Pular para o conteúdo

Colite e síndrome do intestino irritável: causas, tratamento e sintomas.

  • por
  • posts

O pólo branco está tudo bem, proctologistas. Quero convidá-los a assistir aos meus vídeos do YouTube de forma interativa e educativa sobre todas as doenças tratadas na minha clínica com laser sob anestesia local e sem internação.

O canal de vídeo no YouTube é “Pólo Branco”, que também tem os vídeos associados no site “doutorpaulobranco.com.br” e no meu blog “Blog da Saúde Médica”. Espero que vocês tenham uma visualização educativa e compreensiva sobre as diversas doenças e tratamentos oferecidos.

Agora vou falar sobre um tema da gastroenterologia: a síndrome do intestino irritável. Quando o intestino está irritado, ele fica sensível e contrai em resposta aos estímulos, afetando a passagem de gases e fezes. Essa síndrome não se limita apenas ao intestino grosso, como antigamente se pensava, mas também pode afetar o intestino delgado.

A síndrome do intestino irritável é uma doença funcional, ou seja, a função do intestino está comprometida, mas não há presença de doenças orgânicas, como tumores ou inflamações. O estresse tem um grande papel no surgimento dessa síndrome, e casos de pacientes com intestino irritável em viagens ou momentos de relaxamento comprovam essa relação. Além disso, fatores emocionais, como depressão, ansiedade e estresse afetam a produção de serotonina no intestino, que é responsável pela propulsão, causando sintomas característicos da síndrome.

As causas da síndrome do intestino irritável podem ser o estresse, separações, divórcios, uso abusivo de laxantes, uso abusivo de antibióticos, viagens, consumo de cafeína e tabagismo. As mulheres são mais afetadas do que os homens, com uma prevalência de 60%. Os sintomas variam entre cólicas com acúmulo de gases, constipação intestinal, diarreia ou constipação alternada com diarreia.

O diagnóstico da síndrome é feito através de exames para descartar outras doenças, como exame de sangue, ressonância e colonoscopia. O tratamento da doença inclui mudanças na dieta, como o aumento da ingestão de fibras e água, prática de exercícios físicos aeróbicos, medicamentos para absorção de água ou relaxamento muscular, entre outros. Além disso, é importante tratar eventuais doenças associadas, como fissuras e hemorroidas.

A gordura deve ser evitada, pois estimula a produção de gastrina, que acelera a contração do intestino. A prática de exercícios físicos ajuda a regularizar a contração intestinal, melhorando os sintomas da síndrome. O uso de medicamentos, como bloqueadores de serotonina, podem ajudar a controlar os sintomas, além de antidepressivos tricíclicos para tratar os componentes psiquiátricos associados.

Em nossa clínica, além do tratamento medicamentoso, adotamos uma abordagem multidisciplinar que inclui uma dieta adequada, orientações sobre estilo de vida e acompanhamento psicológico para que o paciente possa melhorar sua qualidade de vida.

Espero que tenham encontrado informações úteis sobre a síndrome do intestino irritável. Fiquem à vontade para visitar nosso canal de vídeos e conferir mais conteúdos educativos no site e no blog da Saúde Médica.

Um abraço do Pólo Branco.

Fonte: Colite ou síndrome do intestino irritável: causas e tratamento. por Proctologista Dr. Paulo Branco