Pular para o conteúdo

Como superar a timidez e ansiedade social de forma eficaz

  • por
  • posts

Ai galera, hoje vou falar um pouquinho sobre timidez, um problema que me acompanhou durante toda a minha vida. Acredito que muitas pessoas possam se identificar com isso, então vou compartilhar um pouco da minha experiência.

Desde que me entendo por gente, sou uma pessoa tímida. Quando era criança, conseguia interagir com meus colegas de sala, mas cumprimentar adultos ou qualquer situação que envolvesse falar com pessoas desconhecidas era um sofrimento para mim. Eu questionava a Deus o motivo de me sentir assim, e muitas vezes, meus pais não sabiam como lidar com isso e acabavam me forçando a interagir com essas pessoas, o que só piorava minha timidez e meu medo de conversar e conhecer novas pessoas.

Conforme fui crescendo, percebi que sou uma pessoa mais introvertida, que gosta de fazer coisas sozinha e de ficar no meu quarto, ouvindo música, desenhando, fazendo coisas que me agradam. Eu não precisava de outras pessoas, apesar de amar ter amigos e adorar conversar. Sinto que muitas pessoas me veem de maneira diferente do que realmente sou. Na faculdade, por exemplo, devem pensar que odeio todo mundo ou que sou uma pessoa antissocial, mas na verdade, adoro conversar e conhecer novas pessoas.

A timidez é algo que não impede de fazer amigos, mas não faço questão de ter muitos. Prefiro ter poucos amigos, mas verdadeiros. Uma das coisas que me ajudou bastante a superar um pouco da timidez foi fazer cosplay. No início, eu tinha muito medo de tirarem foto de mim, mas depois comecei a curtir bastante. Nos eventos, as pessoas chegavam perto de mim para tirar fotos e, aos poucos, fui me acostumando com essa energia. Acabei fazendo muitos amigos nessa época, e foi muito divertido, pois tinha pessoas com gostos parecidos.

Porém, a timidez ainda continua presente em minha vida. Sempre que preciso sair de casa, tenho que respirar fundo, pois sei que vou encontrar pessoas e fico nervosa. Até mesmo na faculdade, que é algo diário para mim, me sinto nervosa só de pensar que terei que interagir com pessoas. Eu sou uma pessoa mais introvertida, mas a timidez é o medo de falar com as pessoas. E é um medo que consigo vencer. Eu nunca vou deixar de ser tímida, mas talvez eu consiga deixar de ser tão contida.

Todo dia é uma oportunidade para tentar não ser tão tímida. Não é fácil, mas quero começar a tentar estágios e penso muito em como vou conseguir passar por dinâmicas em grupo. Até mesmo quando um professor pede para alguém falar na frente da sala, entro em pânico e praticamente entro em um túnel subterrâneo para não ser escolhida. Meu coração dispara só de falar com alguém que não conheço. Começo a tremer quando tenho que apresentar um trabalho e fico pensando se as pessoas vão perceber que estou tremendo.

Falta muita confiança e autoestima. O mundo parece jogar na minha cara o tempo todo que não tenho confiança, que não tenho autoestima. Mas eu não ligo. Eu não quero ficar trancada em casa, esperando que o mundo mude. Eu não quero. Eu tenho que fazer o que eu quero, mesmo com todos esses problemas emocionais e a timidez.

O mundo está assim, a sociedade está assim. Muitas vezes, temos que nos adaptar. Quando estivermos em uma posição de mais influência, poderemos tentar mudar isso. Por enquanto, temos que sair da nossa zona de conforto e tentar não deixar esses sentimentos nos impedirem de sermos melhores.

Nem todo dia será bom, nem todo dia estarei com vontade de socializar. Mas, mesmo assim, vou me esforçar para falar com alguém, para fazer o que tenho que fazer. Não pense que não é possível. Pense que você vai tentar.

Se você tem medo, seja ainda mais corajoso. O medo não é sinônimo de covardia. Aquele que tem medo e mesmo assim tenta, é muito mais corajoso do que aquele que não tem medo nenhum. Não se compare às pessoas que parecem mais confiantes, mais extrovertidas. Cada um tem sua luta. O importante é tentar e não desistir.

Se você precisar de ajuda psicológica, vá a um psicólogo. Tente buscar ajuda em setores de saúde ou em faculdades que oferecem atendimento psicológico gratuito. Não deixe esses problemas te impedirem de viver a vida que você quer. Vamos fazer essa vida valer a pena.

Muito obrigada por assistir a esse vídeo. Se gostou, não deixe de curtir e comentar o que achou. Se quiser compartilhar suas experiências ou tirar dúvidas, estou à disposição. Não se esqueça de se inscrever no canal para receber mais conteúdos como esse.

Fonte: Timidez e ansiedade social por Sayu