Pular para o conteúdo

Como conectar e desconectar o arduino com PC via serial com C# (AULA 5)

Nesse aula vamos aprender como conectar e desconectar o arduino com computador ou um modulo de transmissão e recepção serial usando c#

Canal ao nosso lado vamos então dá continuidade à nossa as vídeo aulas sobre fechar na aula passada começamos então abre a criar o leal e tivemos alguma dificuldade por computador estava um pouquinho lembro antes de almoçar continuidade é demos vida ao ao serial port né ou tem uma porta a cor disponível um detalhe que o nosso bom direito e agora precisaríamos

Da vida o botão conectar botão desconectar mas para isso primeiro temos que criar portas com virtuais para camus que porta cobrir mais localizar então houvesse pé e o nosso programa é esse essa aplicativo aqui me permite criar portas com virtuais vou agora então primeiro um é abrir esse programa e criar então portas com virtuais para portas com virtuais vens aqui

No cliente new device vai ser restaurante selecionar o pai ele vai dar em avançar e vai esperar então duas portas com virtuais agora sempre de criar com com 12 com quatro estamos de vez que essas portas virtuais são criadas só dá ok e vamos então aqui até agora já essas portas virtuais criados se quiseres tirar mais fortes podes adicionar e da em avançar então

Pode criar quantas portas com você quiser vou criar mais aqui com 10 e com cinco ok então tem a essas portas com criada vou minimizar agora quando eu rodar o meu código vou rodar agora vou comprar agora o meu código agora quando eu vou aqui em porta vai me permitir então visualizar todas as portas com virtuais a todas as portas com que tem no meu computador tá é

É um bom selecionar aqui a velocidade de transmissão ea e com eu também nesse está aqui passei o dia infelizmente só apertar um botão conectar ainda não vai acontecer nada tá é a outra coisa que eu tava explicar na aula passada era só abrir o botão é o comando select index tá se eu colocar aqui o número um da colocar aqui o número um vou dar um saco vamos

Ver que ele agora vai começar com a porta com1 com2 tá se eu colocar aqui a o número 3 número dois então ele vai começar agora com a porta com quatro tá então ele vai subindo vai colocando aqui as portas as portas com só colocar com três como temos todas as portas lógica então agora vai então me daqui a com com três e assim sucessivamente tá se me permite

Visualizar as portas seriais que eu tenho tá então porta com 5 então é determina que a inicialização da primeira porta que eu quero quando se tiver inicializar pode achar que para com zero ok vamos lá então eu vou fechar agora vamos dar vida ao nosso botão conectar é para dar um vídeo ao nosso botar um conectar basta dar um duplo clique no botão conectar vamos

Criar um evento de clipe vamos então agora a primeira coisa que nós devemos fazer é verificar se e a nossa aplicação já tá aberta tá então se a nossa aplicação já tá selado não se a nossa própria será que está aberta então ele deve fechar eu vou colocar aqui um isso e vou determinar então agora e sigo e se a porta se a porta serial vamos ficar se a porta

Serial está aberta será o porto é um ponto ezopen então se ela já tá aberta agora eu vou fechar tá um serial port um ponto pros tá vou fechar primeiro tá então tá aí então fechou a a minha a porta então uma vez que eu tenho a minha porta fechada o exame continuidade então se não se não tiver então essa vamos agora um ele se não vamos agora então abrir e

Fechar o hell’s vamos então o que nós queremos que acontece então se a porta já estiver aberta ele fecha se fechar então se não tiver aberta então foi uma coisa que ela deve fazer é abrir a porta então para ele e depois que ele abrir a porta ele deve enviar alguns comandos então na minha serial então estamos a ver aqui que a flor acrescentamos uma textbox arromba

Boxe saco de boxe ela tem textos então temos que vai formar primeiro esses textos e colocar na nossa na nossa seria a porta vamos segura essas informações ou ímpar que chamar o cb é o cb é bom você de porta com vai segurar então as informações que estão na vamos agora as informações que tem uma minha serial serial port. e eu vou chamar agora a porta tá vou

Segurar informação hospital na minha porta e vou então agora enviar na minha na minha cama box então vou segurar aqui combobox. teste então as informações aí estão em texto ok então avesso feito vou segurar novamente de informação que também será enviada na minha serial poder comunicar com arduino e o vanderlei vai também enviar então agora o bom de leite

Vai ser igual é atenção que o bando de leite usa dados do tipo inteiro e o dados que está será gerado no banner vai ter eh eh teste então para isso temos que converter quando foi que usar o inter inter parça tá em que parte eu vou fazer aqui um parça e vou então agora é segurar informação que tá no no banco direito e também vou enviar tá então também teste

É um tempo dizer aí que é ponto deixa isto então uma vez isso feito que tem aqui a mesa informações a ser enviada então pela minha serial tá então a quer dizer que as informações que tal na minha serial serão enviadas será enviada à porta com e também será enviada o banda leite é meu arduino tá então essa é a comunicação que vai abrir tá vamos fazer

Um tratamento de erro caso eu cumpri com essas condições então vamos dar vamos usar aqui dois comandos para tratamento de exceções tá e o tratamento de erro que é o troy que estávamos aqui uns vai queres aprender então muito facilitar no nosso processo tá para quê e quando as informações se não tiverem do jeito que a gente quer então essa informação que deve

Ser enviar primeira coisa que eu devo ter aqui é o melhor ele vai verificar se a porta estava aberta se a porta estiver aberta então vai deixar assim senão ele vai fechar a porta uma vez que a porta está fechada então tem que mandar abrir a porta vou falar que seria o corte será o corte. ok vou pedir agora para abrir a porta para comunicação tá depois então abrir a

Minha porta uma vez que a porta tá aberta vou desligar alguns botões tá vou colocar ele tá aqui o botão obter conectar vou colocar ele falso para sua mão poder alterar mais uma vez que a comunicação for estabelecida tá uma vez que a comunicação foi estabelecida o botão é baixar programa também o voo vou bloquear também para não a ação tá também para nós

Para também para não ter nenhuma alteração vou fechar também o botão desconectar tem que ser verdadeiro né das caso o botão conectar tem que ser verdadeiro botão desconectar tem que ser verdadeiro ah tá tem que me permitir é desconectar o programa está de vamos configurar o botão desconectar e também então também não vou permitir fazer a mudança do banner

Leite e da porta com então vou também bloquear a como o boxe a cama box da porta pão tá então use o comando e neco exatamente para desabilitar para não para que nossa mais alteração tá e saber também bom direito tá conte comigo e pronto então assim eu tenho agora a a minha aplicação tá então caso caso caso vamos por aí na porta com a pessoa não cumpra com

As condições ou coloca o deixá ao tentar conectar sem colocar as informações será que ele quer enviar uma mensagem de aula para isso aqui então moquete ah tá eu vou então enviar uma mensagem biel tá então eu vou chamar aqui a o messenger box tá messenger boca e vou fazer então esse tratamento para alertar que não que é da pessoa deve então selecionar a porta

Ou selecionar a como box então vou mostrar mais o messenger box tá já é uma região comando jama é uma função do fechar tá vou pedir então show e vou pedir para ele enviar uma mensagem ao usuário é eu vou pedir para enviar uma mensagem ao usuário que uma mensagem dela né é erro o erro wi-fi erro na injeção dos dados na sessão a deserção nos dados pé é

Uma gestão do status e parar mais não você pode meter a mensagem de você quiser tá ultimate a mensagem que você quiser então você vai dar vai ser essa mensagem dela outra coisa também que eu quero fazer aqui quando a comunicação com arduino foi estabelecida é na verdade mudar essa mensagem que tá aqui da porta está fechada para a porta está aberta walter

A também isso aqui vou chamar ele dá uma ele de mensagem lembra que eu queria aquela hora l2 messenger é ponto peço tá e vou então dizer que agora a porta está aberta vou mudar então essa mensagem uma vez que essa comunicação se for feito alguma né então a porta está aberta tá então essa mensagem e vou mudar para abrir a sua acordo tá vou chamar também

Novamente olho da mensagem e a a marca eu fora em cola e vou então agora alterar a accor para a américa não queria aquela hora usar o verde tá vou colocar então aqui agora ele só depois ver ok e caso vamos lá ver então você ainda rodar aqui meu código para vermos como é que ele vai funcionar então escolhi aqui nos colhe vou tentar conectar vou tentar conectar

Então que é que me dá uma mensagem de erro não me deu é isso que eu não coloquei o disse que eu não coloquei o um band-aid né direito não chamou aqui esse texto não haver chame lá colocar aqui ó vou colocar aqui nosso 1600 e não vou deixar essa porta com nessa porta com um existe aqui nas portas com virtuais que eu criei então a porta com não existe ok vou

Conectar e a porta está aberta então ainda ter só a porta com a cometer uma gafe ferir também conte ao botão desconectar fosse falso né então vou ver aqui no botão no botão vou ver aqui no botão desconectar vou pedir então aqui para ser te olho eu tenho que ser verdade aí né não é verdadeira ok então uma vez isso feito agora vou verificar aqui o e o botão

Tem aqui então o erro já é você não vai me dar é ruim porque isso não tá dentro do basquete tá você não tá dentro do do frete que você não vai me dar você testar e colocar existe dentro do playcat tá aberto ele para ver o erro do toy se colocar aqui dentro do trabalho agora assim se fizer existe agora assim se quiser existe testar e não adicionar que nada

Sê tentar desconectar ele agora assim vai ajudar então o erro do do parâmetro né agora validar e rodou os parâmetros só uma vez que tá aqui se eu colocar aqui dentro do troy agora assim é se eu apertar em conectar agora você vai pedir erro na seção dos parâmetros né mas vou deixar esse fora isso aí pode ficar 15 por enquanto é tens essas duas formas de fazer

Tá então é uma vez isso feito agora vou fazer uma vez que disse no botão conectar tá agora vou fazer isso não quer que eu vou fazer tudo e tudo inverso né caso me dá aquele erro tá uma faca nenhuma alteração então é aqui a porta se tiver tá quer dizer que a porta não vai abrir então aniversário colocar aqui a porca necessário colocar aqui o será o corpo

Né e vou então aqui deixar vou terá que os os parâmetros aqui onde está tudo que tá e aos vou colocar tro e tudo que tá acho vou colocar falso então eu vou colocar falso e os outros vou colocar então tio tá tá sumida é se é por causa que elas trabalhar com ela tá tá um baita fazer isso e tens o teu problema então resolvi tá e aqui então vou continuar com

A mensagem que a porta a porta aposto não alterar nada aqui nessa e a próxima alterar nada aqui a posso deixar assim a mensagem do jeito que tá agora a caso então antes conectar já tenho aqui o botão conectar funcionar vou dar aqui um conectar vou usar com dois aqui o vanderlei de 9.600 vou colocar então conectar ainda temos aí já o nosso programa funciona mas só

Apertar aqui no botão desconectar não acontece nada então botão desconectar para fazer o inverso do botão conectar tá vou fazer inverso do botão conectar para isso vamos então criar um evento no botão desconectar fora duplo clique aqui no botão desconectar vamos fazer o seguinte vou querer então aqui novamente o pai quer da vai que uns olhos pequenos ou então

Agora enviar os parâmetros que eu quero tá vai fazer isso aqui ele qat e fomos o ou seja aqui é só fazer o inverso tá é só inverter as coisas o que está no trabalho vai no pet o que tá aí no no quer vai nutroe tão bom segurar que as informações do botão do botão é se conectar né aqui a segurança das informações e vou mandar então aqui agora para o mel

A cat vou mandar aqui para o meu pet ó e aqui será o porto vou tirar essa informação que tá aqui vou mandar para aqui aqui tem que ser agora já não abre agora tenho que fechar e fechar e é próxima vamos vou pedir agora para fechar quem e vou segurar agora todas as informações que estão no pet e vou mandar aqui menos a mensagem de erro né menos a mensagem de eu

Vou mandar tudo aqui tá vamos lá ver agora como é que ele vai funcionar quando apertar um botão desconectar então vou agora a perdão ah tá então quando apertar aqui vou escolher aqui a porta com quatro aqui a velocidade de transmissão vou apertar conectar então tá conectado à porta está aberta quando apertar um botão desconectar vai desconectar e aqui ainda

Vem a porta aberta até que voltar aqui a mensagem agora sim tenho que alterar a mensagem no botão desconectar para voltar aquela informação de que a porta agora está fechada né porque ele permanece aqui a porta está aberta e aí deixa nisso então segurar agora essa mensagem ainda está aqui e quando apertar no botão desconectar deve mandar mensagem anterior que a

Porta está fechada tá vem aqui a porta está fechada hoje é só colocar aqui na mesma é fechada e a cor volta de novamente na cor vermelha na minha corte reto agora assim então vamos lá ver agora agora assim eu vou apertar aqui não vou botar um start vou escolher aqui o porta com dois é bom de leite e conectar então tá conectados apertar desconectar a porta está

Fechada e se eu quiser fechar o problema então botar o meu o meu jeito agora fechou então é isso é que nós temos para aprender é só nossa aula de hoje é tudo é compartilha curte e vamos então exercitar acima de tudo volta voltamos a repetir ninguém aprendi programação apenas olhando por isso é importante estamos a fazer isso tá então muito obrigado até a próxima aula

Transcrito do video
Como conectar e desconectar o arduino com PC via serial com C# (AULA 5) By NOSSO LAB