Pular para o conteúdo

Compreenda as diferenças e sintomas entre dor de tendinite e dor de infarto

  • por
  • posts


Dor no ombro e irradiação no braço: É um infarto?

Seja bem-vindo! Hoje, vou esclarecer uma dúvida frequente que muitas pessoas têm: A minha dor no ombro, que se irradia para o braço, é um infarto? Essa é uma pergunta comum no consultório médico e muitas pessoas relacionam a dor no ombro com a possibilidade de estarem sofrendo um infarto. Mas calma, vou explicar a diferença entre essas duas situações e como você pode identificar se está tendo um infarto ou não.

Antes de tudo, é importante entender o termo “irradiação”. Quando falamos que uma dor está irradiando, significa que ela se originou em um ponto e se estendeu para outro local do corpo. No caso da região do ombro, é muito comum que as tendinites e bursites provoquem dores irradiadas, ou seja, a dor no ombro não fica apenas nessa região, mas pode se estender para o braço e até mesmo subir para o pescoço. Portanto, é comum sentir dor no ombro que corre para o braço.

Então, por que algumas pessoas relacionam essa dor com um infarto? Essa associação é cultural e muito disseminada na população. É comum ouvir que se você tem dor no ombro que se estende para o peito e para o braço esquerdo, está infartando. Por isso, é importante levar em consideração essa dúvida, pois não é incomum ouvir essa pergunta no consultório médico.

Mas vamos à diferença entre a dor no ombro e um infarto. No caso da dor no ombro, especialmente em casos de tendinites e bursites, a dor tende a começar na região do ombro e se estender até o cotovelo. É uma dor que geralmente piora com o movimento e pode ser mais intensa no final do dia, quando a temperatura ambiente está mais baixa. Essa dor tende a se agravar com o tempo. Já a dor de um infarto é diferente: geralmente começa com uma dor intensa no peito, mais incômoda do que a dor no ombro, e pode se irradiar para outras regiões do corpo, como o braço esquerdo, estômago, pescoço e mandíbula. A dor de um infarto é aguda e intensa desde o início e não diminui com o tempo.

Portanto, se a dor começa de forma lenta e vai aumentando progressivamente, é mais provável que seja uma dor no ombro. Se a dor no peito é intensa desde o início e não diminui, é necessário procurar ajuda médica imediatamente para descartar a possibilidade de um infarto. É importante lembrar que cada organismo pode apresentar sintomas de forma diferente, mas essas características gerais podem ajudar a diferenciar uma dor no ombro de um infarto.

Além disso, outras condições também podem causar dor no ombro e irradiação para o braço, como problemas neurológicos. Portanto, é fundamental descartar lesões neurológicas como causa dessa dor irradiada.

Espero que eu tenha esclarecido essa questão para você. Se ainda restarem dúvidas, por favor, deixe um comentário abaixo que estarei pronto para responder. Se você gostou desse conteúdo, compartilhe com outras pessoas. A disseminação de informações é importante para que todos possam ter um conhecimento mais amplo sobre o próprio corpo e suas lesões. Agradeço sua presença e até o próximo vídeo!

Fonte: Diferenças entre Dor de Tendinite x Dor de Infarto por Dr. Carlos Macedo