Pular para o conteúdo

Como tratar a otite em cachorros: dicas e cuidados.

  • por
  • posts


Olá e bem-vindos a mais um BingoDita! Estamos muito felizes em estar aqui novamente, e hoje temos a participação especial da cantora Wanessa Veterinária. Muito obrigado por nos acompanhar. Neste vídeo, vamos falar sobre os cuidados com os ouvidos dos nossos pets e como evitar problemas como infecções e inflamações.
A primeira coisa que devemos ter em mente é que alguns animais têm orelhas mais propensas a problemas, como orelhas pendulares, que são mais suscetíveis a desenvolver infecções, principalmente por fungos e bactérias. Além disso, às vezes, um pequeno descuido na limpeza dos ouvidos pode acabar resultando em uma inflamação.
A veterinária Wanessa vai dar suas considerações sobre o assunto e nos dar dicas de como prevenir esses problemas no dia a dia. É importante garantir uma melhor qualidade de vida para nossos animais de estimação.
Uma das coisas que percebemos é que, quando viajamos e deixamos nossos pets aos cuidados de outra pessoa, mesmo que seja da família, a mudança de ambiente pode causar estresse no animal, o que aumenta a probabilidade de problemas nos ouvidos.
No vídeo, a Wanessa irá analisar o ouvido de uma cachorrinha que tomou banho recentemente e mostrará como a limpeza correta deve ser feita. Ela também ressaltará a importância de observar o cheiro e o aspecto das secreções dos ouvidos, pois isso pode indicar algum problema.
Por exemplo, se o animal estiver com um cheiro forte nos ouvidos, balançando a cabeça com frequência ou coçando muito os ouvidos, é recomendado procurar um veterinário.
É importante fazer a higienização dos ouvidos dos animais de forma correta e com uma frequência adequada. Geralmente, recomenda-se realizar a limpeza uma vez por semana, especialmente para cães que costumam tomar banho com mais frequência.
Existem produtos específicos, como sprays e géis de limpeza, que ajudam a manter os ouvidos saudáveis. No entanto, é importante lembrar que não se pode usar cotonetes ou qualquer objeto pontiagudo dentro do ouvido do animal, pois isso pode causar lesões graves.
A veterinária Wanessa também destaca a importância de manter os ouvidos dos animais bem secos, especialmente após o banho. É possível utilizar um secador de cabelo na temperatura mínima ou até mesmo deixar o animal exposto ao sol por alguns minutos com a orelha virada para cima, para ajudar na secagem.
Caso seu animal apresente algum problema de pele próximo aos ouvidos, como uma ferida ou irritação, é preciso tomar cuidado para não agravar a situação. É recomendado procurar um veterinário para avaliar o caso e prescrever a medicação adequada.
Não se esqueça de deixar suas perguntas usando a hashtag #CantoraWanessa, para que possamos esclarecer suas dúvidas no próximo vídeo. Estamos aqui para ajudar.
Agradecemos novamente a participação da Wanessa e sua contribuição para o conhecimento sobre os cuidados com os ouvidos dos animais de estimação. Não se esqueça de se inscrever no canal, compartilhar os vídeos com seus amigos e familiares e nos acompanhar diariamente.
Fonte: OTITE NO SEU CACHORRO! O QUE FAZER? por Dia a Dia com Ana Laura