Pular para o conteúdo

Como Reduzir a Poluição do Ar – SinBiosis #7

  • por
  • posts

Poluição do Ar

Olá galera! Tudo bem com vocês? Hoje vamos falar sobre a poluição do ar. Você vai entender como ela pode ser prejudicial à vida na Terra e tornar a nossa respiração uma tarefa difícil para os pulmões. Vamos lá!

A Poluição do Ar e suas Consequências

O aumento da poluição atmosférica está diretamente relacionado ao aumento da taxa de mortalidade humana. A poluição do ar é causada por partículas extremamente pequenas em suspensão, como poeira e fumaça, que são menores que o diâmetro de um fio de cabelo. Essas partículas entram nos nossos pulmões quando respiramos e podem causar diversas doenças, principalmente cardiorespiratórias.

Existem dois tipos de poluição do ar: primária e secundária. A poluição primária é gerada diretamente, sem sofrer transformações em sua composição química. Já a poluição secundária é aquela que passa por uma transformação química. Alguns exemplos de poluentes primários são as emissões de portos e as queimas de combustíveis fósseis, que liberam dióxido de enxofre e dióxido de nitrogênio.

A poluição do ar pode se agravar em dias frios, quando ocorrem inversões térmicas. Nesses dias, o ar quente próximo à superfície fica preso, enquanto o ar frio permanece na camada superior. Isso faz com que a poluição se concentre próximo ao solo, causando problemas de saúde em crianças e idosos.

Além das consequências diretas para a saúde humana, a poluição do ar também tem impactos indiretos, como a acidificação de rios e a degradação de estruturas de rochas calcárias. Estudos epidemiológicos demonstraram que a poluição do ar está relacionada com altas taxas de mortalidade.

O Que Podemos Fazer para Reduzir a Poluição do Ar?

Não está tudo perdido! Um relatório recente da ONU sugere que, em dez anos, as energias renováveis podem se tornar mais baratas do que os combustíveis fósseis. Isso significa que o uso de carvão e petróleo pode diminuir significativamente. Países como Inglaterra, Brasil, Índia e China têm investido cada vez mais em energia eólica e solar, tornando essas fontes mais acessíveis.

Empresas internacionais também estão adotando produtos de energia renovável. A economia global tem crescido em média 3% ao ano, mas as emissões relacionadas ao setor de energia têm diminuído. Atualmente, cerca de 20% do consumo final de energia já é proveniente de fontes renováveis.

Portanto, podemos todos nos mobilizar e reduzir as emissões de poluentes. É importante seguir as recomendações da OMS, que sugere uma taxa máxima de 50 microgramas de partículas por metro cúbico de ar. No Brasil, a taxa permitida é de 150 microgramas por metro cúbico, de acordo com as regulamentações do CONAMA.

Não devemos desanimar! Cada um de nós pode fazer a sua parte para combater a poluição do ar. Vamos juntos tornar o mundo um lugar mais saudável!

Se gostaram do vídeo, não se esqueçam de dar um like e se inscrever no nosso canal. Agradecemos a participação de todos e continuem acompanhando nossas redes sociais. Até a próxima!

Fonte: POLUIÇÃO DO AR – SinBiosis #7 por SinBiosis