Pular para o conteúdo

Como tratar estomatite infantil: dicas para utilizar Violeta Genciana | #helenwolf

  • por
  • posts

Estomatite Infantil: o que fazer?

Olá pessoal, tudo bem com vocês? Espero que sim! Talvez vocês vejam que estou usando a mesma roupa que usei em outros vídeos, pois gravei vários episódios juntos. Mas hoje, estou aqui para falar sobre um vídeo muito especial que é um dos mais acessados no meu canal. Com ele, pude ajudar várias pessoas e quero explicar algumas coisas que não consegui mencionar naquela ocasião. Sempre há mais para falar sobre estomatite infantil.

Para quem não sabe, minha filha teve estomatite quando tinha cerca de um ano e meio. Os primeiros sintomas foram febre alta e percebi que suas gengivas estavam inchadas e parecendo gengivite. Fiquei preocupada com a saúde bucal dela e pensei que talvez eu tivesse errado na escovação dos dentes, mas logo percebi que não era gengivite. Ela apresentava feridinhas brancas ao redor da boca, então comecei a pesquisar sobre estomatite e encontrei um vídeo de uma moça que falava sobre o assunto. A descrição dos sintomas batia perfeitamente com o que minha filha estava passando. Fiquei aliviada por saber o diagnóstico e comecei o tratamento.

Minha filha ficou duas semanas sem comer e precisou tomar soro no hospital. Foi um período turbulento e triste para mim, pois sempre esperamos o melhor para nossos filhos, especialmente quando somos mães de primeira viagem. Felizmente, a violeta genciana foi a salvação. É um antisséptico à base de álcool que não prejudica a mucosa oral do seu filho. Para aplicá-lo, você pode usar uma gazinha ou fralda, enrolada no dedo. Você encontra a violeta genciana na farmácia e ela é amplamente utilizada para o tratamento de feridas. É importante destacar que a boca da criança ficará roxa após a aplicação, mas os dentes não serão manchados, pois os dentes de leite não têm resina.

Além da violeta genciana, outro produto que pode ajudar é o Periogard, um enxaguante bucal recomendado para crianças. Ele possui clorexidina a 0,12%, por isso, é importante escolher uma versão sem álcool, já que a criança pode engolir. É recomendado usar o Periogard três vezes por semana e fazer a escovação manual com uma fralda de bebê, com água ou até mesmo sem nada. A escovação mecânica com a escova de dentes pode ser desconfortável para a criança, mas é importante mantê-la para ajudar na recuperação.

Vale ressaltar que a estomatite é provocada por um vírus e não há um tratamento específico com antibióticos. O tratamento visa apenas aliviar a dor e a febre com medicamentos como paracetamol. É fundamental manter a calma e transmitir tranquilidade para o seu filho, pois ele precisa do seu suporte durante esse período difícil. Ofereça alimentos gelados, como danoninho, gelatina, sucos e leite, para mantê-lo alimentado.

A estomatite é mais comum em crianças de um a cinco anos, que estão na faixa etária em que começam a ir para a escola ou creche. Nessa fase, a imunidade está baixa e fica mais fácil contrair o vírus. No entanto, cada criança reage de uma forma, e a gravidade pode variar dependendo da imunidade e do organismo de cada uma.

Espero ter ajudado com a minha experiência e informações sobre estomatite infantil. Deixo na descrição do vídeo os links de outros conteúdos relevantes sobre o assunto. Nunca esqueça de se inscrever no meu canal para mais vídeos sobre maternidade e outros temas interessantes. Um super beijo e até o próximo vídeo, tchau!

Fonte: Como tratar Estomatite infantil?| Como tratei as aftas com Violeta Genciana/#helenwolf por Helen Wolf Mendoza