Pular para o conteúdo

Como estabilizar a miopia: guia completo e eficaz para controlar a miopia

  • por
  • posts

E você sabe quais foram as consequências do isolamento social causado pela pandemia do covid-19 em 2020? Uma verdadeira pandemia de miopia! Sim, os casos aumentaram muito e o grau das pessoas também aumentou muito.

No vídeo de hoje, eu vou te contar quais as nossas estratégias atuais para conter o avanço do grau da miopia. Imperdível, vem comigo!

Olá, seja muito bem-vindo! Eu sou Cláudia Del Claro, oftalmologista, e criei esse canal para você que é preocupado com a sua visão, que quer aprender como cuidar melhor dos seus olhos. Pois é aqui que você vai ter as melhores respostas. Então, se você ainda não é inscrito, não perca tempo, inscreva-se agora mesmo e clique no sininho, porque toda semana são dois vídeos novos para você. Venha fazer parte da maior e melhor audiência de oftalmo do Brasil.

Realmente, essa pandemia do covid-19 mudou o panorama mundial em vários sentidos. Um estudo na China mostrou que houve um aumento de 400% nos casos de miopia em crianças na faixa de 6 anos e de 200% em crianças um pouco maiores. Ou seja, é algo muito preocupante.

Estima-se que em 2050, 50% da população mundial será míope, e isso causa grande preocupação, principalmente porque sabemos que os graus mais elevados de miopia ocasionam outros problemas oculares, como degeneração macular, formação de membrana neovascular na retina, descolamento de retina, glaucoma, catarata, problemas que podem causar a cegueira. Por conta disso, a Organização Mundial da Saúde elegeu a miopia como uma das suas cinco prioridades.

Por isso, nós oftalmologistas estamos tão empenhados em divulgar essa mensagem, em trazer essa conscientização para você e em mostrar o que é possível fazer para evitar um desastre tão grande nos seus olhos, que o grau alto de miopia pode provocar.

E se você tem miopia, se tem alguém na sua família míope, se tem crianças pequenas, já vai me deixando muito like para que esse vídeo atinja o maior número de pessoas, e fique até o final, porque no final eu vou te dar uma dica de ouro para que você evite o surgimento da miopia.

Vamos lá, a primeira estratégia que estamos usando é o uso do colírio de atropina. A atropina é um colírio já antigo, usávamos para fazer a cicloplegia, aquele exame de dilatação em crianças. Usamos ele também em casos de uveíte, em que precisamos fazer a paralisação dessa musculatura interna do olho. Enfim, uma medicação muito conhecida, já conhecemos todos os seus limites e seguranças.

O tratamento consiste em usar este colírio em uma criança ou um adolescente míope até o início de sua idade adulta. A dosagem dele é bem diluída e você vai usar uma gotinha todas as noites. O efeito é maravilhoso, vários estudos já comprovam que ele reduz em 50% a evolução da miopia.

Vamos dar um exemplo: uma criança que está tendo um aumento de 0,75 por ano. Em sete anos, ela vai ter 5,25 de miopia. Se usar o colírio, ela vai ter 2,5 – 2,75. Então, faz muita diferença, realmente. Isso faz toda a diferença, e se ela tiver 2,75, ela está fora dessa zona de risco de vir a ter essas complicações.

Essa é o ponto. A outra estratégia são as lentes de contato, até mesmo lentes de óculos. Elas têm a função de corrigir a visão central com grau total da miopia, e na visão periférica, elas fazem uma diminuição do grau.

Porque você imagina que o nosso olho é totalmente curvo na parte de trás, então o grau que pega a região central do olho, a mácula, não seria o mesmo que a região periférica. Isso provoca um defocus hipermetrópico e esse defocus hipermetrópico provocado pela lente de óculos normal, pela lente de contato normal, ele pode induzir ao aumento da miopia. Então, essas lentes especiais elas não provocam esse defocus hipermetrópico, justamente por causa disso. Porque no centro ela vai ter uma correção e na periferia ela vai ter uma correção menor. Os efeitos são maravilhosos também. Estudos comprovam que ela diminui em 50% o aumento dos casos de miopia.

Você que me acompanha aqui já ouviu eu falar muitas vezes que a miopia é genética, realmente ela é genética, mas hoje nós já temos muito embasamento científico para mostrar que os fatores ambientais também estão bastante envolvidos na gênese da miopia. E são eles: passar muito tempo na frente de uma tela, ficar muito tempo em ambientes fechados e ficar muito tempo em ambientes escuros.

Então, a terceira estratégia e dica de ouro que eu dou para você é se exponha ao ar livre todos os dias. Tanto adultos, principalmente as crianças, devem passar uma hora por dia ao ar livre, ou olhando para longe, a luz natural. Porque isso dá uma sensação muito grande de bem-estar e há uma liberação grande de dopamina no nosso corpo, um neurotransmissor que nos dá essa sensação de bem-estar. Mais que isso, é fortemente encontrado na retina, e não se tem bem ao certo qual a função da dopamina na retina. Mas acredita-se que ela deixa o olho um pouco mais enrijecido, e isso ou previne o surgimento da miopia, ou faz com que a miopia não aumente tanto.

Então, é fundamental ter essa alternância. A gente sabe que ainda estamos na pandemia, as crianças estão muito em casa, ficam muito nas telas. Mas precisa ver essa alternância. Quantas horas na tela, elas podem ficar no máximo duas horas por dia. Então, pais, tentem espelhar as imagens do telefone na televisão, isso já vai auxiliar muito, já vai reduzir o tempo que a criança vai ficar na frente de uma tela. Com ela, pode vir vídeos no YouTube, na televisão, séries, filmes, até mesmo a aula online é possível ser passada na televisão, e isso já vai ajudar bastante esse esforço acomodativo que pode sim provocar a miopia.

Gostou dessas dicas? Então, bora compartilhar agora esse vídeo, porque a miopia sim, ela pode e deve estabilizar. Mas, para que isso aconteça, precisamos passar para frente essa informação. Um grande beijo, e eu te vejo no nosso próximo vídeo. Tchau!

Fonte: Miopia – Como Estabilizar a Miopia por Dra Claudia Del Claro – Oftalmologista