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COMO FUNCIONA A INJEÇÃO PROGRAMÁVEL!

No episódio de hoje o Tiago Kfouri vai contar como funciona uma injeção programável, quais as suas funções e como são feitos os ajustes. Ficou com dúvida, use o campo dos comentários!

Olá pessoal sejam todos muito bem vindos ao canal da showtec para aqueles que ainda não conhecem o meu nome é tiago que fure muito prazer e eu voltar toda semana aqui no canal trazendo muito conteúdo pra vocês relacionado ao mundo da performance vão falar sobre diversos assuntos quem tiver curiosidade para ter um gostinho a mais do que vai rolar aqui no canal assista

Um vídeo que a gente vai deixar como sugerido no fim desse episódio quero passar pelo mundo da performance de diversas formas do modo mais simples até situações mais complexas ea gente vai começar por um assunto que para quem já está nesse mundo mais tempo pode soar como uma coisa normal mas hoje eu quero falar com vocês sobre o que é a injeção programável e

Eu quero dar três sugestões pra vocês primeira delas se inscrevam neste canal no canal da fitec pra ficar por dentro de quando vão sair os vídeos novos segundo não deixe de acompanhar fiotec nas redes sociais o link do facebook do instagram estão na descrição desse vídeo e 3º usem o campo de comentários para deixar as dúvidas que vocês têm a sua dúvida pode

Ser a falta de um próximo vídeo aqui no canal eu acho que vale um parentes provavelmente alguns de vocês estamos perguntando o que tem um fluxo ligou aqui nos estados unidos pra quem não conhece esse daqui é o gol glr é meu carro que o trouxe do brasil pra cá tem toda a história dele no canal do youtube do carros de colecionadores dele e desse outro carinho aqui o

Corvette z06 e esses dois carros vão servir de plataforma de conhecimento pra gente para poder demonstrar uma série de funcionalidades para a gente poder testar junto uma série de coisas antes a gente falar da injeção programável acho que vale a pena contextualizar um pouco vocês motor a combustão interna ele tem algumas características que são importantes da gente

Falar pra entender sobre a injeção programável motor a combustão interna e admite a recebe combustível no meio do caminho essa mistura de ar combustível vai para uma câmara de combustão onde ela vai receber uma ignição vinda das velas vai ocorrer uma queima dessa queima é gerado uma energia e da energia é transformada em trabalho o motor mais antigo ele usava o

Carburador carburador basicamente o que é é uma peça mecânica que ela faz essa mistura de ar e de combustível conforme a carga de acelerador e o carburador ele tem uma grande característica que é a seguinte ele não se adapta a nenhum tipo de situação de altitude de clima enfim por isso que surgiu lá atrás a injeção eletrônica substituindo assim o carburador

No brasil o primeiro carro foi o gol gti em 1988 lançado em gestão eletrônica a injeção eletrônica que ela tem algumas características de funcionamento primeiro que ela tem sensores e os sensores do que fazem sentem se sentem o que a temperatura da água à temperatura do ar posição do acelerador o quanto o motorista que está dentro do carro está desejando de

Potência tudo isso são sensores que se vocês olharem no cofre de qualquer motor com injeção eletrônica com certeza é vocês vão encontrar esses sensores mandam informação para um computador que a esse é o do carro esse computador tem uma série de parâmetros que estão gravados que a gente chama de mapa onde ele tem lá o cruzamento de informações por isso a

Temperatura do ar tanto se o motorista está colocando tanto de acelerador se a sonda lambda sonda lambda é o que falando de uma maneira simples é um vamos dizer um nariz que tem lá no no escapamento que ele manda uma informação de quanto de oxigênio que está saindo pelo gás escape com base em todas essas informações cruzando com a paquetá nascer um é determinado

Qual vai ser a injeção de combustível que o carro vai ter que fazer naquele momento então de uma maneira simples é isso sensores passam por uma central eletrônica por um computador a cabeça pensante do do motor e ele vai deter na qual é a injeção de combustível tem também o sistema de ignição que aí vai ser determinado qual momento é que tem que ser feita a

Centelha dentro da câmara de combustão mas ele só parte de ignição a gente vai falar num outro capítulo e aí quando a gente fala principalmente sobre o mundo da performance a gente precisa ter a liberdade de poder criar um próprio mapa para atender aquele novo motor aquela nova característica de uso pra isso que tem a injeção programável a injeção programável

Diferente de uma e ceo vamos dizer original você tem essa liberdade de uso e hoje você pega por exemplo esse carro que tem uma f 3 600 todo e ceo é concentrada nessa caixinha que tem aqui na frente e dentro dela tem não só o controle da injeção de combustível mas da ignição e de diversas outras funções que eu vou compartilhando aos poucos como vocês aí você

Pode me perguntar por que cá mas ea história de fazer o chip não é a mesma coisa não o chip você manda pra uma pessoa que ela consegue criar um novo mapa dentro daquela esse é o original do carro mas você não tem essa liberdade de uso que eu tenho por exemplo aqui ó então quando a gente entra por exemplo no menu da linha power ft é aqui mapas de injeção aqui

Eu já consigo acessar o meu mapa que está aqui determinado em função da pressão no coletor de admissão qual que vai ser o tempo de injeção para aquele momento e quando a gente entra aqui ó nessa tela de diagnóstico eu consigo ver todos os meus sensores e atuadores toda a informação se eu ligar o carro dá uma olhada olha quanta informação que tem é que muda

Ao mesmo tempo o e com base nas informações vindas dos sensores o sistema de gerenciamento vai determinar qual a quantidade de combustível ideal para aquele momento do motor e aí vocês podem perguntar mas tem k não dá pra fazer também a programação da injeção eletrônica pelo computador pronto conectar e se o no computador saia um cabo usb que tem lá na f

3 600 connectu aqui abra o software ft média e aqui eu consigo acessar todas as funções essas funções tão presentes na tela mas aqui eu tenho obviamente uma tela muito maior então eu tenho diversas possibilidades de visualização por isso que muitos preparadores gostam de usar com o carro na moto fazendo todo o mapa ea calibração do carro mas ao mesmo tempo os

Preparadores adoram a configuração direto na tela porque porque é muito prático então você sai para testar o carro se sentiu alguma característica que não agradou você faz uma correção no momento aqui eu consigo ver por exemplo o mapa principal de injeção consigo ver a uma série de ajustes e compensações compensação por exemplo por temperatura do motor

Então aquilo que eu comentei da do do carburador que ele não faz esse tipo de compensação aqui tá com a possibilidade de customizar da maneira que preferir pra quê pra proposta para o tipo de combustível utilizado enfim a gente ainda vai falar bastante sobre o software wikimedia e vamos entrar em diversos outros detalhes mas o que eu gostaria mesmo hoje era de dar

Uma situada pra vocês e pra quem ainda não conhecia o que é uma injeção programável tem dúvida deixe nos comentários que isso é super importante pra gente tem informação legal para acrescentar deixe nos comentários também tá bom espero que vocês tenham curtido mas essa não esquece deixará que lilic ea gente se vê no próximo vídeo aqui na ceitec grande abraço a todos tchau

Transcrito do video
COMO FUNCIONA A INJEÇÃO PROGRAMÁVEL! By FuelTech