Pular para o conteúdo

Chá de Boldo: Benefícios para Fígado, Digestão e Intestino + Como Tomar.

  • por
  • posts

Os benefícios do chá de boldo para a saúde

Olá, tudo bom? Muita gente me pediu para falar sobre o chá de boldo, um chá muito consumido no Brasil. E não tinha gente só de buda aqui no canal, como é que pode? Então vou te falar sobre todos os benefícios dele, para que serve e os cuidados e contraindicações que você tem que ter. Que tal?

Antes de mais nada, seja bem-vinda! Aproveita e se inscreve no canal, ativa o sininho aqui embaixo para receber todos os vídeos, porque temos novidades diferentes que com certeza você vai gostar. Com certeza!

Eu sou a nutricionista Patrícia Leite e hoje vamos falar sobre o chá de boldo. Quando a gente pensa em chá de boldo, pelo menos eu, penso logo no fígado. Porque antigamente, quando a gente tinha algum problema de digestão, se sentia um pouco mal, minha avó já vinha com o chá de boldo. Era muito comum consumir esse chá quando comíamos muito chocolate ou quando tinha algum desconforto digestivo na infância.

O chá de boldo, na cultura popular, está muito relacionado a essa questão digestiva e ao fígado. Muitas pessoas associam o chá a uma melhora no fígado e na digestão. Vamos falar mais sobre isso!

O chá de boldo tem em sua composição a boldina, que é um nutracêutico relacionado aos seus benefícios, e o ácido rosmarínico, que são compostos que ajudam muito a trazer vários benefícios ao nosso organismo. Além de ser bom para a digestão, o chá de boldo atua como um anti-inflamatório natural, é antioxidante e possui muitas propriedades benéficas.

Mas como o chá de boldo atua diretamente? Ele ajuda na liberação da bile pelo fígado, pois quem produz a bile é o fígado, mas quem a armazena é a vesícula biliar. Durante a alimentação, quando nos alimentamos, a vesícula biliar é contraída para liberar a bile e ajudar na digestão das gorduras. Por isso, o chá de boldo ajuda a facilitar o trabalho da vesícula biliar, auxiliando na liberação da bile e na quebra das gorduras durante a digestão. Por esse motivo, o chá de boldo é considerado um chá digestivo.

O chá de boldo também possui alcaloides naturalmente presentes, que auxiliam no tratamento de gastrite. Por isso, se você sofre de gastrite ou tem problemas no estômago, o chá de boldo pode te ajudar. Além disso, muitas pessoas tomam o chá de boldo para ressaca, pois alguns estudos mostram que ele ajuda a depurar e quebrar as toxinas do álcool que são produzidas em nosso corpo.

O chá de boldo também pode ser muito interessante para a saúde cardiovascular, pois estudos comprovaram que ele ajuda a diminuir a oxidação do colesterol no nosso corpo. Além disso, o chá de boldo possui propriedades que combatem alguns tipos de bactérias, atuando como um antibiótico natural.

Para fazer o chá de boldo, você pode usar uma colher de chá das folhas secas de boldo para cada 150 ml a 200 ml de água fervendo. Deixe tampado por 15 minutos para fazer a infusão. Lembre-se de não adicionar açúcar ao chá, pois o açúcar é inflamatório e vai contra os benefícios do chá de boldo.

É importante ressaltar que o chá de boldo não deve ser consumido por mais de 20 dias consecutivos e nunca deve ser consumido sem orientação médica ou do seu nutricionista. Ele também deve ser evitado por gestantes, lactantes e pessoas que tenham problemas na vesícula, no fígado ou no pâncreas. Além disso, lembre-se de que cada caso é único, então é fundamental consultar o seu médico antes de iniciar o consumo do chá de boldo.

Se você não gosta do sabor amargo do chá de boldo, pode colocar cascas de laranja, cascas de maçã ou um pouquinho de limão para dar um sabor diferente. E lembre-se de sempre consumir os chás com moderação e cuidado, respeitando as suas necessidades de saúde.

Espero que tenha gostado do vídeo! Se tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe nos comentários abaixo. E não se esqueça de curtir o vídeo e compartilhar com quem precisa! Até o próximo, tchau!

Fonte: CHÁ DE BOLDO – BENEFÍCIOS para FÍGADO, DIGESTÃO, INTESTINO,… e Como Tomar por Nutricionista Patricia Leite