquele sonho e aquele terror durante a madrugada. Mas fica a sensação de cansaço, de fadiga, a sensação negativa que ela tem e a lembrança do mal estar do sono durante a noite. Isso causa muito incômodo para ela e para as outras pessoas ao redor. O terror noturno gera impacto no dia a dia da pessoa, ela fica com maior fadiga, maior ansiedade, maior cansaço e maior dificuldade de memória, justamente porque ela não tem um bom sono durante a noite. Sempre está presente na mente dela situações relacionadas ao medo que o terror noturno envolve.

O terror noturno é mais comum em crianças e adolescentes e vai tendo uma melhora natural com o desenvolver do cérebro. À medida que o cérebro vai ficando mais maduro, vai ter uma maturação do processo do sono. O terror noturno costuma melhorar espontaneamente, mas em algumas vezes, ele pode perdurar até a vida adulta ou até mesmo iniciar na vida adulta.

O que muda totalmente a história da doença é o terror noturno em um adulto. Normalmente, ele não vai embora caso não seja realizado o tratamento. E bem, você que está vendo a explicação sobre o que é terror noturno, escreva nos comentários o que você acha desse vídeo e desse tema, que é um tema que intriga muito as pessoas. Tem muitas expectativas, muitas visões diferentes sobre isso.

Eu tenho um paciente que é um caso muito peculiar, porque esse terror noturno dele sempre estava sendo atribuído a coisa do capeta. A família achava que isso era coisa do capeta, então levava ele para ser benzido, levava ele para centro espírita, levava ele e culto. O povo fazia de tudo, tentava tirar o capeta dele, mas ele nunca quem melhorava. Sempre tinha sonhos recorrentemente com um cenário absurdo de fuga, de catástrofe, de perseguição. Os sonhos desse paciente não eram sonhos, eram pesadelos. Sempre tinha um drama muito grande e tinha aquele sofrimento. Quase toda madrugada, ele acordava com aquele terror e gritava, acordava a casa, dava um pouco de tudo. Com muita dificuldade, os familiares resolveram levá-lo ao médico do sono, que detectou que era o terror noturno, até mesmo pela própria história. Com exames e iniciados os tratamentos, aos poucos foi melhorando, melhorando, melhorando até ter uma melhora completa e um desempenho muito grande durante o dia. Foi um caso muito bacana e até hoje ele está muito feliz com isso.

O terror noturno na vida adulta pode estar relacionado com traumas ou também com estados de ansiedade muito grande. Uma ansiedade muito aguda na qual o cérebro se desenvolveu e desenvolveu um momento específico para manifestar e deixar aflorar os sintomas do medo, do terror e do pânico que a pessoa vivencia durante o dia e fica revivendo durante a noite. Também, as pessoas que têm o terror noturno na fase adulta costumam ter sintomas de ansiedade e depressão, um sono não profundo e podem ter associado também a apneia do sono e outros transtornos do sono que precisam ser investigados.

É importante que o médico investigue causas biológicas para transtornos do sono, como falta de ferro, alterações de vitaminas e polineuropatia. É preciso avaliar o sono com a polissonografia, com a filmagem, para excluir epilepsia, pois pode ser uma epilepsia noturna ou outras manifestações epilépticas. O terror noturno, tipicamente, é tratado com o clonazepam, o medicamento mais utilizado. Além disso, a imipramina (Tofranil), um antidepressivo tricíclico, também ajuda a diminuir os sintomas do terror noturno. É importante que o médico trate outras comorbidades que possam estar presentes junto com o terror noturno do paciente, como sonolência diurna, dificuldade de atenção, ansiedade, depressão, entre outros.

No tratamento da medicina do sono, seja como for, é uma patologia que tem diagnóstico bem definido e tem tratamento. Ela não é de causas espirituais ou seja lá o que for, por mais que o conteúdo do sonho do terror possa estar relacionado com o diabo ou o que for.

E você que está vendo o vídeo e conhece alguém que tem terror durante a madrugada, tenha sonhos de pesadelos recorrentes, acorda gritando, acorda agitada e que às vezes nem sequer lembra disso e fica mal durante o dia, envie o link desse vídeo para essa pessoa. Pode ser que você ajude ela a ter um diagnóstico e a ter o tratamento correto.

E veja até o final, pois preparei uma surpresa muito legal para vocês. Aqui no link, temos outros vídeos do canal relacionados ao tema. Dê aquele “like”, de aquele joinha e compartilhe, pois conhecimento, quanto mais compartilhado, melhor para todos. Abraços e até mais!

Fonte: Terror Noturno – O Que é Terror Noturno por Regenerati – Dr. Willian Rezende