Pular para o conteúdo

Cistite: causas, sintomas e tratamento da infecção urinária.

  • por
  • posts

City: Saiba Mais Sobre Essa Inflamação Comum

Olá meninas do vôlei! Hoje eu vou ler mais o vídeo da série que é “E a gente vai falar sobre city”.

A city é um probleminha de saúde bastante comum e bastante frequente, especialmente entre nós mulheres. Ela significa uma inflamação da bexiga, que faz parte do nosso sistema urinário. A bexiga é onde a urina é armazenada e fica guardadinha até ser eliminada durante o fluxo urinário. Essa inflamação pode ocorrer por uma infecção, normalmente por uma bactéria, que é a causa mais comum. Mas também existem outras causas, como produtos químicos, microrganismos, fumo, entre outros, que podem ser não infecciosas.

Em alguns casos, pessoas mais suscetíveis, como aquelas que passaram por tratamentos como quimioterapia, podem desenvolver a city. Mas, em muitos casos, a causa é desconhecida.

Vou falar um pouquinho dessa crise sanguínea que é a causa mais comum. Ela ocorre quando uma bactéria do intestino, normalmente presente nas fezes, entra pela uretra e sobe até a bexiga, provocando uma infecção. Na mulher, que tem a uretra mais curta, esse tipo de processo é muito mais frequente. Já no homem, é mais tranquilo, pois o canal da uretra é mais longo.

Existem outros fatores de risco que podem favorecer o desenvolvimento da doença na mulher, como lesões na região genital, a falta de estrogênio durante a menopausa, que pode causar alterações na região genital, entre outros.

Então, é importante tomar alguns cuidados para evitar o desenvolvimento da city. Uma maneira é evitar o resíduo de urina no canal uretral. Para isso, é recomendado esvaziar completamente a bexiga. Outra dica é evitar segurar a urina por muito tempo. Beber bastante água também é importante para evitar a proliferação de bactérias.

Os sintomas da city incluem desconforto na hora de urinar, como sensação de ardência, dor e até mesmo dificuldade para esvaziar completamente a bexiga. Alguns casos mais graves podem apresentar sintomas gerais, como febre, cansaço, vômitos, dor na região lombar e sangramento mais expressivo.

Para o tratamento, geralmente é utilizado o uso de antibióticos, que vão depender da causa da infecção. Por isso, é importante procurar um médico para fazer uma avaliação adequada. Alguns exames também podem ser realizados, como o exame de urina e cultura de urina, além de exames de imagem, especialmente nos casos de recorrência da doença.

Na maioria das vezes, a city é uma doença de repercussões pequenas, que pode ser resolvida com o tratamento adequado e sem grandes consequências. Porém, em casos mais graves, a infecção pode se espalhar e levar a complicações mais sérias.

Espero que tenham entendido um pouquinho mais sobre esse probleminha. Deixem suas dúvidas nos comentários e compartilhem o vídeo para que mais pessoas possam saber sobre a city.

Até a próxima!

Fonte: O que é Cistite? por Mamãe Plena