Pular para o conteúdo

Como aliviar a dor após cirurgia na clavícula: experimente estes movimentos

  • por
  • posts

Exercícios para aliviar dores na clavícula

É possível que, após uma cirurgia de clavícula, você sinta dores atrás do ombro e no pescoço. Isso pode ocorrer mesmo após 40 dias da cirurgia, e as dores podem ser causadas por vários motivos. A clavícula é um osso importante na região do ombro e pode estar relacionada a essas dores. Quando a clavícula não está alinhada corretamente, pode ocorrer tensões musculares e desconforto nessa região. Além disso, a clavícula faz parte da articulação do ombro e tem influência na região do pescoço.

Para ajudar a controlar essas dores, vou te dar três dicas de exercícios simples que você pode fazer em casa:

1. Sensibilização da cicatriz

Após a cirurgia, é comum que a cicatriz fique sensível e cause desconforto ao tocar ou ao usar roupas. Para diminuir essa sensibilidade, você pode fazer o seguinte:

  • Pegue um pedaço de algodão e passe suavemente sobre a cicatriz. Faça movimentos circulares, de fora para dentro e de baixo para cima. Observe se há sensação de choque ou angústia. Continue fazendo isso diariamente até que a sensibilidade diminua.
  • À medida que a sensibilidade diminui, você pode passar para uma esponja de banho, usando a parte macia. Novamente, faça movimentos suaves sobre a cicatriz, de forma agradável e sem provocar dor.
  • Quando a sensibilidade estiver ainda menor, você pode passar para a parte mais abrasiva da esponja, mas sempre com cuidado para não machucar a pele.

2. Movimentação da clavícula

Agora, vamos trabalhar a movimentação da clavícula para aliviar as tensões musculares. Neste exercício, você vai colocar os dedos na articulação da clavícula e fazer os seguintes movimentos:

  • Levante o braço até a altura do ombro e gire para cima e para baixo. Faça esse movimento suavemente até onde for confortável para você. Observe a movimentação da clavícula e sinta a amplitude do movimento.
  • Repita esse exercício 10 vezes, três vezes ao dia.

3. Relaxamento da cicatriz

Esse exercício é importante para ajudar no processo de cicatrização e para diminuir a aderência da pele à clavícula. Siga os passos abaixo:

  • Coloque o dedo acima e abaixo da cicatriz e puxe delicadamente a pele para baixo.
  • Movimente a cabeça em diferentes direções, como para os lados, para cima e para baixo. Durante os movimentos, tente não deixar a pele escapar debaixo dos dedos.
  • Mantenha a pele puxada para baixo por 30 segundos e, em seguida, puxe para cima por mais 30 segundos.
  • Realize os movimentos da cabeça novamente por 30 segundos, dessa vez puxando a pele para dentro. Por fim, puxe a pele para fora por mais 30 segundos.
  • Repita esse exercício diariamente, respeitando o seu limite de conforto.

Lembre-se sempre de conversar com o seu médico antes de iniciar qualquer exercício. Ele poderá avaliar o seu caso e indicar as melhores opções para o seu tratamento.

Fonte: 👉 Se fez cirurgia na clavícula e ainda dói, tente esses movimentos por Dr. Alexandre Mota