Pular para o conteúdo

Como Identificar os Sintomas de Depressão

  • por
  • posts

Sintomas da depressão

Olá!

Hoje vou falar sobre depressão, uma doença que já foi considerada pela OMS como o mal do século 21. Você conhece alguém que está sempre triste, calado, se isola, chora por qualquer motivo? Isso pode ser depressão! Quase 6% da população brasileira, ou seja, mais de 11 milhões de brasileiros têm ou já tiveram depressão.

Por isso esse vídeo é tão importante. Vou tentar tirar as dúvidas mais frequentes sobre depressão, quais os sintomas de uma depressão o que provoca a depressão? O que é ser uma pessoa depressiva? Se depressão é diferente da tristeza e do luto. E você sairá desse vídeo entendendo mais dessa doença e conseguindo identificar os sintomas de depressão em si próprio, amigos ou familiares.

Mas antes, já vai curtindo o vídeo, se inscreva no canal para não perder as nossas dicas de saúde, e ative o sininho para receber as notificações. E também é muito importante que você difunda esse conhecimento com seus amigos e familiares. A gente recebe coisa que não vale a pena no WhatsApp, e quando o assunto é a sua saúde, a nossa saúde vale a pena compartilhar! Então compartilhe aí.

Depressão é a mesma coisa que tristeza ou luto?

Não, tristeza e luto são momentâneos, pontuais. Sua namorada te deixou, você vai ficar triste. Perdeu o emprego, vai ficar triste. A tristeza é uma reação normal a uma perda, decepção, problemas ou outras situações difíceis. Sentir-se triste de vez em quando faz parte da nossa vida. Mas, veja bem: os sentimentos de tristeza podem durar alguns dias mão vão embora rapidamente e você pode continuar com sua vida.

E o luto: Seu cachorrinho morreu, ou algum ente querido faleceu: você se enlutou. O luto pode durar até 6 meses, isso também é totalmente normal. Mas, veja bem: os sentimentos de tristeza podem durar alguns dias mão vão embora rapidamente e você pode continuar com sua vida.

E o que é depressão, se não é tristeza nem luto?

A depressão é uma doença mental que afeta seu humor, a maneira como você se entende e a maneira como você se relaciona com as coisas ao seu redor. Você enxerga o mundo de uma forma negativa, distorcida.

A depressão pode surgir sem motivo, pode não ter uma causa aparente, e dura muito tempo. É muito mais do que um baixo-astral ou tristeza. As pessoas com depressão podem se sentir inúteis ou sem esperança. Eles podem se sentir culpados, irritadas, raivosas, que sempre vê aquele copo meio vazio, com pensamentos sempre negativo. Com dificuldade de concentração, sem interesse, sem ânimo de fazer as coisas que gostava e tendem a se isolar dos outros.

E a pessoa que está em depressão também tem problemas de sono, perda do apetite ou às vezes aumento do apetite e fica sem energia com dores no corpo inexplicáveis. Alguns podem ter pensamentos recorrentes sobre a morte ou até sobre suicídio.

E a depressão dura quanto tempo?

A depressão dura mais de duas semanas, geralmente não passa por conta própria e afeta o seu dia-a-dia. Algumas pessoas acham que não é uma doença real, mas é real, e também, mais importante, é tratável.

Várias pessoas famosas sofreram de depressão, por exemplo, Lincoln, o maior presidente dos Estados Unidos, sofria de depressão maior, e teve crises longas. Mas mesmo assim conseguiu conduzir uma nação durante a pior época, que era a guerra de secessão, e conseguiu evitar a separação dos Estados Unidos.

Então, para deixar claro: depressão dura muito tempo, não tem causa, ou a causa é desproporcional. E a gente tem que ficar atento porque depressão está intimamente ligada a suicídio. Aquela pessoa que pensa muito em morte, pensamentos recorrentes, que fala muito sobre isso, está dando pistas que está depressiva. E está tendo uma depressão séria. Isso é um sinal de alerta! Suicídio é a 3a causa de morte em jovens. No brasil, e cerca de 12 mil pessoas tiraram a própria vida por ano, e com a pandemia isso se agravou.

Procure um médico imediatamente, vá a um pronto socorro de psiquiatria para ser avaliado se encontra sinais de alerta de suicídio.

E quais são os fatores de risco para depressão?

A depressão pode afetar qualquer pessoa, mesmo uma pessoa que parece viver uma vida ideal. Vários fatores levam a pessoa a ter depressão:

Bioquímica, nossos neurotransmissores. Dentro do cérebro temos certas substâncias químicas no cérebro que podem estar muito baixas ou desreguladas, que podem contribuir para os sintomas de depressão, como a serotonina, a noradrenalina, e outros.

Também a parte Genética: a depressão pode ocorrer em famílias. Por exemplo, se um gêmeo idêntico tem depressão, o outro tem 70% de chance de ter a doença em algum momento da vida.

Personalidade: Pessoas com baixa autoestima, muito ansiosas (eu fiz um vídeo sobre crise de ansiedade que falei que depressão e ansiedade andam juntas) ou que geralmente são pessimistas parecem ter maior probabilidade de sofrer de depressão.

Fatores ambientais: Drogas e álcool pioram muito! E aumentam risco de suicídio. A exposição contínua à violência, negligência aquela pessoa que deixa o idoso isolado, na casa dele, longe, abuso sexual ou verbal, ou pobreza pode tornar algumas pessoas mais vulneráveis ​​à depressão.

Então, são muitos fatores e causas.

E qual o tratamento da depressão ?

A mensagem que eu quero deixar nesse vídeo é: A depressão, mesmo nos casos mais graves, pode ser tratada. Quanto mais cedo o tratamento começar, mais eficaz ele será. A depressão é geralmente tratada com medicamentos antidepressivos, psicoterapia ou uma combinação dos dois.

Durma bem.

Coma saudável.

Faça exercícios.

Tenha uma rede de suporte.

Se esses tratamentos não reduzirem os sintomas podemos usar mão da eletroconvulsoterapia (ECT) e outras terapias de estimulação cerebral.

Gostou?

E qual vai ser o próximo vídeo que vai assistir?

Vou deixar 2 recomendações aqui:

Nosso vídeo sobre crises de ansiedade.

E nossa playlist sobre infarto.

Meu nome é André Wambier, cardiologista, e esse é o Cardiodf.com.br.

Lembre-se de se inscrever.

E até o próximo vídeo.

Fonte: SINTOMAS DE DEPRESSÃO: como saber se tenho depressão? por Cardio DF — Cardiologia e saúde cardiovascular em Brasília (DF)