Pular para o conteúdo

Como tratar o zumbido no ouvido de forma eficaz

  • por
  • posts

Zumbido no Ouvido: Causas, Prevenção e Tratamento

Olá, tudo bem com você? Eu estou ótima, Angela Xavier. Hoje vou falar sobre zumbido no ouvido e o que fazer para evitá-lo. No Brasil, mais de 28 milhões de pessoas sofrem com o zumbido. O zumbido pode surgir de maneira silenciosa e ir se agravando aos poucos, ou pode aparecer repentinamente, como um zoom zoom ao acordar.

O zumbido no ouvido é um sinal de alerta e pode ser evitado e tratado. Existem inúmeras causas para o zumbido, mas o que é realmente o zumbido no ouvido? O zumbido acontece devido ao trabalho acelerado de algumas células auditivas. Quando essas células trabalham em excesso, diversos barulhos podem ser percebidos, como apitos, chiados, rádio mal sintonizado, válvula da panela de pressão, grilos cantando, cachoeira, pastilha efervescente, entre outros.

A perda da audição é a causa mais comum em 90% dos casos de zumbido no ouvido. Isso indica que as células do ouvido foram lesadas após uma exposição a ruídos intensos. Geralmente, a pessoa não percebe que está perdendo a audição gradativamente e só descobre por meio de exames de audiometria. Os outros 10% dos casos são causados principalmente por tensão muscular no pescoço, vértebras desalinhadas na região do pescoço, erros na alimentação, poluição sonora, doenças cardiovasculares, dentes desalinhados, entre outros fatores.

De acordo com estudos, 60% dos pacientes com zumbido crônico também sofrem de depressão, e 45% apresentam ansiedade. O zumbido pode intensificar a depressão, assim como a depressão pode alterar os neurotransmissores responsáveis pela audição. Outras causas do zumbido incluem acúmulo de cera no ouvido, uso excessivo de medicamentos, alterações nos ciclos do canal da audição, variações hormonais, infecções no ouvido, tabagismo e alcoolismo.

A prevenção do zumbido no ouvido envolve a adoção de atitudes que visam preservar a audição e evitar o surgimento do problema. É importante evitar o uso prolongado de fones de ouvido e manter o volume em níveis adequados nos dispositivos eletrônicos. Quando exposto a volumes altos, é recomendado utilizar protetores auriculares. Os adolescentes estão mais propensos ao desenvolvimento de zumbido devido ao uso excessivo do celular. Para prevenir, é indicado utilizar o celular no viva-voz e enviar mais mensagens de texto.

Além disso, é fundamental adotar um estilo de vida saudável para proteger não apenas a audição, mas também a saúde de maneira geral. Evitar o cigarro e o consumo excessivo de álcool, ter uma alimentação equilibrada e praticar atividades físicas são atitudes que ajudam a prevenir problemas como diabetes, hipertensão e obesidade, que também podem aumentar o risco de desenvolver zumbido.

No entanto, caso o zumbido esteja relacionado com problemas de tensão muscular no pescoço, é recomendado buscar fisioterapia e realizar massagens e compressas alternadas para aliviar a dor e reduzir o medo.

Infelizmente, não existe uma “pílula mágica” para tratar o zumbido no ouvido. O comprometimento em mudar o estilo de vida é fundamental. Por isso, meu workshop “Vida com Saúde” pode te ajudar. Serão três aulas que irão modificar a sua vida para uma vida com mais qualidade. O workshop acontecerá de forma totalmente online nos dias 18 a 22 de novembro. Não perca essa oportunidade!

Fonte: Zumbido no ouvido: o que fazer? por Angela Xavier