Pular para o conteúdo

Como lidar com a metástase no câncer de próstata: dicas e orientações

  • por
  • posts

E como são as metástases do câncer de próstata? Como esse tumor se espalha? Esse assunto de hoje é complicado, mas vamos descomplicar. Eu sou o Dr. Juliano Platina e este é o urologista descomplicado.

Antes de começarmos, gostaria de pedir a você para deixar um like no vídeo, se inscrever no canal caso ainda não seja inscrito e compartilhar com os amigos caso tenha gostado do conteúdo. No meu canal, já temos vídeos sobre câncer de próstata, deixarei o link para vocês mais abaixo. Já falei sobre tratamentos, cirurgia robótica, radioterapia e várias coisas relacionadas ao câncer de próstata, mas ainda não comentei sobre as metástases desse tipo de câncer.

Então, as metástases ocorrem quando um câncer sai do seu local de origem e as células cancerosas se espalham para outros lugares do organismo. Pode ser qualquer órgão, qualquer lugar. Cada tumor tem um local preferencial para se espalhar. Vou explicar para vocês onde é que o câncer de próstata costuma se espalhar.

A maioria dos tumores, quando dão metástases, se tornam incuráveis, pois é muito difícil atingir todos os órgãos onde o tumor se encontra. Por exemplo, se o câncer de próstata está no próstata, você pode retirar esse órgão através da cirurgia e curar o paciente. No entanto, quando o tumor já se espalhou, o tratamento se torna mais difícil.

Alguns tumores têm a capacidade de mandar metástases para um local específico. Por exemplo, o câncer de rim pode mandar metástases para o pulmão. Nesses casos, é possível retirar as metástases e tratar o paciente. No entanto, na maioria das vezes, quando o tumor já deu metástases, ele se torna incurável.

No caso do câncer de próstata, ele tem um padrão de metástases bastante previsível. O câncer de próstata se espalha principalmente pelos vasos linfáticos, chegando aos gânglios linfáticos que estão ao redor da próstata. Esses gânglios linfáticos podem se espalhar para a região pélvica e até mesmo para outras regiões do abdômen.

Para diagnosticar as metástases do câncer de próstata, é feito um estadiamento através de exames de imagem, como a tomografia e o PET-Scan. Esses exames podem detectar se há presença de metástases linfáticas. Além disso, é comum fazer uma cintilografia óssea, que é um exame para detectar metástases ósseas. O câncer de próstata tem uma afinidade muito grande pelo tecido ósseo, por isso é comum encontrá-lo nessa região.

A cintilografia óssea consiste em injetar um material radioativo no paciente, que é eliminado pelo organismo depois de alguns dias. Esse material radioativo se concentra no tecido ósseo e é detectado por uma máquina específica. Assim, é possível identificar a presença de metástases ósseas.

Vale ressaltar que a cintilografia óssea é um exame de suspeita, ou seja, ele indica áreas suspeitas de metástases ósseas. Para confirmar, é necessário realizar outros exames, como ressonância magnética ou tomografia do local suspeito.

É importante mencionar que uma vez que as metástases são constatadas, o câncer não é mais curável. O tratamento passa a ser paliativo, buscando controlar o avanço da doença e aliviar os sintomas dos pacientes. O tratamento pode incluir terapia hormonal, radioterapia e até mesmo quimioterapia, dependendo do caso.

Cada caso é único e o prognóstico varia de acordo com a agressividade do tumor. Alguns pacientes podem viver por vários meses ou anos com a doença controlada, enquanto outros podem evoluir rapidamente para óbito.

Portanto, é importante procurar um urologista para fazer o diagnóstico precoce do câncer de próstata. A realização de exames preventivos pode detectar a doença em estágios iniciais, quando ainda é possível fazer o tratamento curativo. Não ignore os sinais e faça a sua parte para cuidar da sua saúde.

Espero que você tenha gostado deste vídeo. Se tiver mais dúvidas sobre o assunto, deixe nos comentários que ficarei feliz em responder. Até a próxima!

Fonte: METÁSTASE EM CÃNCER DE PRÓSTATA – O QUE FAZER por Urologia Descomplicada