Pular para o conteúdo

Como fortalecer as pernas através do equilíbrio da coluna vertebral

  • por
  • posts

Rosalie Greca já está praticando o programa de exercícios terapêuticos para artrose no quadril há algum tempo, mas ainda sente muita dor na coxa, tíbia e nos membros inferiores. Isso ocorre porque, à medida que a coluna se aproxima, as vértebras comprimem a raiz do nervo, causando sensibilidade alta e dores intensas. Além disso, a compressão do nervo dificulta o controle do cérebro sobre a musculatura, enfraquecendo os músculos que deveriam sustentar a distância entre os ossos.

Os exercícios do programa consistem em movimentos de rotação das vértebras em posição deitada, que ajudam a afastar e descomprimir as vértebras, reativando e desbloqueando os nervos. À medida que os nervos voltam a funcionar, eles vão normalizando a função e a sensibilidade alta diminui, aliviando as dores. No entanto, a medida que os nervos são reativados, outros nervos que estavam parados são ativados, e assim sucessivamente.

O objetivo dos exercícios é recuperar o controle e a força da região lombar, quadril, coxa, joelho, perna, tornozelo e pé. Com a força recuperada, a coluna é sustentada, evitando a compressão dos nervos e revertendo o processo que causou enfraquecimento e lesões. A melhora da postura e o fortalecimento de toda a sustentação do corpo também contribuem para proteger o nervo ciático, responsável pelo controle das pernas.

O cérebro envia estímulos através da medula para o nervo ciático, controlando os movimentos do quadril até o pé. Quando a coluna comprime o nervo ciático, ocorrem alterações no controle e na sensibilidade, resultando em dores e fraqueza muscular. Os exercícios terapêuticos auxiliam na correção dessas alterações, permitindo que o corpo recupere o controle, a sensibilidade e a força normais.

No médio e longo prazo, a recuperação dessas funções resulta na eliminação das dores nas pernas e no retorno à função normal do corpo.

Fonte: Força e equilíbrio nas pernas depende da coluna vertebral por VIVA SEM DOR