Pular para o conteúdo

Como remover a crosta láctea ou caspa no bebê: dicas e técnicas eficazes. #comododemae

  • por
  • posts

Aquelas casquinhas que ficam no bebê

Olá pessoal, tudo bem? Se você é novo por aqui, meu nome é Tânia, sou mãe do Otávio e do Peterson. Sejam bem-vindos! Já se inscrevam e ativem o sininho para receberem as notificações.

No vídeo de hoje, vou falar sobre aquelas casquinhas que ficam no bebê, também conhecidas como crostas ou sebinhos na cabeça. Às vezes, não percebemos muito, mas elas podem ter um cheiro ruim, especialmente quando o bebê fica muito tempo exposto ao sol.

Essa crosta é chamada de caspa láctea e pode variar em intensidade. Em alguns casos, podem ser mais intensas, enquanto em outros são mais leves e quase não percebemos. Para limpar, eu utilizo o óleo mineral, mas a pediatra também me disse que poderia utilizar óleo de amêndoas. O importante é amolecer as crostas.

Antes do banho, eu coloco um pouco do óleo no algodão e passo suavemente na cabeça do bebê. Deixo agir por alguns minutos, ou até mais, antes de dar o banho. Durante esse tempo, o óleo vai amolecendo as crostas e depois o bebê pode ser lavado normalmente com shampoo.

Se as crostas estiverem muito grossas e em grande quantidade, pode ser útil utilizar um pente para ajudar a descolar. Mas é importante fazer isso com cuidado, evitando machucar o couro cabeludo do bebê. O óleo mineral é hidratante e também recomendado para tratar a caspa.

Além das casquinhas na cabeça, é comum encontrar também crostas atrás das orelhas e até mesmo no umbigo do bebê. Para amolecer essas crostas, você pode utilizar o óleo e depois lavar com sabonete durante o banho.

É importante lembrar de ter cuidado ao limpar a região da orelha, evitando colocar o cotonete dentro do ouvido. Isso pode empurrar a cera para dentro e causar problemas. Limpe apenas a parte externa da orelha.

Se você perceber que há uma quantidade excessiva de casquinhas ou se estiver preocupado com o bebê, é sempre bom consultar um pediatra para obter orientações específicas. Este procedimento que ensinei é o que eu faço com meus filhos, mas consultei a pediatra para ter certeza de que era seguro usar o óleo mineral.

A moleira do bebê, que é a parte macia no centro da cabeça, deve ser tratada com cuidado para evitar machucados. A pediatra me explicou que podemos passar o pente, mas pessoalmente acho mais seguro apenas lavar com shampoo.

O óleo mineral pode ser utilizado em adultos também, para tratar peles ressecadas e até mesmo para constipação. É um óleo seguro para uso externo e pode até ser ingerido em pequenas quantidades.

No caso do meu bebê, eu nem conseguia ver que ele tinha casquinhas na cabeça. Mas depois de passar o óleo, comecei a perceber a crosta. Eu só sentia um cheirinho quando ele tomava banho e suava. Mas olhando assim, não dá para perceber por quanto tempo ela estava lá.

Então é isso pessoal, espero que tenham gostado! Deixem seu like, se inscrevam no canal e ativem as notificações.

Fonte: Removendo Crosta Láctea ou caspa no bebê. Como retirar. #commdemae por com M de Mãe