Pular para o conteúdo

Como acabar com o mau hálito: saiba tudo sobre halitose e suas causas

  • por
  • posts


O problema do mau hálito e como tratá-lo

Falámos, tudo bem com vocês? Sabe quando você evita falar com uma pessoa porque você sabe que ela tem mau hálito? Então, essa pessoa pode ser você. O mau hálito, mais conhecido como bafo de onça, é um grande problema que afeta muita gente. E muitas pessoas que têm esse problema não sabem que têm, pois o seu corpo já está acostumado com o mau cheiro. E como essas pessoas não sabem que têm mau hálito, muitas vezes acabam sendo taxadas e rotuladas como pessoas portadoras de mau hálito.

Isso geralmente acontece com pessoas próximas a ela que ficam constrangidas em falar com essa pessoa que ela tem um odor ruim. Essas pessoas possuem uma péssima qualidade de vida, acabam ficando muito introvertidas e esse problema acaba afetando diretamente sua vida pessoal, profissional e amorosa. Acaba impedindo muitas vezes de conseguir uma melhor oportunidade de emprego e arranjar uma namorada, pela dificuldade de comunicação. Enquanto alguns conversam com a mão na frente da boca, outros preferem nem conversar, o que acaba afetando diretamente todos os seus relacionamentos.

Se você acha que tem mau hálito, observe o comportamento das pessoas com quem você convive no seu dia a dia. Observe se elas se contorcem o rosto, espirram repetidamente quando conversam com você ou se fazem uma cara de desconforto quando estão falando com você. Pode ser que seja a sua maioria delas. Pode ser que elas estejam resfriadas. Pode ser também que você esteja com um odor. Se você tiver intimidade com essa pessoa, pergunte se está acontecendo alguma coisa errada. Se ela fica meio sem jeito de te responder à pergunta, se você tem uma chance.

Pois se você nunca perguntar, você nunca saberá se você tem mau hálito, pois o seu corpo já está acostumado com o mau cheiro e você não sente. Se é um odor, dessa forma você continuará passando por momentos constrangedores. É realmente muito complicado tanto você perguntar para alguém se você está com mau hálito, quanto você abordar uma pessoa e dizer a ela que ela tem um odor. Não é fácil dizer para alguém: “ei, você está com mau hálito” ou de uma forma diferente: “você está com cheiro meio estranho na boca”. Seja lá qual for, é sempre complicado e muitas vezes requer uma certa intimidade.

Pergunte a sua esposa, pergunte ao seu marido, sua namorada. Pergunte a uma criança, ela será sincera e espontânea com você. Você poderá fazer também um teste com o halitômetro, que é um aparelho que mede a intensidade do seu mau hálito. Ou se você conhece alguém mas morre de vergonha de abordar essa pessoa, você poderá ligar no Disque Denúncia. Uma equipe especializada irá abordar essa pessoa de uma forma especial e menos constrangedora. E se diz que o número para denunciar pertence à Associação Brasileira de Estudos de Dores na Boca. Então, se você conhece alguém que tem um odor mas morre de vergonha de contar, essa pessoa já sabe, ligue lá.

O que causa mau hálito?

A maior culpada dessa história é a nossa língua. A nossa língua possui papilas gustativas, que são as estruturas sensoriais que nos fazem sentir os gostos dos alimentos. E por elas serem um pouco irregulares, faz com que os restos de alimentos fiquem aderidos nessas papilas. E quando acontece a adesão dos alimentos misturados com bactérias, acabam formando a saburra lingual, que é uma placa branca que fica em cima da sua língua. E essa saburra lingual, associada ao atrito da língua com outras estruturas, a boca, essa ligação faz com que ocorra a fermentação desses resíduos dentro da sua boca. E a fermentação desses resíduos acaba gerando um mau cheiro muito forte. Isso acontece geralmente uma hora após as refeições e ao dormir, quando a sua salivação diminui bastante.

Uma outra crença equivocada é que o mau hálito vem do estômago. Esse conceito é totalmente errado. Nosso sistema digestório está sempre fechado. Nós temos uma válvula na garganta que só se abre quando estamos nos alimentando, e isso impede que o nosso estômago, nosso fogo, esteja em contato direto com a nossa boca. Os únicos maus cheiros provenientes dessa região são as regurgitações, os arrotos e os refluxos. Mas com o saber de onde vem a saburra lingual, pessoas com gastrite, pessoas resfriadas, pessoas com problemas respiratórios, diabéticas, pessoas com problemas renais, pessoas com problemas hepáticos, alcoólatras, fumantes, essas pessoas podem apresentar um odor muito forte também, e esse odor será proveniente da sua boca.

Como diagnosticar e tratar o mau hálito?

Para nós diagnosticarmos o mau hálito, são necessários vários exames para descobrirmos realmente de onde está vindo esse mau hálito. Caso seja proveniente da boca, pode ser um agravante, podem ser doenças que infeccionam a gengiva, o osso. Podem ser próteses mal adaptadas, cáries muito grandes que estejam retendo alimentos. Mas também existem pacientes com causas temporárias, são pacientes que ingerem muito alho, muita cebola, muita fritura, muita gordura, e após um período sem ingerir esses alimentos, o mau hálito geralmente vai embora.

Também existem aparelhos que ajudam a controlar a halitose. Esses aparelhos chamam-se halitômetros ou press-a-lec, que ajudam muito o paciente a controlar o seu mau hálito e saber a intensidade do mau hálito que ele está apresentando no momento. É importante também que você beba no mínimo dois litros de água por dia, pois assim sua saliva não ficará grossa e ajudará na eliminação de resíduos alimentares.

Para tratar o mau hálito, precisamos descobrir de onde vem o problema e saber se ele vem da sua boca ou de outro lugar do seu corpo. Após encontrarmos o problema, começamos o tratamento, eliminando todos os problemas que possam ser os causadores do mau cheiro. Fazemos uma higienização adequada, usando escovas e raspadores, pois somente escovar os dentes não é suficiente. Não se esqueça também do fio dental.

Os raspadores linguais deverão ser usados para raspar a sua língua e remover toda essa saburra lingual que fica aderida nela. Você tem que colocar o raspador lá atrás, desde a margem da sua língua, e trazer até à ponta da sua língua, removendo toda essa saburra. Se você conseguir realizar a sua higiene bucal de uma forma correta, você sentirá uma diferença absurda no seu hálito.

Se você tiver uma boa dieta, com os alimentos corretos, com bastante água, com muitas folhas, isso ajuda a remover essa saburra e manter também o seu corpo mais equilibrado. Se você escovar os dentes três vezes ao dia, usar os raspadores, usar o fio dental, você conseguirá controlar o seu problema.

Chicletes e balas são medidas que apenas vão mascarar o seu problema. Você precisa enfrentar de frente e resolver esse mau hálito. Assim, você terá uma melhor qualidade de vida. Você poderá conversar, rir, sorrir e beijar à vontade, sem medo de ser feliz.

Para mais informações, assista ao nosso vídeo em www.exemplo.com/video.

Fonte: TUDO SOBRE MAU HÁLITO – HALITOSE NUNCA MAIS por Ligado no Dentista