Pular para o conteúdo

Como Aliviar a Dor de Barriga do seu Filho – Assista ao Vídeo para Encontrar a Solução

  • por
  • posts

Dor abdominal em crianças – Descubra a causa

Oi e aí pessoal, gastropediatra Charles Angeli hoje vamos mais um vídeo. Hoje eu vou falar sobre dor abdominal, dando o seguinte enfoque: você que tem seu filho, sua filha que tem dor abdominal crônica que durou muito tempo e não estão descobrindo a razão, a causa. Eu quero dar um alerta aqui, ensinar vocês a observar o padrão de fezes porque muitas vezes a causa da dor abdominal em crianças está relacionada à constipação intestinal. Então fica aqui comigo que eu vou explicar direitinho o que você precisa saber também.

O padrão de fezes e a causa da dor abdominal

Os meus vídeos aqui no YouTube estão com interesse muito grande na patologia de dor abdominal infantil. Esses vídeos são os que estão fazendo o maior sucesso e realmente têm gerado muitas perguntas nos comentários sobre as crianças. Os pais perguntam o que fazer, o que seria e é difícil. A dor abdominal tem muitos nuances, ela tem diversas causas, centenas de causas e patologias, gente, tem que associar com sintomas. Se você está vendo esse vídeo pela primeira vez e não conhece o meu canal, aqui em cima vou deixar o link para a playlist sobre dor abdominal para você ver os tipos, falo sobre os quadrantes abdominais, sobre a relação com sintomas, coisas para se preocupar e as principais patologias mais urgentes. Dá uma olhada lá, você vai aprender bastante coisa.

Hoje, vou falar da dor abdominal. Muita gente me procura aqui no consultório e tem dor. Eles perguntam, e não têm febre, não têm vômito, não têm relação com alimentos, simplesmente referem que há uma dor e cólicas. A mãe refere que é uma dor depois que come, normalmente. E aí todo mundo associa “comeu, doeu” com gastrite, mas a criança vai crescendo, ela começa a apontar onde dói. Se for uma gastrite ou uma doença péptica, a criança vai apontar aqui em cima, na região do estômago, e normalmente a criança que tem essa queixa pode apontar lá embaixo, no hipogástrio, perto da bexiga, ou mesmo do lado esquerdo aqui do abdome inferior, na fossa ilíaca esquerda. E ela aponta para essas regiões e depois que come dá uma dor em cólica. E não é uma dor constante e ela tem a ver com alimentação porque todo mundo sabe que depois que a gente come, a gente tem vontade de ir no banheiro. Isso se chama reflexo gastrocólico. A criança também tem isso, ela come e depois disso existe uma mensagem que vai do cérebro para o intestino mandando esvaziar, e a criança quer constipada ela pode ter retenção de fezes, ela pode até ter acúmulo de fezes no intestino grosso, no cólon. E o que acontece é que ela vai acabar tendo uma certa informação nessa região e tendo uma dor em cólica após a alimentação. E não é uma gastrite, é um fato da constipação.

Observando o padrão evacuatório

Outra questão, observe o padrão evacuatório do seu filho. Se você vai ver que às vezes ele demora dias para fazer, dias para evacuar. Um, dois, três, quatro dias e evacua fezes que são duras, que são muito endurecidas, ou até muitas vezes sibalos, que são bolinhas. E o que acontece é que a criança que evacua assim bolinhas pode, no momento da evacuação, não esvaziar todo o conteúdo fecal que tem no intestino grosso e ela ter um intestino lento, o trânsito intestinal lento. Então ela vai ter um acúmulo de fezes sibalosas, bolinhas, por todo o trajeto do intestino grosso. E isso a gente consegue às vezes ver com um raio-x simples, um exame simples, nem tomografia, com o próprio raio-x vai dizer que consegue ver esse acúmulo de fezes em várias porções do intestino. E isso sim pode ser a causa de uma dor abdominal crônica em criança, então veja bem, olha que vídeo legal para você ver, daqui a pouco você tá preocupado com seu filho que tem uma dor e você pode ver que talvez a razão seja uma simples constipação e um tratamento adequado que a criança vai fazer, ela vai melhorar a dor. Legal, né? Olha aí, você não me conhecia, então olha o meu canal. Tem muita informação interessante, se você não conhece, com certeza você clicando em inscrever-se, conhecendo meu canal, clicando no sininho, recebendo notificações de novos vídeos, com certeza você vai se beneficiar muito com essas informações que eu tô trazendo aqui. Vamos lá, se você pensa como eu e acredita que comer bem vai trazer uma qualidade de vida muito melhor, então compartilha esse vídeo. Eu tenho um vídeo sobre alimentação saudável, sobre reeducação alimentar. Entra lá no meu canal, veja esses vídeos, compartilhe com a sua família, com seus amigos. Vem fazer parte desse exército de comer bem, tô convidando você. Vamos levar esse lema para mais e mais pessoas cada vez mais. Grande abraço!

Fonte: ALIVIANDO A DOR DE BARRIGA DO SEU FILHO- ASSISTA ESTE VÍDEO E VEJA SE O PROBLEMA É ESSE. por Gastropediatra Charles Angeli