Pular para o conteúdo

Cirurgia de glaucoma: saiba mais sobre a válvula de Ahmed e seu procedimento

  • por
  • posts

Glaucoma: Cirurgia e Tratamento

Olá pessoal, aqui é o Dr. Nicolas Coelho e hoje vamos falar sobre o glaucoma. O glaucoma é uma doença que foi classificada pela Organização Mundial de Saúde como a principal causa de perda irreversível da visão. Assim como a catarata, que é a principal causa de cegueira reversível, o glaucoma afeta a visão de forma irreversível.

Infelizmente, muitos pacientes são diagnosticados tardiamente com glaucoma, o que dificulta o tratamento adequado. Neste vídeo, vamos explicar sobre a cirurgia de glaucoma, quando é indicada e por que é necessária.

Se você está assistindo este vídeo, convido você a se inscrever no canal e deixar seus comentários. Eu respondo a todos os comentários, embora os membros tenham prioridade. Fiquem à vontade para tirar todas as suas dúvidas, pois estou preparado para isso. Além disso, também respondo a muitas dúvidas no Instagram e no canal do YouTube.

O glaucoma é uma doença progressiva e, se não for tratada, pode levar à perda da visão. Portanto, é fundamental tratar o glaucoma para evitar que ele progrida. É importante entender que o glaucoma é uma doença crônica, como o diabetes ou a pressão alta. Assim como no diabetes, em que os pacientes precisam fazer uso de medicamentos a vida toda para controlar a doença, no glaucoma é necessário utilizar colírios regularmente para controlar a pressão intraocular.

No caso do glaucoma, existem diferentes colírios disponíveis no mercado, alguns mais caros e outros mais acessíveis. Atualmente, existem opções mais em conta, como colírios genéricos que podem ser encontrados em farmácias populares. Portanto, se o paciente está controlando a pressão do olho com colírios, não há necessidade de realizar a cirurgia.

A cirurgia de glaucoma é indicada quando o tratamento clínico não consegue controlar efetivamente a pressão intraocular. O tratamento clínico envolve o uso de colírios e, em alguns casos, até mesmo a utilização de comprimidos para controlar a pressão. Caso o paciente não apresente melhora com o tratamento clínico, a cirurgia pode ser uma opção.

Há diferentes tipos de cirurgia de glaucoma disponíveis, como a cirurgia a laser, que é minimamente invasiva. Esta cirurgia é realizada no ângulo entre a córnea e a íris, ou seja, na parte frontal do olho. Outra opção é a trabeculectomia, que é uma cirurgia mais clássica e não envolve o uso do laser. Neste procedimento, é criado um orifício na parte superior do olho e é feito um canal para drenar o líquido que está dentro do olho.

Além disso, existem casos mais específicos em que a cirurgia de glaucoma pode ser indicada. Por exemplo, pacientes com glaucoma neovascular grave, que também têm diabetes. Para estes casos, pode ser realizada uma implantação de uma válvula de Ahmed, que é uma cirurgia mais complexa e pode ajudar no controle da pressão intraocular.

É importante ressaltar que a cirurgia de glaucoma não melhora a visão, mas sim, tem como objetivo controlar a pressão intraocular para evitar a progressão da doença e agravamento da visão do paciente. Portanto, é fundamental consultar um oftalmologista caso você tenha histórico familiar de glaucoma, mesmo que não apresente sintomas aparentes. O oftalmologista poderá fazer uma avaliação mais detalhada e adotar medidas preventivas.

Espero que este vídeo tenha esclarecido algumas dúvidas sobre a cirurgia de glaucoma e o seu tratamento. Fique à vontade para deixar suas perguntas nos comentários, que eu irei responder a todos. Um grande abraço e até o próximo vídeo!

Fonte: Como é a cirurgia de glaucoma? Válvula de Ahmed por Dr. Nikolas Coelho