Pular para o conteúdo

Como agir em caso de intoxicação e envenenamento: Primeiros Socorros

  • por
  • posts

Olá, seja muito bem-vindo ao nosso canal sobre enfermagem. Hoje, iniciaremos uma série de aulas, na verdade, vídeoaulas, sobre primeiros socorros. O primeiro tema é intoxicações e envenenamentos.

Vamos falar sobre vários temas ao longo dessa semana e criar uma playlist somente sobre primeiros socorros. Acho esse assunto bastante interessante. Se você ainda não é inscrito(a) no canal, já se inscreva e ative as notificações, porque essa semana está demais!

Então, o que é veneno? O veneno é toda substância que, se introduzida no organismo em quantidades suficientes, pode causar danos temporários ou permanentes. As intoxicações e envenenamentos são causados pela ingestão, aspiração ou introdução no organismo, acidental ou não, de substâncias tóxicas de naturezas diversas. Isso pode resultar em doença grave ou morte em poucas horas, se a vítima não for socorrida a tempo.

Existe um jargão que usamos muito: a diferença entre o medicamento, o remédio, e o veneno é a dosagem. Se a pessoa tomar o medicamento em doses exageradas, ele se torna veneno ou tóxico. Então, o que vai diferenciar o medicamento da cura e a intoxicação é a dosagem.

As substâncias comuns nas intoxicações são: produtos químicos utilizados em limpezas domésticas, produtos venenosos utilizados no lar (como raticidas), entorpecentes, medicamentos em geral, alimentos deteriorados e gases tóxicos. Um exemplo comum de intoxicação por alimentos deteriorados é a maionese. Cuidado com a maionese, já vi muitas pessoas serem intoxicadas e ficarem em estado grave na UTI. Além disso, os gases tóxicos também são uma fonte comum de intoxicação.

As vias de penetração da intoxicação podem ser: pela boca (por ingestão de qualquer tipo de substância tóxica, química ou natural), pela pele (contato direto com plantas ou substâncias químicas tóxicas) e pelas vias respiratórias (através da aspiração de vapores ou gases emanados de substâncias tóxicas).

Os sinais e sintomas são muito importantes para identificar uma intoxicação. Vou listar alguns deles:

  • Queimaduras, lesões ou manchas ao redor da boca
  • Odores incomuns da respiração, do corpo, das roupas da vítima ou do ambiente
  • Halitose ou odor estranho
  • Transpiração abundante (sudorese)
  • Queixa de dor ao engolir
  • Queixa de dor abdominal
  • Náuseas, vômitos e diarreia
  • Alterações do nível de consciência: sonolência e convulsões
  • Aumento ou diminuição do diâmetro das pupilas

Normalmente, uma pessoa intoxicada terá as pupilas pequenas (miose) e apresentará alterações no pulso, na respiração e na temperatura corporal. O paciente terá taquicardia, ou seja, uma frequência cardíaca acima de 100. Náuseas, vômitos e diarreia são muito comuns na intoxicação por ingestão ou envenenamento.

Quanto ao tratamento, tenha em mente algumas orientações gerais:

  • Cuide da segurança do socorrista, evitando que ele entre em contato com o produto intoxicante
  • Remova a vítima para um local arejado
  • Afrouxe as vestes e, caso estejam contaminadas, retire-as, cortando-as
  • Nunca deixe a vítima sozinha
  • Deixe a vítima falar e a deixe o mais confortável possível
  • Transporte a vítima em posição lateral, a fim de evitar a aspiração de vômito
  • Transporte junto o resto das substâncias, excipientes, embalagens e aplicadores utilizados

Em casos de intoxicação por contato, lave abundantemente o local afetado com água corrente. Se os olhos foram afetados, lave-os com água corrente por 15 minutos e cubra sem pressão com pano limpo ou gaze. Encaminhe ao serviço médico ou ao Pronto Socorro do hospital.

Em casos de intoxicação por inalação, remova a vítima para um local arejado e encaminhe ao serviço médico ou ao Pronto Socorro do hospital.

Em casos de intoxicação por ingestão, não provoque vômito e não ofereça água, leite ou qualquer outro líquido à vítima. Encaminhe com urgência para o serviço médico ou o Pronto Socorro do hospital. No caso específico de ingestão de soda cáustica, jamais provoque o vômito, pois isso pode causar graves lesões pulmonares. É importante levar o recipiente que continha a substância para que seja possível identificar e correr atrás do antídoto.

Esses são cuidados gerais, mas é sempre importante seguir as orientações específicas para cada caso, que podem ser passadas pelo médico de plantão no centro de atendimento a envenenamentos e tóxicos.

Muito importante lembrar também que os sintomas podem variar de acordo com o tipo de envenenamento e a individualidade de cada vítima.

Por fim, gostaria de indicar o curso de APH (Atendimento Pré-Hospitalar), que deixarei o link na descrição do vídeo. Se você quer se tornar um(uma) especialista em emergências e sair na frente na área da saúde, esse curso é para você. Aproveite a oportunidade!

Um grande abraço do Fabiano e até o próximo vídeo.

Fonte: Primeiros Socorros nas Intoxicações e envenenamentos por Enfermeiro Fabiano Vitoriano Profissão Enfermagem