Pular para o conteúdo

Como Resolver Problemas de LED Fraco | Dicas de Eletrônica

  • por
  • posts

Conheça Eletrônica – Problemas com LEDs

Fala galera, tudo beleza? Aqui é o Wagner Ramos do WR e este é mais um vídeo da nossa série “Conheça Eletrônica”. Hoje vamos verificar como solucionar um problema com LEDs. É bem interessante, eu vou utilizar como exemplo dois LEDs: um está piscando e outro não. Vamos entender porque um deles está mais fraco do que o outro. Então acompanhe o vídeo!

Lembrando que este vídeo é oferecimento da Tiger Comp Componentes Eletrônicos. Acesse agora mesmo o site www.tigercomp.com.br e confira todos os produtos. E não esqueça de utilizar o cupom WR10 para realizar suas compras na Tiger Comp e sempre dando preferência a navegadores que não sejam o Internet Explorer.

O que eu tenho aqui é o seguinte: um circuito em funcionamento. Eu tenho um LED à direita que está sendo alimentado com uma tensão e tem um resistor de 150 ohms ligado direto nele, então ele está aceso com uma intensidade boa. Já o LED da esquerda está ligando e desligando. Conseguem enxergar que ele liga e desliga? E tenho um resistor também de 150 ohms para limitar sua corrente, está ligado no mesmo gene de do LED da direita. Só que a diferença dele é que ele está sendo suprido por um sinal exterior, um sinal desconhecido.

Este sinal não sabemos qual a sua origem. Podemos entender, por exemplo, como a luz de um vizinho que está ligando e desligando uma chavezinha e fazendo o LED piscar.

Aqui está o nosso vizinho (desenho na lousa), bem mal desenhado, mas dá pra entender a ideia. E aí temos uma diferença aqui. Bom, provavelmente você vai ver então, o sinal tem uma tensão inferior a esta tensão aqui (tensão do LED direita). Pode até ser outro problema que pode estar ocorrendo aqui para este LED não acender na intensidade adequada é que o LED está com defeito. Porque alguém pode ter aplicado uma tensão maior neste LED e ele sofreu o aumento exponencial da corrente, não é mesmo?

Mas podemos fazer um teste bem rápido para eliminar a hipótese de LED com defeito. Vou trocar aqui. Olha só, aparentemente está normal. Vamos colocar certinho. Olha só, está piscando com uma intensidade menor. Então temos uma hipótese a menos: os LEDs estão funcionando.

Outra hipótese que podemos determinar aqui é que a tensão realmente é inferior à tensão aplicada. Vamos medir a tensão sobre o LED só que sem ele como carga. Vamos utilizar aqui o nosso multímetro. Vamos medir cada um dos nossos pontos.

Que situação! Temos 3.9 volts, essa tensão sobre o LED que está acendendo com um brilho máximo. Vamos medir este aqui agora. Vou tirar esse LED aqui e conectar. Observe, temos 3.9 a 4 volts. Podemos dizer que ele chega a 4 volts, certo?

E no outro instante temos zero, o que é esperado, afinal de contas o LED pisca, liga e desliga. O conceito de pisca pisca de LEDs já vimos em uma passada. Ou seja, temos a mesma tensão para o LED acende com uma intensidade menor. Qual outra hipótese que podemos ter aqui para um possível problema em nosso sistema? Defeito? Não, resistores. Vamos registrar um valor diferente? Vamos medir a resistência. Deve ser 150 ohms. Vamos ver se registrou aqui.

Medimos dois terminais. 146.95 ohms, 46.8 ohms. Vamos devolver ao sistema. E agora vamos medir este aqui. 147 ohms, 148 ohms. Ou seja, os resistores estão coerentes, concorda comigo? Estão próximos dos 150 ohms. Lembre-se que existe uma tolerância de fábrica.

O que concluímos com isso? Concluímos que a corrente, galera, a corrente não é suficiente para ligar nosso LED. É isso que está acontecendo no LED da esquerda e não tem nada a ver com a piscada, não tem nada a ver com frequência. É simplesmente a corrente que não é suficiente. Temos uma corrente inferior a 20 mA aqui. Compreendem? Isso aqui é o que está acontecendo. O LED acende, mas com seu brilho inferior. Apesar de termos a mesma tensão, temos uma potência um pouco superior, temos menos corrente aqui.
Isso significa uma potência inferior, menos potência significa um brilho inferior. Ou seja, detectamos o problema. Em muitos casos, na eletrônica, você vai se deparar com esse tipo de problema. Aqui, por enquanto, você pode enxergar que o nosso indiozinho, de repente, tomou umas e outras e ficou mais fraco. Ninguém é de ferro, afinal de contas. Mas para resolver esse problema, por hora, ou não se deve utilizar este componente aqui.

Alguns devem conhecer. Para quem não conhece, este é um transistor bipolar de junção. Vou utilizá-lo para resolver o problema do brilho.

Olha só, vou desconectar aqui. Vou modificar aqui, colocar o nosso gene um pouco mais ao lado. Vou colocar o transistor aqui. Vou verificar se registrou.

Vou aplicar o sinal na base do transistor e vamos utilizar a mesma fonte do LED da direita. Entretanto, vamos controlar o LED da esquerda com o sinal exterior, de qualquer forma.

Olha que beleza! Então resolvemos o problema. Agora temos aqui o sistema funcionando como esperado, com aproximadamente 4 volts sobre o LED e ele tem o seu brilho máximo. Esse aqui é o diagrama. O símbolo de um transistor é esse aqui. Tranquem-se com o funcionamento desse cara por enquanto. Quem quiser pode pesquisar o curso de eletrônica para iniciantes que já explicamos, mas traremos um esclarecimento nesta mesma série que você está assistindo sobre o funcionamento do transistor como uma chave. No caso aqui, para dar ganho de corrente ao sistema, 150 ohms de resistor e nosso vizinho contente no outro lado.

E na base estamos aplicando o tal do sinal misterioso. Mas um pouco de conhecimento para você aqui. Então, conheça eletrônica! Lembre-se que muitas vezes você não tem problema com tensão ou com componentes no circuito, mas tem problema com a corrente elétrica. E sem corrente ou com pouca corrente, você tem pouca potência. E este problema agora está resolvido. Continuaremos nossos estudos.

Esse foi mais um vídeo da série “Conheça Eletrônica”. Deixe aquele like para nos ajudar. Inscreva-se no canal, clicando no botão inscrever-se, se ainda não inscrito, e também clique no sininho para receber atualizações. Aqui tem vídeo todo dia, cursos, projetos, tutoriais, muito conhecimento para você. Isso é engenharia, é uso intencional da ciência.

Por hoje é isso, vou ficando por aqui. Aquele abraço e até a próxima!

Fonte: LED FRACO: SOLUÇÃO DE PROBLEMA | Conheça Eletrônica! #020 por WR Kits