Pular para o conteúdo

Como remover mancha branca indelével – banca Consesp

  • por
  • posts

O ACB Concurseiro está aqui para responder ao comentário do Kiss_671 sobre a banca Congesp e o concurso de Sorocaba em 2015. Se você está se preparando para o processo seletivo da água, fique de olho nesta resposta comentada, pois a Congesp é a mesma banca do IAPAS.

A pergunta é sobre qual é a mancha ou placa branca que acomete a mucosa bucal, não destacada por meio de raspagem, assintomática, de etiologia desconhecida e que não se caracteriza por nenhuma outra lesão. Na verdade, essa é a definição da Organização Mundial da Saúde para a leucoplasia. Portanto, uma vez que você conheça essa definição, fica mais fácil responder a alternativa correta, que é a letra B.

A leucoplasia é uma lesão que pode ser cancerosa e a mais comum que afeta a mucosa bucal. Normalmente, possui um baixo índice de transformação maligna, não superior a 2% dos casos, de acordo com os estudos mais recentes da OMS de 2018. No entanto, é uma lesão considerável devido ao número de casos, já que representa cerca de 10% das lesões cancerosas bucais.

É importante realizar a biópsia e encaminhar para o exame anatomopatológico, onde o patologista poderá identificar os graus de atipia ou displasia. Quanto maior o grau de atipia, pior é o prognóstico e maior a probabilidade de transformação maligna.

Quanto à localização, as regiões mais comumente afetadas quando ocorre câncer espinocelular na mucosa bucal são o lábio inferior, a borda ou lateral da língua e a região do soalho bucal. Portanto, é fundamental realizar a biópsia quando identificar uma lesão nessas regiões.

Outras alternativas como candidíase pseudomembranosa, líquen plano e edema não se encaixam na definição dada pela OMS e, portanto, não são a resposta correta.

É importante destacar que a leucoplasia é um termo usado clinicamente para descrever as lesões, mas os patologistas a descrevem como hiperqueratose. Isso ocorre porque clinicamente a manifestação é de lesões brancas nas camadas mais superficiais da mucosa, mas histologicamente a hiperqueratose é o que caracteriza a lesão.

Espero que essa resposta tenha sido útil para você. Continue acompanhando nossas dicas e bons estudos!

Fonte: Placa ou mancha branca não destacável por meio de raspagem – banca Consesp por CDCONCURSOS