Pular para o conteúdo

Cirurgia de remoção de amígdalas e adenóides com o Dr. Bruno Rossini – OTO ONE Clínica

  • por
  • posts

Ola, meu nome é Bruno

Eu sou médico otorrinolaringologista e responsável técnico da clínica Hotel Amaqui em São Paulo. Hoje vou mostrar para vocês sobre a cirurgia de adenoamigdalectomia, que é a remoção das amígdalas e também das adenóides.

Esses procedimentos são os mais realizados no mundo inteiro dentro da nossa especialidade. As indicações principais são amigdalites ou adenoidites de repetição, isso quer dizer inflamações que podem levar ao prejuízo na qualidade de vida do paciente, roncos noturnos e apneia obstrutiva do sono, principalmente em crianças, mas também em adultos. Halitose, isso quer dizer o mau-hálito causado pelos cáseos, que são aquelas bolinhas brancas que ficam retidas nas amígdalas, são bastante fedidas e têm um gosto bastante ruim. Também em pacientes que já tiveram abscessos periamigdalianos, que são coleções de pus ao redor das amígdalas.

Imagem de amígdalas inflamadas

Na figura acima, podemos observar um paciente com amígdalas muito grandes, praticamente ocupando todo o espaço da garganta, dificultando a respiração e a deglutição. Observamos em crianças que têm amígdalas grandes desse jeito que têm dificuldade para deglutir alimentos sólidos porque não têm por onde passar.

Neste exemplo, ainda vemos uma bolinha preta presa na amígdala, e também é um caso que pode causar mau hálito.

Imagem de adenoides aumentadas

A imagem acima demonstra a posição da adenóide, também conhecida como carne esponjosa, quando ela está muito aumentada. O que ocorre principalmente nas crianças, ela dificulta a respiração nasal, causa ronco, pode causar apneia em crianças e também pode causar a “má oclussão das orelhas”, levando à coleta de secreção dentro da orelha, que também é uma situação bastante comum em nossos pacientes.

Quando ela não é muito grande, mas retém muita secreção, ela pode causar, por exemplo, uma sinusite crônica também em crianças. Muitas vezes, pacientes que têm o aumento da amígdala também têm um aumento de uma estrutura chamada corneto ou concha nasal dentro do nariz, o que dificulta também a passagem de ar. Nesses pacientes, muitas vezes, além de removermos as amígdalas, também realizamos a cauterização dos cornetos nasais para conseguirmos uma redução dessa estrutura e maior espaço para o ar passar dentro do nariz.

Orientações pré-operatórias

Este procedimento inclui a realização de exames como hemograma, coagulograma, raio-x de tórax e eletrocardiograma. É necessário também que o paciente ou seus responsáveis façam a leitura, compreensão e assine o termo de consentimento, que é previamente enviado por e-mail para solicitação da autorização da cirurgia e prévia de reembolso, se for o caso. Por nossa equipe da clínica, o paciente não precisa se preocupar com isso. Deve-se lembrar de suspender as medicações que podem alterar a coagulação, diminuindo a chance de sangramento durante a cirurgia. Todos os exames pré-operatórios devem ser levados ao hospital e não se pode esquecer do jejum absoluto, tanto de água quanto de alimentos, por 8 horas antes da cirurgia.

A cirurgia

A cirurgia é realizada com anestesia geral, ou seja, o paciente não sente dor, dorme durante todo o procedimento. Tem uma duração aproximada de uma hora e é considerada uma cirurgia de pequeno porte e baixo risco cirúrgico. O principal risco envolvido é o sangramento durante o procedimento ou depois da cirurgia na primeira semana. Tudo isso é explicado detalhadamente, inclusive os outros riscos, no termo de consentimento.

Vídeo da cirurgia

O pós-operatório

Após a cirurgia, as orientações básicas de pós-operatório incluem uma lavagem nasal abundante com soro fisiológico, o controle da dor com analgésicos e uma dieta líquida, pastosa e fria para não ocorrer uma lesão no local que foi operado. Solicitamos que os pacientes não viagem até 10 dias depois da cirurgia para ficar de olho caso precisem de ajuda em alguma urgência. Além disso, é importante que o paciente não pratique exercícios físicos vigorosos pelo menos até 30 dias após a cirurgia, para permitir a cicatrização adequada.

Contatos

Telefone: 11 4301-6874

WhatsApp: 99497-706

Endereço: Rua Cubatão, 86 – Conjunto 1407 – Bairro Paraíso – São Paulo

Email:

Fonte: Cirurgia de remoção de amigdalas e adenóides (carne esponjosa): Dr. Bruno Rossini- Clinica OTO ONE por Clínica Oto One de Otorrinolaringologia