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Como testar e limpar o sensor de admissão de ar no Corsa – Guia DIY #55 | Dr. Corsa

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E aí pessoal, beleza?

Doutor Quartos Área aqui, e no vídeo de hoje eu vou mostrar o teste de um sensor muito importante. Estou falando do sensor de temperatura do ar admitido, ou seja, o sensor ACT (Ar Comprimido Protasthanato).

Esse sensor é responsável por medir a temperatura do ar que está entrando no motor. Ele faz parte do sistema de admissão de ar frio, e a função dele é ajustar o tempo de injeção do carro.

Por exemplo, em uma manhã fria, com o motor gelado e admitindo muito ar frio, a injeção vai ajustar o funcionamento do motor para esse cenário. Da mesma forma, se estiver muito quente, o sensor vai receber o ar quente e ajustar a injeção de acordo.

Esse sensor é muito importante, e é responsável por dois códigos de falha que podem causar o acendimento da luz da injeção. São eles: código 69 e código 71. No vídeo, eu mostro como identificar esses códigos e como testar o sensor.

Então, se o seu carro estiver apresentando falhas, não está respondendo bem, ou está difícil de pegar, pode ser um problema com o sensor. Veja o vídeo para saber como testar e limpar o sensor adequadamente.

Para testar o sensor, faremos 3 testes diferentes:

  1. O primeiro teste será com o sensor conectado ao carro. Vamos utilizar um multímetro para medir a tensão do sensor. Colocaremos a ponta vermelha no pino A e a ponta preta no pino B. O valor aceitável é entre 1.1 e 1.6 volts.
  2. O segundo teste será com o sensor desconectado. Nesse caso, o multímetro deve marcar cerca de 5 volts.
  3. O terceiro teste será para medir a resistência do sensor. Colocaremos o multímetro na escala de 20k ohms e mediremos a resistência entre os pinos A e B do sensor. O valor aceitável é entre 0.1 e 1.4 ohms.

Além disso, mostrarei como fazer a limpeza do sensor utilizando um spray limpador de contato. Basta borrifar o produto na ponta do sensor e também no conector do sensor, para garantir um bom contato.

Espero que tenham gostado do vídeo e que ele tenha ajudado a solucionar o problema do sensor de temperatura do ar admitido do seu carro. Qualquer dúvida, deixe nos comentários e se inscreva no meu canal para mais vídeos sobre o assunto. Até o próximo vídeo, valeu!

Fonte: Corsa Fraco? Falhando? Como Testar e Limpar o Sensor de Admissão de Ar – DIY#55 | Dr. Corsa por Dr. Corsa