Pular para o conteúdo

Como aliviar dor e cãibra na perna com alongamento antes de usar rasteirinhas.

  • por
  • posts

E a Luzia é uma fisioterapeuta e a gente tá conversando já há alguns meses e ela me manda mensagem sempre perguntando sobre casos dos pacientes dela, o que eu possa orientando, ela me fala o caso e aí eu falo “Ah, pode ser isso, isso, isso tal, o que ela pode estar fazendo.” Então a gente tá trocando mensagens é para poder ajudá-la nesse entendimento do corpo, como eu faço, né, dá o meu entendimento sobre como cuidar do corpo que tá ajudando ela cuidar dos pacientes dela também.

Bom, e é uma coisa que a pessoa que usar rasteirinha. Então não é o problema de segurar a rasteirinha no pé, não é com os dedos, mas é aquela pessoa que tem um encurtamento, a coluna tá comprimindo os nervos, tá causando encurtamento do nervo ciático que vai por trás da coxa, da perna, lá na panturrilha, é o nervo. Tá bem encurtado, então quando a pessoa usa uma rasteirinha se ela tá usando um calçado que tem um pequeno salto, o calcanhar fica um pouquinho mais elevado que a ponta do pé, então não puxa tanto nervo lá na perna. Agora, quando a pessoa coloca uma rasteira que o calcanhar desce para o mesmo nível da ponta do pé, a hora que o estica ele repuxa atrás da perna. Então como ali na perna muitas vezes tem aderências a pessoa vai sentir cansaço, vai sentir dor na perna, vai sentir dor no pé também. Então para que a pessoa não tenha isso, tem que liberar as aderências na perna, tem que liberar aderências por trás da coxa, na região do glúteo, na região da nádega. Tem que soltar aderências, soltar aderências também na região lombar e na região do sacro.

Então esse exercício de colocar uma perna na parede ajuda muito e soltar aderências na sola do pé. Então quando deita, coloca deita na cama mesmo, tenta levar o quadril para parede, deixa a perna reta sem dobrar o joelho e sente que estica, mas é suportável, é dentro do limite do suportável, porque se dói muito a pessoa vai encolher, então ao invés de alongar ela vai colar mais as fibras. Então tem que ser suportável. A pessoa fica um pouquinho com as pernas para cima, dobre os joelhos, cruza as pernas, descansa. Pode só dobrar um pouquinho joelho para dar uma aliviada na perna e depois estica a perna de novo, deixando o joelho reto, que vai alongando, então gradativamente vai soltando as aderências vai descontraindo a atenção e o nervo vai se alongando. E também é a Down tchau, com o pé rodar para dentro, para fora. Toda vez que roda o pé para dentro, que leva o pé em direção ao outro, faz uma torção na da coxa com o quadril, uma alavanca da coxa com quadril e traciona mais o nervo ciático, liberando mais aderências do nervo entre as vértebras. Então vai liberando o nervo em toda a extensão do nervo ciático para aliviar o cansaço, a dor nas pernas, aliviar o cansaço, a dor nos pés e as cãibras também que muitas pessoas têm cãibra na perna, cãibra no pé.

Eu já tive muitas, hoje até nem lembro quando foi a última cãibra, mas tudo em função dessa condição dos nervos da coluna. Quando a coluna aperta o nervo, o nervo diz para os músculos para empó ele tem uma contratura aí dá cãibra ou aperta o nervo e fica apertando e vai encolhendo. Então vai encolher na musculatura e a perna fica mais curta. Por isso que a pessoa não consegue usar uma rasteirinha, ela tem que usar um calçado com um pouquinho de salto, então para poder usar rasteira, para poder caminhar sem calçado nenhum, é descalço. É muito importante o alongamento do nervo ciático. Esse de colocar a perna para cima na parede ajuda muito e eu lembro agora de uma vez que foi feita uma pesquisa na Unicamp, um ortopedista, ele estava fazendo um estudo sobre como as mulheres deveriam usar calçados, que as mulheres deveriam usar para não ter dores nas pernas. Então as mulheres que usavam salto, caminhando na esteira, usavam um salto, elas tinham menos dor nas pernas.

E quer dizer, você não corrige o problema, você causa mais encurtamento, porque o salto alto vai causar mais encurtamento. A ponta do pé fica para baixo e o calcanhar elevado e a panturrilha encurtada. Quando a pessoa faz isso, ao sair do salto e colocar o calcanhar no chão, estica o nervo e dói muito. Então para não ter problema de usar salto, usar rasteira ou usar bem o salto, coloca as pernas para cima na parede, alonga e libera as aderências, que aí você não tem limitação para usar só os altos. Ou não consegue usar uma rasteira, a rasteira ou andar descalço é muito bom, porque o pé espalha. Agora, quando você está usando o salto, a ponta do pé ela sofre mais pressão. Um arco plantar, o meio do pé sofre mais pressão e ali vai desencadeando tensão, aderência. E muitos pacientes quando eu mexo no pé, eu vejo uma pelota, uma massa dura colada no meio entre os ossos do pé, bem no meio do arco plantar, onde o pé mais alto do chão. Bem no meio do arco é onde tem uma parte endurecida, um caroço mesmo, às vezes da grossura do dedo, que está colada ali de tanta pressão que tem naquele ponto.

E à medida que vai soltando o pé da pessoa, vai tendo mais mobilidade. Então vai ficando mais flexível e a pessoa vai ter mais conforto para caminhar, para fazer uma atividade física, para poder fazer um passeio sem ficar sentindo dor no pé.

Fonte: Perna cansada, com dor e cãibra, para usar rasteirinha é só alongar. por VIVA SEM DOR