Pular para o conteúdo

Cirurgia de câncer de intestino: procedimento, técnica e recuperação

  • por
  • posts

O diagnóstico do Câncer de Intestino

Olá, tudo bem? Meu nome é Cristiano Klaus, cirurgião do aparelho digestivo, e hoje vamos conversar um pouquinho sobre um problema que, quando diagnosticado, assusta bastante os pacientes: o diagnóstico do Câncer de Intestino.

O câncer do intestino normalmente é diagnosticado nos pacientes que fizeram o exame de colonoscopia, e hoje em dia eu quero chamar a atenção para a importância desse exame de rotina. O câncer de intestino normalmente demora para se manifestar e causar sintomas, então a colonoscopia é fundamental para diagnóstico precoce. A recomendação é que seja feita a partir dos 50 anos. Pacientes acima dessa idade têm recomendação de fazer o exame, pois se esperarmos pelo aparecimento dos sintomas, o diagnóstico será feito em uma fase mais tardia.

Os sintomas que podem levar à suspeita do diagnóstico de uma neoplasia do intestino são: perda de peso, alteração no ritmo intestinal (intestinal mais preso ou mais acelerado), dores e cólicas abdominais, desconforto abdominal e presença de sangramento nas evacuações. É importante ressaltar que não devemos esperar pelo aparecimento dos sintomas, pois quando isso ocorre, o diagnóstico já está em uma fase mais avançada.

A cirurgia é o tratamento mais comum para o câncer de intestino. Hoje em dia, há avanços nos tratamentos e a cirurgia tem a intenção de cura na maioria dos casos. As alternativas de tratamento são efetivas, com baixos efeitos colaterais. A cirurgia pode ser realizada de maneira minimamente invasiva, utilizando técnicas como a cirurgia por vídeo laparoscópica ou cirurgia robótica.

Após a cirurgia, o período de internamento é de 3 a 5 dias, e a recuperação do paciente em geral leva de 10 a 15 dias, podendo retomar as atividades diárias e profissionais após esse período. A cicatrização da costura do intestino é uma preocupação, mas o risco de complicações é baixo, principalmente em pacientes saudáveis. Pacientes com diabetes controlado e não fumantes têm menos chances de complicações.

O diagnóstico precoce do câncer de intestino é fundamental para o sucesso do tratamento. A colonoscopia realizada regularmente a partir dos 50 anos permite a detecção de pólipos intestinais, que podem ser removidos antes de se transformarem em tumores. A cirurgia é uma opção efetiva de tratamento, com recuperação mais rápida e altas taxas de cura.

Então, não deixe de fazer seu exame de colonoscopia de forma preventiva, mesmo que não apresente sintomas. Cuide da sua saúde e mantenha-se informado!

Fonte: COMO É FEITA A CIRURGIA DE CÂNCER DE INTESTINO? por Dr. Christiano Claus – Cirurgia de Hérnia