Pular para o conteúdo

Cérebro | Comportamentos de Crianças de 5 anos

Cursos Online:

Dos nossos pequenos o quais são as habilidades esperadas para cinco anos de idade se a nossa criança não faz esses itens que eu vou relatar nesse vídeo vamos correr atrás assistir os vídeos de idades anteriores que eu deixei aqui embaixo na descrição para vocês não deixarem os nossos pequenos 30 anos atrás ó e aí e já se inscreve no canal e ativa a notificação

Que a esse sininho que avisa vocês quando os vídeos novos aparecerem forem sendo lançados porque assim você acompanha a sequência de vídeos que podem ajudar muito com seus pequenos então vamos lá os comportamentos esperados para cinco anos de idade né habilidades esperadas para cinco anos de idade com cinco anos a criança já passou por todos os estágios anteriores

De um dois três e quatro anos obviamente nessa lá tem cinco e questão para requisitos importantes para se chegar até aqui entenda que os comportamentos habilidades que eu vou dizer elas não acontecem magicamente elas acontecem a partir de a somatória de um recurso outro recurso outro recurso que tem nas idades anteriores então é importante se a criança não faz a

Gente entender onde estão essas travas onde estão esses buracos no desenvolvimento e correr atrás deles com objetivos com metas e os uma sessão terapêutica ela não é feita aleatoriamente ela é feita a partir de um planejamento que tem que ter buscar esses atrasos para que a criança desenvolva mais e melhor essas habilidades então vamos começar falando das cores da

Cognição né uma criança de 5 anos e que eu acho muito levou dizer uma das coisas que eu acho muito importante baseado aqui no questionário portas que é ela consegue pegar o número de objetos correspondente quando a gente perde qualquer número de 1 a 5 então ela já conte fica ela já pega se você tá de três bananas ela já pega três certo sem errar e se você

Perde olhar para mente agora cinco agora uma ela já consegue fazer a contagem e a quantificação a partir de um número que ela ouvir ou ver quando a gente mostra uma figura para criança ela consegue recordar pelo menos quatro itens quatro objetos que estavam na foto ela consegue nos dizer o momento do dia que ela realiza a cada atividade por exemplo que horas que você

Janta que horas que você vai para escola e ela disse que é de manhã que a noite ela já consegue fazer um emparelhamento de letras e números então ela já coloca igual com igual lembra nas outras nas outras cidades que começava ali com cores que começava com formas geométricas aqui já começa a entrar no bruce letras por isso que a criança está sendo preparada já

É uma idade de pré-alfabetização quando a gente conta uma história para criança por três vezes repetidas essa criança já consegue quando a gente pergunta relatar quais são os pontos mais importantes daquela história ela já desenha figura humana com cabeça tronco e membros ela já consegue entender o que que é colocar objeto junto atrás ou ao lado ela também

Consegue numa figura apontar e nomear com oi tati que tá faltando ali ela já conta de um a vinte e também consegue dizer entre três três itens qual é que tá no meio qual é o que está em primeiro e qual é que tá no último ela já consegue ficar em um pessoal por pelo menos oito segundos ela consegue enquanto ela tá correndo virar e mudar de direção sem precisar

Parar ela já consegue rebater uma bola grande e apanhar uma bola grande ela também consegue chutar quando alguém joga a bola na direção dela sem precisar parar bola chutar de volta ela desce escadas alternando os pés ela também consegue pedalar triciclos e fazer curvas consegue saltar de um pé só algumas vezes consecutivas consegue recortar círculos então já

Movimentos de curva com a tesoura ela também consegue desenhar a figura simples que as crianças começam a desenhar então casa bola figura humana árvore recorta e cola também de é essa criancinha linguagem ela já consegue obedecer três três ordens que vem numa sequência só então quando a gente pede três coisas diferentes para ela ela sai e realiza essas três

Ela já usa futuro ao falar então ela além de fazer relato de coisas que já aconteceram ela também fala sobre coisas que ela planeja fazer que vão acontecer ela já consegue identificar quando uma figura tem alguma coisa absurda por exemplo um quadrado no lugar da cabeça ou um braço saindo de um tronco de uma árvore a criança já consegue identificar o que tem de

Errado ali de absurdo de esquisito ela já consegue contar histórias conhecidas sem precisar de figuras para se basear ela já faz e usa frases complexas e usa o porque ela consegue explicar as coisas com o uso de porquês ela já disse é forte ou fraco já disse coisas rimam ou não ela já faz os autocuidados sozinhas então eu escovo os dentes lavar as mãos ela ajuda a

Retirar a mesa ela já consegue se trocar sozinha zíper botões de todos os tipos cadarços usa talheres apropriados para se alimentar já cuida da própria higiene então ela lava as mãos eo rosto ela entende os momentos e já se tá sujo ela mesma já se limpa se ela derramou alguma coisa no chão ela mesmo já vai buscar o pano ela consegue limpar o nariz cê tá sujo se

Tá escorrendo de forma independente e autônoma pegando um papel sem precisar ser lembrado de tudo isso que eu disse pelo menos 75 por cento das vezes por si só esse cuidado ela já toma banho sozinha e já escovo os dentes sozinho só precisando daquele reforcinho para gente ter certeza que está bem feita ela chega no banheiro a tempo de usar a privada né usa já faz

Tudo sozinho já tira a própria roupa já consegue dar descarga lavar as mãos a gente só precisa ajudar muitas vezes na hora de limpar o cocô mas ela já tem o princípio de fazer isso sozinha então uma criança que já desenvolveu uma autonomia básicas eles para se comportar ela já entendeu como se comporta quem quer esperado dela no mundo e ela consegue desempenhar

Essas funções ela pede ajuda quando ela precisa por exemplo quando ela tá no lugar que ela não tem familiaridade ela pede ajuda pra ir no banheiro ela pede ajuda quando ela está encontrando alguma dificuldade e que ela sabe que ela vai ter problemas se ela não conseguir realizar ela já entra na conversa de adultos e já faz comentários e contribuições ela já fica

Sozinha fazendo tarefas de 20 a 30 minutos ela já pede desculpas quando percebe que fez algo errado de forma autônoma pelo menos 75 por cento das vezes o que mostra aí de novo cuidado social cuidado com o outro entendeu que o se sentindo ou pensando por algo que me fez ela consegue esperar sua vez nas brincadeiras em grupo de crianças ela se envolve de 20 a 30 minutos

Em projetos que precisam de cooperação de várias crianças esperando a sua externa contribuindo na vez dela quando tem mais crianças envolvidas ela pede permissão para usar os objetos de outras pessoas pelo menos 75 por cento das vezes sem precisar ninguém lembrar e quando ela está em público ela já tem o que se chama um comportamento socialmente aceitável essas

São as questões principais que eu espero que ajude vocês e vou continuar fazendo vídeos se inscrevam aqui nos comentários que mais vocês querem saber o que vocês precisam para ajudar os seus pequenos um beijo e até o próximo tchau tchau tchau e aí

Transcrito do video
Cérebro | Comportamentos de Crianças de 5 anos By Mayra Gaiato | Autismo e Desenvolvimento Infantil