Por que não realizei a cirurgia para parar de transpirar?
Olá pessoal, tudo bem com vocês? Aqui é mais um vídeo do canal e hoje eu venho falar sobre o porquê eu não realizei a cirurgia para parar de transpirar. Vamos lá!
Primeiro, vamos falar sobre quando eu percebi que tinha alguma coisa errada comigo. Eu trabalhava muito, desde jovem, tinha um emprego como menor aprendiz e depois fui para a área de recursos humanos. A rotina era muito corrida e eu ia para o trabalho de ônibus todos os dias. Morava próximo ao meu trabalho, então chegava rápido. Porém, um dia, quando eu estava indo para o trabalho, tive um olhar no espelho e vi que estava suada. Achei estranho, pois não fazia calor e eu não me lembro de ter feito nada que pudesse me deixar suada. No começo, achei que fosse apenas uma vez, um dia em que eu estava atrasada ou preocupada com alguma coisa. Mas, infelizmente, não era só aquela vez.
Depois disso, comecei a ter crises de choro do nada, em qualquer lugar. Era como se um pesadelo me assombrasse. Mas a minha maior preocupação foi quando eu percebi que estava suando até mesmo quando estava de uniforme. Eu trabalhava em um museu de moda, e o uniforme era todo branco. E o pior é que eu não tinha uma roupa preta para trocar. Na época, a moda fazia com que todos usassem uniformes brancos, era uma tendência. Então, tive que continuar trabalhando com o uniforme branco, mesmo suando muito.
Eu queria tanto fazer minhas próprias linhas de roupas, na cor do uniforme, para não sujar tanto. Mas, infelizmente, isso não era possível na época. Descobri que tinha hiperidrose, que é quando a pessoa transpira em excesso, e que existia uma cirurgia para resolver isso. No começo, fiquei animada com a possibilidade de me livrar desse problema, mas depois o medo tomou conta de mim.
Fui ao médico, que me explicou que era uma cirurgia invasiva e que poderia ter algumas complicações. Além disso, na época, essa cirurgia não era tão comum e o valor era alto, algo em torno de 10.000 reais. Eu não tinha essa quantia disponível na época, e não queria me endividar.
Conversei com o médico sobre os riscos da cirurgia e ele me aconselhou a não fazer, a menos que realmente fosse indispensável para a minha qualidade de vida. Ele me explicou que a cirurgia era reversível, mas que havia casos em que não dava certo e a pessoa ficava com algum tipo de sequela.
Depois dessa conversa, eu decidi não realizar a cirurgia. A vida seguiu e eu fui encontrando formas de lidar com o problema. Hoje, olhando para trás, agradeço a Deus por não ter feito a cirurgia. Tive muitas dificuldades, mas também amadureci muito nesse processo de aceitação e aprendi a lidar com a hiperidrose.
Hoje em dia, sou totalmente contra as cirurgias para parar de transpirar, pois considero que elas não são uma cura definitiva. Fazer essa cirurgia é irreversível, você pode até parar de transpirar, mas não tem garantias de que o problema não voltará a ocorrer em algum momento.
Claro, cada pessoa é diferente e tem suas próprias necessidades e preferências. Tem pessoas que preferem parar de transpirar na mão, por exemplo, e acham que a cirurgia é a melhor opção para elas. Mas, para mim, não é o caso. Acredito que cada um deve buscar o seu próprio caminho para lidar com a hiperidrose.
Se você está interessado em fazer a cirurgia, minha única dica é: pesquise muito e converse com outras pessoas que já fizeram. Não vá só pela opinião do médico, que é importante sim, mas busque todas as informações possíveis antes de se submeter a uma cirurgia que pode até piorar o resultado no seu emocional.
Espero que tenham gostado do vídeo! Se tiverem dúvidas ou quiserem compartilhar suas experiências, deixem um comentário. E se gostaram do vídeo, não se esqueçam de deixar o seu like e se inscrever no canal. Até a próxima!
Fonte: Por que eu sou contra a cirurgia para a hiperidrose? por Mariana Dino