Pular para o conteúdo

Cisto Pilonidal: Causas, Diagnóstico e Tratamento – Tudo que você precisa saber

  • por
  • posts

Olá, seja bem-vindo a mais uma vídeoaula aqui no meu canal. Eu sou o Dr. Edelson e hoje vamos falar um pouco sobre o cisto pilonidal. Se você já teve esse problema ou se você conhece alguém que está passando por isso, assista até o final do vídeo, pois você vai encontrar todas as informações sobre esse problema de saúde que é bem frequente em todas as regiões do Brasil e do mundo.

Eu dei uma sumida aqui do canal devido à pandemia do novo coronavírus, mas agora, graças a Deus, com a nossa curva de infecção e reinfecção caindo um pouco, eu tive um tempinho para vir falar um pouco com vocês. Se você já é inscrito aqui no canal, muito obrigado! Se você ainda não é inscrito, deixe seu like e se inscreva no canal para receber os conteúdos exclusivos que eu vou postando aqui.

Vamos lá. O cisto pilonidal é um cisto de consistência dura, ou seja, é um cisto que traz no seu interior células como glândulas sebáceas e restos de cabelo. Ele se encontra no final da coluna, conhecido como início do coxim ou o rego. O cisto pilonidal acontece devido a microtraumas na região do final da coluna lombar, que acontecem em pessoas sedentárias, obesas ou com cabelo mais grosso e encaracolado. Esses microtraumas fazem com que os folículos pilosos se invadam e formem o cisto pilonidal.

Na sua forma inicial, o cisto pilonidal não traz problemas, e o tratamento é apenas de acompanhamento. Porém, quando há uma infecção bacteriana, o cisto pilonidal se transforma em um abcesso pilonidal, que é muito doloroso e traz calor, vermelhidão e inchaço na região. O tratamento do abcesso pilonidal é feito através de drenagem, onde o médico faz um pequeno corte para drenar a secreção purulenta e faz uma lavagem. Em alguns casos, é necessário dar pontos para fechar o corte. Porém, quando o abcesso fecha por segunda intenção, há uma grande chance de recidiva do cisto pilonidal.

O diagnóstico do cisto pilonidal é feito de forma clínica, ou seja, o médico faz a coleta de histórico do paciente e realiza o exame físico para fazer o diagnóstico. Para evitar o cisto pilonidal, é importante evitar ficar sentado por longos períodos em superfícies duras e desconfortáveis, levantar-se e fazer uma caminhada a cada uma ou duas horas, evitar o sedentarismo, evitar a obesidade e, para aqueles que têm cabelo grosso e encaracolado na região do final da coluna, é indicada a depilação local.

O tratamento do cisto pilonidal quando ele é pequeno e assintomático é observacional, ou seja, só é retirado se o paciente desejar. A cirurgia para a remoção do cisto geralmente não é feita pelo SUS, então é importante procurar um cirurgião particular para realizar o procedimento. Não há um tratamento natural para o cisto pilonidal, a não ser que se evite as causas já mencionadas. Em alguns casos raros, o cisto pilonidal pode se transformar em um carcinoma, um câncer, devido à recorrência do cisto pilonidal. Portanto, é importante buscar tratamento médico para evitar essa complicação.

Espero que tenham gostado deste vídeo. Se você gostou, deixe seu like e compartilhe para que mais pessoas recebam essa informação. Se você tem o cisto pilonidal, procure um médico especialista para avaliar o seu caso e evitar complicações. Muito obrigado!

Fonte: CISTO PILONIDAL CAUSAS, DIAGNOSTICO E TRATAMENTO por Dr Edelson Beling