Pular para o conteúdo

Como identificar sinais de gravidade na constipação intestinal: Intestino preso

  • por
  • posts

Como combater a constipação: 10 dicas médicas

Olá, eu sou o Dr. Eduardo do Sonhomédico, gastroenterologista. Meu objetivo com esses vídeos é ajudar o maior número de pessoas a cuidar melhor da sua saúde.

No nosso vídeo de hoje, continuamos falando sobre constipação, que é a dificuldade de evacuar, seja por fezes ressecadas, seja por dificuldade de expelir as fezes, seja por uma frequência muito baixa (menos de três vezes por semana).

Nesse vídeo, vou passar dez conselhos médicos para quem sofre de constipação, e no final, vamos falar sobre os sinais de alerta quando você não pode perder tempo para procurar um médico e investigar a causa do problema.

Primeira dica:

Ninguém precisa evacuar todos os dias. Cada organismo tem um ritmo. Algumas pessoas evacuam duas vezes por dia, até três vezes por dia, e outras pessoas evacuam de 3 em 3 dias. Isso não significa que existe algum problema, desde que você evacue com facilidade, sem nenhum desconforto. Algumas pessoas têm essa ideia de que precisam ir ao banheiro todos os dias e acabam tomando medicamentos e ficando preocupadas e ansiosas sem necessidade.

Segunda dica:

Aumente a quantidade de fibras na dieta. As fibras são componentes da alimentação que estão presentes principalmente nas frutas, na salada, nos legumes e nos cereais. Aumente também a quantidade de líquido, principalmente a ingestão de água. O ideal para a saúde digestiva é que a pessoa beba bastante água durante o dia, enquanto estiver acordado, e aos poucos. Evite beber muito líquido de uma vez só e não beba líquido antes de dormir.

Terceira dica:

Pratique atividades físicas regularmente. O ideal seria que as pessoas praticassem 150 minutos de exercício por semana. Isso pode ser dividido um pouco a cada dia ou um tempo maior em até três vezes na semana, fica a critério de cada um.

Quarta dica:

Não ignore os sinais do seu intestino. Se ele deu vontade de evacuar, não segure. Quanto mais a gente segura, prende essa vontade de evacuar, mais inibimos o reflexo e o organismo vai percebendo cada vez menos quando precisa evacuar. Respeite e obedeça o seu intestino.

Quinta dica:

Crie um hábito de evacuar ou de tentar evacuar todos os dias no mesmo horário. Isso é importante para que o nosso organismo crie esse ritmo e, mesmo que não precise evacuar todos os dias, dê a oportunidade para o seu organismo se manifestar caso ele precise. Existe um reflexo, um comando involuntário que a gente não controla, e a gente chama de reflexo gastrocólico. Quando a gente enche o estômago, o intestino se contrai, por isso que a maioria das pessoas vai ao banheiro após uma refeição, principalmente de manhã. Se você gosta de café, é uma boa que ele seja a primeira refeição do dia. Um café que tenha uma quantidade que ocupe um volume, uma refeição bem feita com café, vai estimular o funcionamento do seu intestino.

Sexta dica:

Identifique a causa do problema em conjunto com o seu médico. Faça uma investigação para saber quais são os fatores que estão contribuindo para esse problema e vamos resolver na causa para que esse problema não volte a incomodar. Se for preciso, não há nenhum problema em usar medicamentos laxantes. Algumas pessoas precisam utilizar medicamentos laxantes e o tratamento pode ser para uso constante ou até todos os dias continuamente. O importante é que a gente não continue com o problema sem resolver a causa e não faça nenhum tratamento.

Sétima dica:

Caso você esteja muito preso, com muita dificuldade de evacuar, não espere. Muita gente acaba esperando até ficar muito preso, com muita dificuldade de evacuar e acaba trazendo problema. Quando fazemos muita força, podemos acabar machucando o ânus, provocando a formação de hemorroidas. Então, é importante tratar o problema, resolver a causa e, se for preciso, usar laxantes. Desde que seja acompanhado pelo médico, o medicamento certo para cada pessoa.

Última dica:

Acredite no seu médico, confie no seu médico. Se você não está cem por cento confiante, procure outro profissional ou busque outra opinião. Nós confiamos no seu médico, então siga o tratamento para ele. Este é um problema que a maioria das pessoas consegue ter uma cura completa, em um tratamento que resolva isso para sempre. Por isso, é importante ter o seu médico acompanhando, confiar nele e fazer consultas regulares e periódicas, conforme ele determinar. E esteja atento aos sinais de alerta, que podem sugerir que algum problema mais sério está acontecendo e que a gente não pode perder tempo, para evitar que o problema se agrave. São eles: sangramento ao evacuar, febre associada à constipação, uma frequência muito baixa de evacuação (menos de três vezes por semana) e fraqueza, especialmente se for de início recente.

Se você apresentar algum desses sintomas, não perca tempo, procure seu médico. Eu vou deixar aqui embaixo, na descrição do vídeo, o link para outros vídeos do canal em que falo sobre constipação. Além disso, falo sobre a quantidade de fibras, sobre água, sobre hábitos e o que fazer quando essas medidas iniciais não resolvem. Assim, podemos continuar ajudando muitas pessoas. Preciso que você curta esse vídeo, deixe um comentário e se inscreva no canal.

Fonte: Intestino Preso | Sinais de gravidade | Constipação Intestinal por Dr. Eduardo Usuy Jr.