Pular para o conteúdo

Como eliminar pedras nos rins de forma eficaz

  • por
  • posts


Olá, tudo bem com você? Aqui, Ângela Xaviere. Eu quero conversar com você hoje sobre pedras nos rins: como eliminar ou como prevenir o cálculo renal. Ele causa um tipo de dor que, creio eu, ninguém quer sentir. A comparação feita por aí é com a dor do parto, e como já senti as duas, posso garantir para você que realmente é terrível.
Se você não quer sofrer com o nascimento de um cálculo renal, saiba que em grande parte dos casos está em suas mãos, ou melhor, em sua dieta, prevenir esse problema. Aproximadamente 15% da população brasileira apresenta cálculo renal, mas 85% desses casos são de pedras pequenas que são expelidas naturalmente pelos rins. Um pequeno percentual restante é que vai apresentar fortes dores e necessitar, muitas vezes, de assistência médica ou até mesmo de uma intervenção cirúrgica.
É interessante destacar que o número de cálculo renal aumenta em 30% no verão, segundo um levantamento feito pelo Centro de Referência de Saúde do Homem em São Paulo. Isso acontece porque as pessoas transpiram mais e, às vezes, não ingerem a quantidade de água necessária para essa época do ano. Além disso, aumentam o consumo de alimentos industrializados ricos em sódio, geralmente com pouca água e muito sal. Esses fatores tornam os cristais insolúveis e facilitam a formação de cálculos. Alimentos acidificantes também facilitam a formação de pedras nos rins, já que o sangue ácido as precipita com mais facilidade. Geralmente, os alimentos mais ricos em proteína, principalmente de origem animal, promovem esse tipo de acidez, facilitando a formação de cálculos.
A obesidade também é um fator de risco, pois as pessoas com um índice de massa corporal mais elevado geralmente apresentam mais cálcio e ácido úrico na urina, o que facilita a formação de cálculos. O alcoolismo aumenta o ácido úrico, que também se acumula nas juntas, formando a gota. A cafeína, presente em alimentos cafeinados como café, refrigerante e medicamentos, também pode levar à formação de cálculos, já que ela rouba cálcio dos ossos.
A prevenção é melhor do que remediar, então vamos às dicas para prevenir a formação desses cálculos:
1. Mantenha-se hidratado: para saber a quantidade de água que você precisa tomar, veja meu vídeo sobre água.
2. Fique longe do alcoolismo: não há motivo para usar um produto que traga tantos prejuízos para a saúde.
3. Controle o sal: substitua o sal refinado por um sal integral ou sal marinho.
4. Cuide da quantidade de ingestão de proteína e alimentos ricos em cálcio ao mesmo tempo: essa combinação favorece a formação de cálculos.
5. Mude seus hábitos alimentares e estilo de vida.
Quando o cálculo renal aparece junto com febre, é sinal de uma infecção paralela. Nesse caso, procure assistência médica para ver o que está acontecendo. Em casos de cólicas, é possível utilizar compressas de argila com carvão na região abdominal para aliviar a dor. A aplicação de argila fria é recomendada quando o rim está quente e febril. Também é possível fazer uma dieta líquida com sucos, incluindo suco de melancia batido com a semente (sem triturar a semente), suco de abacaxi com limão e outras frutas cítricas, além de hortaliças ricas em citrato.
O citrato é um elemento protetor, pois combina facilmente com o cálcio, tornando-o mais solúvel para que os rins possam eliminá-lo com mais facilidade. Também é possível incluir chás de abacaxi, quebra-pedra, boldo, alecrim, camomila, cavalinha e cana do brejo na dieta.
No entanto, se o caso for mais complicado, com pedras grandes nos rins, é necessário procurar um médico para uma intervenção cirúrgica a laser, por exemplo.
Lembre-se de que a mudança de hábitos é fundamental para prevenir a maioria dos problemas de saúde. Para ajudar, preparei uma aula sobre os sete pilares que sustentam uma vida com mais saúde e qualidade. O link está logo abaixo deste vídeo e é completamente gratuito.
Não deixe de assistir e aprenda como melhorar a sua saúde!
Fonte: Pedras nos rins: como eliminar? por Angela Xavier