Pular para o conteúdo

Como questões psicológicas afetam o comportamento de pessoas de caráter.

  • por
  • posts


Olá! Uma das partes mais interessantes da psicologia é entender a subjetividade do ser humano e da vida. Quando falamos sobre comportamento e escolhas que uma pessoa faz em sua vida, acabamos pensando em caráter e nas ações que podem ser boas ou causar danos a outras pessoas. Sempre penso nisso quando vejo alguém condenado por algo que fez, e me pergunto se essa pessoa tem algum problema psicológico ou se fez isso conscientemente por escolha própria.
Vamos entender um pouco mais a fundo o que a psicologia diz sobre temperamento, caráter e personalidade. O temperamento é a parte natural, é a forma como a pessoa nasce, com seus instintos e humor. Algumas pessoas podem nascer com um bom humor, enquanto outras têm uma tendência a não ter um humor tão positivo. Já o caráter é formado pelas experiências vividas pela pessoa, levando em conta tanto o que ela herdou geneticamente quanto o que aprendeu com o ambiente ao seu redor, como noções de certo e errado, bom e produtivo, e assim por diante. A personalidade de uma pessoa é uma combinação do que ela nasceu e do que aprendeu, é o conjunto de características que a tornam única.
Quando uma pessoa vai para o mundo, ela aprende com suas experiências e percebe que algumas coisas podem ser boas para ela, mas não são boas para os outros. Por exemplo, uma criança pode ter um impulso natural de pegar algo que ela acha bonito, mas ao longo do tempo ela aprende que aquilo não é dela, que não pode pegar o que não é seu. Com o tempo, a pessoa vai aprendendo o que é certo e errado, vai errando e percebendo que algumas coisas não são legais, magoam outras pessoas ou as prejudicam.
É nessa busca por entendimento que as escolhas entram em jogo. Entre as opções, a pessoa pode escolher fazer algo que prejudica os outros em seu próprio benefício, mesmo sabendo que não é legal. Isso é o que podemos chamar de mau caráter. Por outro lado, existe o lado da subjetividade, em que uma pessoa pode ser considerada de bom caráter socialmente, mas está se prejudicando ao fazer coisas que a sociedade considera boas. O limite entre o que é aceitável e o que não é se torna subjetivo nesse caso.
Entender a subjetividade das escolhas é interessante para analisar as pessoas ao nosso redor, se elas estão agindo de acordo com seus valores e sua moral, mesmo que outras pessoas não concordem ou reconheçam. Às vezes, a própria pessoa pode estar confusa, fazendo coisas que a prejudicam e prejudicam os outros, mas sente-se incapaz de parar. Nesses casos, é importante buscar a ajuda de um profissional de saúde mental para entender e mudar a situação.
Se você estiver procurando por informações ou desejar marcar uma consulta com a nossa equipe de psicólogos, fique à vontade para entrar em contato. Temos uma equipe selecionada para atender suas necessidades. Seja muito bem-vindo e obrigada por ler!
Fonte: Pessoas de caráter fazem a coisa certa, mas e quando questões psicológicas influenciam? por Psicólogos em São Paulo