Pular para o conteúdo

Colírios de prostaglandinas para tratamento do glaucoma.

  • por
  • posts

Prostaglandinas no tratamento do glaucoma

Olá, bem-vindos ao Papo Glaucoma! Eu sou Samantha Vasques, oftalmologista especialista em glaucoma. Se inscreva no canal para receber os meus vídeos semanais e já deixe sua curtida aqui.

No vídeo de hoje, vocês pediram para eu falar mais sobre os colírios usados no tratamento do glaucoma. Então, hoje vamos iniciar uma nova série de vídeos falando sobre todos os colírios disponíveis no Brasil.

Vamos começar pela classe das prostaglandinas. As prostaglandinas são consideradas a primeira opção no tratamento do glaucoma. No Brasil, temos quatro medicamentos diferentes que compõem essa classe.

A primeira opção é a bimatoprosta. O medicamento referência é o Lumigan, do laboratório Allergan. Temos duas opções semelhantes, o Lumigan RC e o Lumigan Funcional. A diferença entre eles é a concentração da bimatoprosta. O Lumigan RC possui uma concentração mais baixa, o que significa menos efeitos colaterais. Por isso, ele é geralmente preferido. Além disso, temos o colírio genérico de bimatoprosta, que também apresenta uma concentração mais elevada, porém, com um custo um pouco mais reduzido.

A segunda prostaglandina é a latanoprosta. O medicamento referência é o Xalatan, do laboratório Pfizer. Temos como similares o Drenatan e o Arlatan, além da opção de genérico. Todos possuem a mesma concentração de 0,015%.

A terceira opção de prostaglandina é a travoprosta. O medicamento referência é o Travatan, do laboratório Alcon. Temos como similar o Travamed, da Oferta, e também temos opção de genérico. Todos possuem a mesma concentração.

A quarta e última opção é a tafluprost. O medicamento referência é o Saflutan, do laboratório MSD. Temos apenas uma opção disponível no Brasil. A vantagem desse colírio em relação aos outros é que ele não contém conservante, o que é bom para quem sofre com efeitos colaterais como olho seco.

Agora que você já conhece todas as prostaglandinas disponíveis, vou falar um pouco mais sobre essas medicações. As prostaglandinas são consideradas a primeira escolha no tratamento do glaucoma, pois reduzem a pressão ocular em torno de 35%, em relação ao valor da pressão sem o uso de colírios. Além disso, são fáceis de usar, pois são aplicadas apenas uma vez por dia. Elas também possuem poucos efeitos colaterais sistêmicos, ou seja, agem principalmente nos olhos.

No entanto, é importante ressaltar que essas medicações são mais caras e têm efeitos colaterais estéticos nos olhos, como vermelhidão, irritação, olhos mais escuros e cílios que crescem. Além disso, é necessário refrigerar esses colírios, então é importante ficar atento à validade dos medicamentos.

Se você usa algum desses colírios, conte-me nos comentários como está sendo a sua adaptação. E se tiver alguma dúvida, não hesite em me perguntar.

Reforço a importância de usar os colírios no horário correto e deixar a sua curtida no vídeo. Nos vemos na semana que vem com mais um vídeo sobre glaucoma!

Fonte: PROSTAGLANDINAS – COLÍRIOS para glaucoma por Papo Glaucoma