Pular para o conteúdo

Como controlar e tratar a rosácea de forma eficaz.

  • por
  • posts

Rosácea: O que é e como controlar

Olá pessoal e sejam mais uma vez super bem-vindos ao canal bem-vindos amazonaspá. O nosso assunto de hoje é a rosácea. O que é rosácea? Considerada uma enfermidade crônica, até o momento não sabemos a causa principal e nem a cura. No entanto, existem alguns tratamentos para controlar essa enfermidade.

Como se manifesta a rosácea? Através de vermelhidão no rosto em determinadas áreas como testa, bochechas, nariz e queixo. Mas também pode aparecer no pescoço, no colo, na orelha. É importante estar atento a essas manchas ou inflamações na pele.

Temos quatro subtipos de rosácea:

  1. O primeiro subtipo é o mais simples, apenas a vermelhidão do rosto e vasos dilatados.
  2. O segundo subtipo, além da vermelhidão, começam a aparecer brotoejas como espinhas, que vão ficando cada vez mais inflamadas.
  3. O terceiro subtipo se concentra mais na área do nariz, fazendo com que a pele fique mais grossa e deformada.
  4. O quarto subtipo é ocular, afetando principalmente a região dos olhos, tornando-os vermelhos e com ardência.

E o que devo fazer se eu começar a perceber que minha pele está ficando um pouco vermelha? A primeira coisa que você deve fazer é procurar um dermatologista. Somente o médico dermatologista vai poder diagnosticar se você tem rosácea ou não, ou se é apenas um quadro de acne normal.

Existe diferença entre a acne e a rosácea? Sim, existe diferença. É possível ter os dois ao mesmo tempo, mas geralmente a pessoa que tem acne tem a pele oleosa, e é justamente por causa do excesso de oleosidade que começam a aparecer as espinhas e toda a inflamação. A rosácea é um pouco diferente, a pele fica um pouco mais seca e avermelhada.

Antes de usar qualquer produto na sua pele, procure um dermatologista. Qual é o tratamento que você pode fazer em casa? Primeiro, a prevenção. Como estamos falando de uma vasodilatação, então em casa você deve evitar todo e qualquer produto que cause vasodilatação. Álcool, pimenta, comidas muito condimentadas, gengibre, canela e café são alguns exemplos de alimentos a serem evitados ou pelo menos reduzidos na quantidade consumida. Além disso, o médico irá indicar qual o sabonete e creme você deve usar.

Na área de estética, podemos fazer uma limpeza junto com a orientação médica. Na minha clínica, utilizo produtos à base de yogurte, específicos para peles sensíveis com rosácea. Além disso, é importante usar um protetor solar com fator de proteção mínimo 30 e que seja específico para peles sensíveis, evitando produtos que sejam comedogênicos e que deixem a pele extremamente oleosa.

Na maquiagem, é importante utilizar produtos que sejam clean, ou seja, leves e suaves para a pele. O protetor solar com maquiagem já incluída pode ser uma boa opção, mas é importante não exagerar na quantidade para evitar oclusões na pele. Menos é mais!

Além disso, evite o estresse, que é um ativador da rosácea. Busque exercícios físicos mais moderados e que não exponham muito a pele ao sol. E, por fim, visite seu esteticista de confiança junto com o acompanhamento médico, pois é importante trabalhar em parceria para controlar a rosácea de forma efetiva.

Tenha em mente que a rosácea não é algo que vai desaparecer do dia para a noite. É uma condição que você precisa aprender a conviver e tratar da melhor forma possível para se sentir bem e ser feliz.

Espero que este texto tenha ajudado vocês a esclarecer um pouquinho sobre o assunto. Não tenha medo de falar sobre e procurar ajuda médica. Um beijo grande, fiquem com Deus e até o nosso próximo vídeo. Tchau!

Fonte: ROSÁCEA – Como controlar e tratar? por Cris Rivera