Pular para o conteúdo

Como aliviar as dores de cabeça pós Covid: dicas e tratamentos

  • por
  • posts


A dor de cabeça persistente depois da política e melhorado é comum. Então, o que você deve fazer se esse é o seu caso? Acompanhe o vídeo até o final e eu vou te explicar o que pode gerar dor de cabeça persistente mesmo depois da corrente ter melhorado e o que é necessário fazer nesses casos.
Trabalho com dores de cabeça na prática e hoje em dia tenho visto muitos pacientes que sofrem com uma corrente de dor de cabeça ou que contraem a cor lede e acabam desenvolvendo uma dor de cabeça nova que eles não tinham antes. Isso tem se mostrado um sintoma persistente da cor lede mais comum. Talvez seja uma sequela da política e ainda estamos no tempo de observar por quanto tempo isso vai permanecer. Mas os dados atuais mostram que é realmente uma das causas de comprometimento da qualidade de vida relacionadas à cor lede.
Por que as pessoas que contraem cor lede desenvolvem dor de cabeça? Essa é uma pergunta tão difícil. Imagine quantas vezes você já contraiu uma gripe comum na sua vida e possivelmente teve dor de cabeça também. Um quadro de gripe pode apresentar dor de cabeça entre os sinais e sintomas. Então, isso não é muito diferente do esperado para um quadro gripal.
O que temos observado é que a quantidade de pessoas que desenvolvem dor de cabeça com a cor lede é bastante alta. Alguns estudos chegam a até oitenta por cento das pessoas, outros em torno de cinquenta por cento. Então, se você tem a infecção sintomática pela cor lede, é comum ter dor de cabeça. Uma boa quantidade dessas pessoas já tinha, por exemplo, enxaqueca ou cefaleia tipo tensão e de repente nota que alguma coisa mudou na manifestação da cor lede. Essa mudança pode ser útil, como por exemplo, a dor de cabeça que parece com a que acontecia antes, mas agora não melhora quando a pessoa toma analgésico. Ou pode ser uma dor que dura mais tempo do que as dores que ela tinha antes. Também pode se manifestar com uma intensidade diferente, tornando-se mais intensa e duradoura. Pode ser um sinal de que alguma coisa está errada, mas na maioria das vezes a dor não vem isolada, ela pode vir acompanhada de outros sintomas, como alteração do olfato, que chamamos de hiposmia, ou anosmia, quando a pessoa para de sentir odores. Pode vir mais com tosse, dor de garganta e coriza, tudo isso pode estar associado à infecção pela cor lede.
Nesse caso, é fundamental fazer um teste para confirmar a presença da infecção, avisar as pessoas que você teve contato recente da infecção para que elas também possam fazer os exames quando necessário, e monitorar os sinais de complicação da doença. O mais importante é a falta de ar, a dispneia, a dificuldade para respirar. Isso é um sinal de alarme e merece uma avaliação médica sem dúvida nenhuma o mais rápido possível.
Mas felizmente, a grande maioria das pessoas não vai passar pela forma grave da infecção, vai desenvolver sintomas leves ou assintomáticos. Esses sintomas vão desde a alteração do olfato até o desenvolvimento de diarreia e outras manifestações várias além da dor de cabeça. E depois do período da pessoa estar infectada, pode durar algumas semanas, a pessoa melhora desses sintomas, o que faz ela observar que está se recuperando. Até que ela melhora completamente todos os sintomas, mas algumas delas permanecem com alguns sintomas residuais, entre eles a dor de cabeça. Essa dor de cabeça pode permanecer por dias, semanas ou até meses após a melhora da política.
Nesses casos, se a pessoa já emagreceu e as dores de cabeça persistem mesmo depois que todos os outros sintomas já melhoraram, três coisas podem estar acontecendo. A primeira é que o vírus pode ter desenvolvido uma nova forma de dor de cabeça para essa pessoa, algo que ela não tinha antes. Essa pode ser uma cefaleia persistente diária e isso vai exigir alguns tipos de tratamento específicos. A segunda é que a pessoa pode ter uma complicação ou outra doença que aconteceu devido à infecção pela cor lede e que está gerando a dor de cabeça. Uma das possíveis complicações é a trombose venosa cerebral, que é bastante rara, mas pode estar acompanhada de outros sintomas como alteração do nível de consciência, crise epiléptica, alteração motora ou movimentação da motricidade de um lado do corpo, entre outras alterações que são de maior risco e chamam mais atenção. E, por fim, algumas pessoas que já tinham dor de cabeça, muitas vezes controladas, podem observar que a enxaqueca, por exemplo, piorou substancialmente após a infecção pela cor lede. Então as dores de cabeça que aconteciam uma vez por mês podem estar ocorrendo o tempo inteiro ou elas existem com mais intensidade quando você usa o tratamento que sempre funcionava, de repente parou de funcionar. Isso pode ser algo que se arrasta por semanas, meses, quando não é tratado adequadamente.
Então, essas são as três principais causas que eu já trouxe aqui e expliquei, que podem gerar dor de cabeça persistente depois da infecção pela cor lede. Em cada um desses casos, é muito importante que você compartilhe isso com seu médico em consulta, para que ele possa avaliar com todos os detalhes da sua saúde, os outros sistemas, se eles estão bem, como renal, otorrinolaringológico e toda a saúde de forma geral. Ele será capaz de entender qual das opções é a mais provável que está acontecendo com você e assim desenvolver um tratamento mais adequado para que você consiga melhorar realmente essas dores de cabeça persistentes, que podem ser uma das sequelas ou um dos sintomas persistentes da infecção pela cor lede.
Então, se você sofre com dores de cabeça que pioraram depois da cor lede, não deixe de procurar ajuda médica. Meu objetivo aqui não é substituir essa consulta médica, mas sim trazer informações para que você possa tomar decisões melhores a respeito da sua saúde. E se você acha que esse vídeo foi útil para você, encaminhe para pessoas que você conhece que também estão sofrendo com dor de cabeça e ajude essas pessoas a encontrar as melhores decisões. Porque o objetivo final é que a gente consiga melhorar a qualidade de vida ao máximo possível de pessoas.
Até o próximo vídeo!
Fonte: Dores de Cabeça Pós Covid por dr.marcionattan