Pular para o conteúdo

Como tratar e prevenir a fístula pós-operatória: dicas e cuidados essenciais.

  • por
  • posts

Cirurgia de Fístula Anal – Pós-operatório

Olá pessoal, tudo bem? Meu nome é Edson e gravei o primeiro vídeo sobre a cirurgia que eu fiz, né. Isso não faz um ano ainda. Eu comentei sobre o campo operatório, né. Agora vou passar pra vocês o pós-operatório, né. Então, hoje faz três dias que eu fiz a cirurgia e não sinto dor. Fui ao banheiro, 1 ou 2, banheiro normal, seguindo a cartilha que o médico recomendou. A alimentação, remédios anti-inflamatórios, pomada, etc. Mas, estou me sentindo muito bem, sem nenhum problema de dor, está maravilhoso.

Eu fui a um consultório do médico, ele me pediu dois exames, um raio-x do tórax e uma ressonância magnética da fístula. Feito isso, os exames comprovaram que eu tinha uma fístula anal. Marcamos a cirurgia e eu fiz. Essa cirurgia, na verdade, durou mais ou menos uns 50 minutos, né, sem risco de derrapar. Fizeram uma anestesia na parte inferior das pernas, analisado e eu não vi nada, não senti dor, não tive mágoa.

Fiz a cirurgia porque a recuperação ali é de uma hora e meia para não sentirmos as pernas, tá tranquilo. O pessoal todo, os profissionais estão de parabéns. Uma educação, treina o cuidado. São coisas de quem não vê assim, mas todos são dedicados ao profissionalismo. Agradeço muito a equipe toda, é bom retornar ao quarto lá porque estava me recuperando. Estava em jejum há um bom tempo, me alimentei normalmente. Como foi durante a parte da tarde, a cirurgia terminou. Mas, até eu retornar ao normal, mais uma hora. Quando foi 7 horas, eu estava no quarto quando foi de madrugada acordei, é uma necessidade de urinar. Foi o deme tampão colocar um tampão, porque falta né, beleza, tranquilo.

Quando foi às 10 horas da manhã, tive alta para minha casa e foi tranquilo. Quando foi no dia seguinte, mais ou menos umas quatro horas a contar de não conhecer unep banheiros, ao 2º dia mais ou menos, nesse negócio fiquei assim com medo de fazer o número dois, é o que o povo dizendo, né? Mas, mais tranquilo, evacuei normal, sem dor. Pequena dorzinha, mas controlável em vista do que era antes. Passei a tomar valéria camomila, brincar minha vida normal, tranquilo.

E eu digo pra vocês que têm fístula, olha, vou mostrar pra vocês uma coisa. Essa aqui ainda uma tinha porque o alegravou esse aqui não sei pra quê, se é mais nós golfo, mas não ajudou muito não, só propaganda. Esse aqui também não ajudou muito. Esse aqui amenizou um pouco a dor. Dois ou três dias depois voltava tudo como antes. Esse também é anti-inflamatório, ajudou um pouco mais. E também pode ficar dependendo só de sacanagem, mas o médico disse que protelam no palco é o tempo ideal para poder fazer a cirurgia.

Uma coisa que eu digo pra vocês que estão com esse problema difícil, tomem muito cuidado, gente. Tomem muito cuidado porque a fístula, na verdade, ela infecta o local, ali onde passa um canalzinho. Sempre está contaminado com bactérias e pode virar um câncer. Quem tem, procure o seu médico, faça a cirurgia e elimine esse problema para não causar um problema maior na frente.

Eu digo pra vocês que eu fiquei um ano, um ano sofrendo, procurando, mas procurando um profissional que tivesse confiança. Se você tem confiança no profissional, tudo fica tranquilo. E, realmente, graças a Deus, o profissional, como cirurgião, é excelente. O Dr. Paulo Tozzi. Se vocês precisarem, estou à disposição de vocês, o contato dele para ajudar no que for necessário.

É uma dor infernal. Infernal, eu digo. Porque é difícil, o material, quem entende, não divulga. É que nem pessoas que têm dinheiro, não falam que têm dinheiro. Difícil é quando você fala da região anal, nós homens, existe um preconceito tão grande que você fica se enganando. Na verdade, você só está piorando a situação. Então, gente, vamos lá. Ter coragem não é uma coisa fácil. A cirurgia é simples, a recuperação também é simples. Digo isso porque falo a verdade. A dor, quando você vai no banheiro, eu sei o que é. Tá?

Fonte: Fístula pós operatório por Edson Cruz