Pular para o conteúdo

Cirurgia do Ouvido: Cuidados Pós-Operatórios para uma Recuperação Rápida

  • por
  • posts

A Cirurgia do Ouvido: Cuidados Pós-operatórios

Trago essas informações para você agora.

Você está no canal do Trono Brasileiro. Sou otorrino e médico do sono. Para quem ficar até o final desse vídeo, eu vou desmistificar uma pergunta: quando se perfura a membrana do tímpano, a pessoa fica surda? Responda no final do vídeo. Direto ao assunto, se você fizer uma cirurgia de ouvido, seja ela timpanoplastia, timpanomastoidectomia ou estapedotomia, você precisa tomar alguns cuidados após a cirurgia. Vou enumerar:

  1. Dieta: você vai poder comer normalmente no pós-operatório da cirurgia do ouvido, a não ser que você tenha alguma outra doença que interfira na dieta. Você pode se alimentar como você se alimenta no seu cotidiano. É importante chamar atenção para o fato de que, como o ouvido foi manipulado algumas vezes, você pode ter uma sensação de náusea, tontura e mal-estar. Se isso acontecer, existe remédio específico para isso e a dieta merece ser Branda ou de acordo com a orientação específica pelo seu médico. Mas, no geral, a dieta para quem opera o ouvido é livre.
  2. Repouso em casa: é importante que você fique uma semana em casa. Você não precisa ficar acamado, você pode fazer suas atividades cotidianas desde que sem grandes esforços, mas não sair de casa para evitar infecções, traumas e complicações. O repouso em casa é de uma semana, geralmente, eu peço para o paciente voltar comigo na sexta-feira seguinte.
  3. Obstrução do ouvido: o ouvido que foi operado costuma ficar obstruído, como se tivesse água ou uma rolha de cera dentro dele nas primeiras semanas, às vezes até passando de um mês. Isso se deve ao curativo, que são as esponjinhas que usamos dentro da caixa timpânica e dentro do conduto auditivo. Isso é comum no pós-operatório.
  4. Evitar molhar o ouvido: o enxerto que está na cirurgia pode se soltar ou infeccionar se você molhá-lo. É importante colocar um chumaço de algodão na entrada do ouvido quando for lavar a cabeça e tomar cuidados para que a água não entre no ouvido.
  5. Febre: a cirurgia é uma agressão ao organismo, então febres baixas e transitórias são comuns. No entanto, se a febre for alta ou duradoura, pode ser indicação de infecção e é importante comunicar o médico.
  6. Forma de dormir: após a cirurgia, é importante dormir sobre o ouvido não operado. Se você operou o ouvido esquerdo, durma sobre o ouvido direito, a não ser quando se opera os dois ouvidos ao mesmo tempo.
  7. Tossir e espirrar: sempre com a boca aberta para evitar deslocar o enxerto.
  8. Eliminação de esponjas: as esponjinhas chamadas geofor são eliminadas gradativamente durante o pós-operatório.
  9. Retorno ao médico: em média uma semana após a cirurgia, o paciente deve retornar ao médico para avaliação. Nesse momento, pontos podem ser retirados e uma nova avaliação é feita.
  10. Contato direto com o médico: o médico deve fornecer seu número de celular para que o paciente possa entrar em contato em caso de intercorrências.

Esses são os cuidados pós-operatórios para uma cirurgia de ouvido. É importante ressaltar que cada médico pode ter sua própria forma de trabalhar e essas são as informações de acordo com a minha experiência profissional. Se você tiver mais dúvidas, sinta-se à vontade para entrar em contato comigo. Meu nome é Hélio Brasileiro, sou médico otorrinolaringologista com área de atuação em medicina do sono. Um abraço!

Fonte: Cirurgia do Ouvido – Cuidados Pós-Operatórios. por Dr. Hélio Brasileiro – Otorrino e Médico do Sono.